Trocar o Disqus pela Comunidade foi uma boa escolha?

Estamos completando quase dois meses de Comunidade e, passado o boom das duas primeiras semanas, resolvi fazer uma análise dos números para comparar com o Disqus.

Nas quatro últimas semanas, recebemos quase 5 mil comentários aqui na Comunidade. No analytics do Disqus, foram 7 mil em novembro e 6100 em Dezembro.

É claro que o engajamento pode aumentar ou diminuir ao longo dos meses por aqui, mas se ele se manter nesse patamar, julgo que foi uma decisão bastante acertada. Principalmente porque o nível dos comentários melhorou bastante.

O formato da Comunidade parece que estimula a galera a produzir comentários maiores e mais elaborados. Sinto que aqui o protagonismo é do comentarista e não da matéria em si. Então isso inspira os usuários.

Outro ponto é que enche o saco abrir outra aba só pra deixar um comentário com uma piadinha merda de uma linha. Então o preguiçoso desiste.

A minha expectativa é que esses comentários de maior qualidade gerem um ciclo virtuoso, atraindo outros bons comentaristas e assim, fortaleçam mais ainda a Comunidade do TB.

Sobre os números, outro ponto a se considerar é que a Comunidade só está integrada com posts que foram publicados a partir do dia 08/01. O Disqus, por outro lado, aparecia em todos os posts do TB, até os de 14 anos atrás. Isso significa que nos números do Disqus, somam-se os comentários de paraquedistas, que chegavam pelo Google, perguntavam qualquer coisa e iam embora. Na Comunidade não, são apenas participações dos visitantes fiéis do TB.

Outro ponto é que os comentários dos posts fecham automaticamente depois de dois meses (ainda estou fazendo testes). Então quando vier o paraquedista, a sua única opção é criar um tópico novo com a sua dúvida. Isso evita tópicos com 200 assuntos diferentes rolando ao mesmo tempo – todos os tópicos precisam ser objetivos.

Enfim, essa mensagem seria compartilhada nos Slacks das equipes do TB e MB, mas achei legal postar aqui pra todos. Vida longa à TB Comunidade! :smiley:

23 Curtidas

Isso ajuda não só a gente (com os textos), mas também os leitores a criarem espaços de conversa. Um bom exemplo é a sala “open bar”, que permite essas discussões livres, sem ter um post específico no site para depois o debate ser iniciado.

Um exemplo — teste — é o tópico de Pokémon Trade [Sword, Shield, Let’s Go, Home, Go], com o objetivo de ajudar os jogadores a encontrar outras pessoas para trocar os monstrinhos e completar a Pokédex.

Sem contar que ainda temos salas para crescer nesses intercâmbios de informação: os canais de venda e troca e de ofertas da internet.

Do meu ponto de vista, a Comunidade tem sido um ambiente saudável para discussão entre os leitores. Percebemos que algumas pessoas estão realmente dispostas a ajudar. Ao contrário do Disqus, o qual eu tinha preguiça de abrir. Obrigado por isso, Comunidade :heart:

6 Curtidas

Particularmente gosto mais desse formato de fórum.
Os comentários no Disqus se perdiam ao longo do tempo.
Fora que aqui a gente anima mais de postar textos mais longos e conversar sobre mais assuntos.
E pessoalmente aqui eu guardo o nome e avatar de alguns, então fica mais fácil de interagir.

Agora um feedback curioso: passei a acessar menos o Tecnoblog e mais a comunidade.
Estou fazendo o caminho inverso - lendo os tópicos e descobrindo as postagens no Tecnoblog depois.

11 Curtidas

Foi uma boa escolha sim, com certeza o nível das discussões evoluiu e, particularmente, passei a acompanhar mais de perto os comentários através aqui da Comunidade. Antes, nem lia os comentários, somente os posts.

6 Curtidas

Confesso que ainda estou tentando me adaptar, mas de qualquer forma está sendo muito melhor que o Disqus, e isso não tem como negar. Só pelo fato de não ter aquele monte de perfil fake com avatares e nomes que não condiziam em nada com a pessoa e que sempre estavam presentes para poluir uma troca de ideias, já é awesome.
O @mobilon tem interagido bastante pelo que tenho visto, confesso que não me atentei ao restante da equipe do TB.

Gostaria de fazer uma observação, a plataforma de notícias é a melhor que existe hoje, sobre o tema tecnologia. Outros meios, que não vale ficar citando nomes, decaíram muito em qualidade parecem que postam apenas pela quantidade. As vezes eu fico até um pouco triste, porque eu gostaria de ler mais matérias no TB, mas entendo perfeitamente que a qualidade é ponto chave da plataforma e para isso, requer-se tempo. :hugs:

7 Curtidas

Esse formato de comunidade encoraja comentários mais construtivos, isso ficou claro…

No meu caso, particularmente, passei a comentar bem menos. É meio chato abrir uma nova aba pra comentar coisa simples.

2 Curtidas

Ao meu ver foi excelente a comunidade. Durante anos acompanho o conteúdo do Tecnoblog e nunca, repito, nunca, fiz um único comentário sequer no Disqus. Já na comunidade consigo contribuir, expressando idéias, expondo minha opinião e realizando questionamentos. Sinto também a equipe do Tecnoblog mais próxima e acessível, dando ainda mais confiança e engajamento para nós leitores.

8 Curtidas

Eu confesso que não comentava no Disqus com frequência por causa dos comentaristas chatos e trolls de plantão.

Inclusive, esse foi o motivo que me fez sair do tecnogrupo, fora a desordem que é o Grupos do FB (sdds Orkut Comunidades).

Aqui, eu até me arrisco a comentar mais.

Claro que a maioria das vezes acabo postando gifs e vídeos, um hábito que preciso parar, já que isso deve irritar um monte de gente na Comunidade. :joy:

3 Curtidas

O único problema de fazer isso é que você acaba lendo só as notícias que tiveram comentários. O bot só lista na capa da Comunidade as notícias que tiveram pelo menos um comentário.

1 Curtida

Confesso que fiquei com pé atrás no começo, achei que não ia vingar, mas acho que isso é normal quando se implanta algo novo.

Me estimulou muito a comentar, e a fazer textos um pouco mais elaborados para tentar somar com outros colegas de comentários.

Gostei da equipe do TB estar um pouco mais próximo dos leitores e interagindo junto na comunidade.

Parabéns ao TB, que acertou com a comunidade.

3 Curtidas

No meu ponto de vista foi uma decisão acertada sim. Realmente é mais confortável estar em uma comunidade que tem pessoas com o mesmo nível de interesse e respeito, nada de paraquedistas (não me refiro aos praticantes do esporte, e sim daqueles que perguntam e somem) nada de trolls (pelo que vi, até agora, nenhum)
Então, parabéns pela decisão.

Estudar, aprender e ensinar.
Vida longa à comunidade.

3 Curtidas

Foi uma ótima decisão, não só as discussões estão em um melhor nível como estou mais engajado em comentar, embora ainda não faça isso com muita frequência, termino por apenas ficar mais acompanhando os comentários, e com isso lendo até noticias que não são de meu interesse. Também evitou ter os trolls, e mesmo as discussões com mais atrito o tratamento do pessoal tá ok.

Não temos gente desenterrando posts antigos, mas confesso que ainda acho estranho os tópicos promovidos pelo bot, o mundo gira muito rápido a ponto que é fácil algo com 7-15 dias ficarem já fora do interesse ou até estranho comentar, particularmente eu evito comentar em algo com mais de 5 dias parado.

Algo que gostei bastante é que aqui na comunidade a equipe do TB está presente, e passou a imagem que o lugar não é terra sem lei.

3 Curtidas

Estou gostando bastante da comunidade… Tem como se expressar melhor, compartilhar melhor as idéias, conhecimentos e troca de experiências. Também da para conhecer melhor as pessoas. Melhor até que no facebook, eu diria. Apesar da comunidade do FB ser a parte, tem aqueles que usam como se fosse o DISQUS. vezenquando aparece aqueles spams lá, por ex…

Só uso a comunidade do FB, quando é para uma dúvida rápida.

Faz tempo que eu esperava algo nos moldes dos antigos forums de tecnologia, para o TB.
E eu acho que o sistema de “recompensas”, ajuda a criar uma comunidade (pessoas mesmo) melhor.

1 Curtida

Como já disse em outras oportunidades por aqui, eu mesmo passei a comentar absurdamente mais depois da mudança. Foi um estímulo mesmo.

No início dava até pra ver alguns vindo aqui reclamar. :sweat_smile:

Até agora, só vejo ganho. Claro que existe o tempo de adaptação de quem estava acostumado, e principalmente, de pessoas que tem mais dificuldade de lidar com mudanças. Mas o tempo só ajudará com isso.

Eu não sei qual é o público que frequenta mais o Tecnoblog - 15 a 30 anos?
Acho que essa mudança afeta mais a esses.
Quem tem mais de 30 anos já usava fóruns nesse formato no início da internet comercial.

2 Curtidas

Quando o Meio Bit vai aderir a esse sistema?

Uma pergunta ainda mais importante: quando o MB e o TB virarão uma coisa só? Sou leitor de ambos os sites e vejo muitos posts duplicados, acredito que seria mais proveitoso para os leitores e para ambos os sites uma fusão, aproveitando a equipe para criar mais artigos do que o “retrabalho” de criar dois artigos sobre a mesma coisa.

Eu esquecia de entrar aqui :sweat_smile: (porque as vezes quero só ler as matérias… depois só ler comentários).
Agora favoritei a comunidade pra lembrar de entrar sempre. :grin: :+1:t2:

2 Curtidas

Não está nos planos juntar os sites, a linguagem é muito diferente. E estamos pensando na possibilidade de criar uma comunidade por lá também :slight_smile:

3 Curtidas

Ó, também acompanho os dois e não tinha me tocado que são do mesmo grupo. Inclusive sou relativamente novo no TB, mas de longa data no MB. Seria bom esse formato lá também.

1 Curtida

Acho que está valendo a pena sim.

Não costumo postar mensagens. Mas sou leitor assíduo, as vezes entrando via site outras entrando via comunidade.

Os comentários estão melhores e os trolls indo embora, tornando a comunidade um excelente lugar de convívio e informação.

3 Curtidas