[Tópico Oficial] Robôs Aspiradores

Oi pessoal!

Esse tópico faz parte de uma série sobre Casa Conectada. Muita gente está começando a montar o setup e se depara com muitas dúvidas no processo. A ideia aqui é centralizar a troca de informações sobre Robôs Aspiradores.

Bora trocar figurinhas? Quais aparelhos vocês usam? Quais são as suas experiências com eles?

Veja também os outros tópicos da série Casa Conectada:

1 curtida

Alguém aqui usa ou já usou estes aspiradores? Quais as impressões de vocês? Recomendam, desperdício de grana?

Já vi várias avaliações em outras pesquisas, claro, mas aqui na comunidade a galera é mais confiável! :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Um dia terei! :star_struck:

Não posso ter esse tipo de produto.

Aqui em casa tem vários níveis de piso entre os cômodos, ele teria dificuldade.

Fora que os próprios pisos foram colocados igual a bunda de quem fez.

Dispensar o uso de algo por obrigação, e não por vontade própria, é um saco.


A Melissa fez um texto sobre os robôs aspiradores:

5 curtidas

Eu tenho um Ropo. Funciona bem para pequenos espaços, tem que fechar em um cômodo por vez e deixar lá por uns 15 ou 20 minutos. Ele é “burro”, o software tem uma sequência de movimentos, então ele passa várias vezes no mesmo lugar e às vezes demora para passar em determinado lugar. Precisa tirar o que for possível do local, para ele não se enroscar, principalmente tapetes e cabos. Ele se atrapalha também com móveis que têm alguns centímetros do chão, acima do sensor de proximidade, já aconteceu de ficar entalado.
Em geral, na minha experiência, não dá para usar como nas propagandas, no modo agendado, precisa de preparação e supervisão, mas quebra bem o galho para limpeza leve.

2 curtidas

Particularmente acho inútil. Limpeza leve eu faço mais rápido e melhor.
Fora que na minha casa tem muitos móveis, o robô iria ficar agarrado facilmente.
Se eu tenho que ter trabalho pra tirar tapete, encostar móveis nos cantos, aí prefiro eu mesmo fazer a limpeza.
No dia que surgir um robô pra limpeza pesada de cozinha e banheiro e espane o pó dos móveis, aí eu penso se vou comprar.

4 curtidas

Tenho um Ropo Glass 2 comprado por R$900 numa Black Friday com 3 anos de garantia estendida. Ele funciona relativamente bem, retiro os móveis com pés finos, tapetes e deixo rodando no cômodo durante uns 20 minutos, faz a limpeza de pó de maneira satisfatória. Aqui em casa com gatos e esposa com cabelo longo há uma boa oferta de pêlos e ele dá conta do recado. O software é bem burro com 2 presets e dificilmente consegue encontrar a base de carregamento.

Vale a pena? Para mim sim, salva bem o tempo de “passar uma vassoura” e valeria ainda mais se não tivesse animais em casa.

4 curtidas

São exatamente essas necessidades que me fizeram pensar em ter um desses. Me mudei recentemente pra morar com minha namorada (ou seria esposa, agora? :thinking:) e ela tem cabelos longos. A casa anterior tinha piso escuro, essa é porcelanato claro.

Rapaz, agora eu tenho noção do quanto de cabelo se perde num dia. hahaha Haja vassoura pra ficar tirando, pq no piso claro ficam muito visíveis.

Obviamente não to esperando que ele faça o serviço de limpar a casa no meu lugar, mas se ele diminuir esse aspecto de cabelos pelo chão e nos reduzir as varridas diárias, já ajuda!

6 curtidas

hahaha meu mundo!

1 curtida

Oi Alvaro, estou na mesma busca…mas ainda não decidi qual comprar. Pelo que pesquisei, a marca iRobot é a “Apple” dos robores aspiradores. Mas estou de olho em uma outra marca, a ILIFE, tenho visto as pessoas falando bem dela.
Durante uma época a loja deles no AliExpress estava com estoque no Brasil, então era barato, chegava rápido e não pagava taxa nenhuma. Hoje o estoque brasileiro está vazio. Penso em comprar o modelo ILIFE V7s, sugiro que faça uma pesquisa sobre ele.

Sucesso na compra!

2 curtidas

Boa noite. Recebi hoje meu Ropo Slim. Estou animado. Sei das limitações desse tipo de aparelho, mas comprei somente para a manutenção da faxina (aliás, essa é a finalidade desses robôs: manutenção da limpeza do piso). Como o piso aqui é claro, é impressionante como, após uns dois dias, os pelinhos do corpo (principalmente das pernas) se destacam no piso. Chama mesmo a atenção. Depois coloco aqui minhas impressões…

3 curtidas

Tenho um Xiaomi Roborock. É otimo. Aspira e passa pano. Importei por conta própria e, com impostos, custou cerca de R$2400 há uns dois anos.

1 curtida

Tenho um iRobot Roomba 960. Comprei no final de 2018 durante uma viagem. Por US$ 449 valeu bastante, ainda mais com o dólar da época.

Ele não vai resolver todos os seus problemas de limpeza (afinal, a parte mais chata é limpar banheiro/cozinha) e sempre é bom dar uma “preparada” na casa quando fizer uma limpeza mais profunda (levantar cadeiras, tirar fios do caminho, etc.) para que a tarefa seja completada com sucesso.

Mas ajuda demais. E sempre é impressionante limpar o compartimento para ver a quantidade absurda de sujeira e pó que tinha no chão.

O poder de sucção é bom; tem uma opção no app para fazer ele passar duas vezes no mesmo lugar, mas nem precisa ativar. Ele tem uma câmera e mapeia as áreas para otimizar a cobertura também.

7 curtidas

Valeu, Regis! Aguardo seu feedback! A ideia é essa, reduzir os aspecto de pelos + cabelo e ajudar com as varridas.

1 curtida

Moro num apartamento grande (120m²), não tenho muitos móveis e nem tapete, e moro em uma avenida movimentada, com tráfego intenso de caminhões, logo acumula poeira muito rápido. Será que um robô faxineiro desses daria conta?

1 curtida

Eu tenho um Liectroux C30B que comprei começo desse ano na Gearbest por R$ 1300 e este produto tinha em estoque no Brasil então recebi bem rápido, menos de 7 dias. O que esse robô aspira e tira de pó aqui em casa 3x por semana é impressionante e é bem silencioso mesmo na potência máxima. Ao concluir de aspirar ou passar pano úmido, ele volta sozinho para a base de carregamento.
No começo ele batia em tudo, mas agora ele reconhece bem os cômodos e objetos da casa, desvia da maioria, pelo aplicativo é possível acompanhar onde ele já passou ou falta passar e integra com a Alexa. Aqui em casa, valeu cada centavo investir no C30B.

5 curtidas

Depois que eu adotei duas gatinhas aqui, eu tinha que aspirar o apartamento TODO santo dia.
Comprei um Ropo Glass 2 e não me arrependo. Ele é daqueles que tem uma vassoura embaixo (não só aspira como passa a vassoura e consegue “engolir” sujeiras maiores).
Ele é bem burro, como comentaram aí, mas no meu apê de pouco mais de 40 metros quadrados, ele limpa muito bem.
Passo todo santo dia, e a zona de pelos por todo o apê acabou!

1 curtida

Rapaz, é muito bom. Fiz faxina ontem. Como já tinha pelinhos no chão, resolvi testar. Deixei o robô correr nos quartos e sala. No final, quando fui limpar o compartimento que coleta a sujeira, caí pra trás! Ou a nossa rotina suja mesmo o apartamento ou fiz a faxina que nem o meu nariz… hehe … Enfim, recomendo!

1 curtida

Cara, eu passei exatamente pela mesma situação que você. Estou morando com minha esposa (e junto veio uma gatinha), o volume de cabelo e pelo que cai é bizarro.
Comecei a pesquisar, e comprei um Roomba 671, promo na FastShop por 1.600.
Moro em um apartamento de uns 70m2 (descontado já área molhada), ela leva 1:30 pra limpar a casa toda, como o Higa disse, precisa de um pré preparo antes, levantar cadeiras principalmente, mas tirando isso, é uma enorme mão na roda, limpa MUITO bem.
A conta que fiz foi bem simples, uma diarista aqui cobrava 150 visita para limpar a casa toda e passar roupa, vinha 1x por semana. Mudamos ela para vir a cada 15 dias, só limpa as áreas molhadas e passa roupa, ou seja to economizando 300 com ela e gastando 133 na parcela da Roomba. 167 de economia.

A roomba poderia ser melhor? Poderia. Tem versões que mapeiam a casa toda, tem coletor de lixo maior, etc. Mas essa me atende, consigo controlar ela pela internet, aciono de qualquer lugar, inclusive integrada com a Alexa (o que permite por exemplo criar uma rotina de quando saio de casa ela inicia o trabalho automaticamente em finais de semana por ex)

Enfim, pra mim vale muito o investimento, me economizou 167 reais por mes fora pelo menos 2 horas de trabalho de limpeza que teria se fizesse por conta.

1 curtida

Esqueci… Só complementando: esses robôs mais burros não fazem mapeamento da área. Então, é normal ele passar várias vezes por uma área que ele já limpou. De qualquer forma, o resultado final é bem positivo. A gente nota isso visualmente e quando vai limpar o coletor de sujeira (justamente pela quantidade de sujeira que tem lá dentro). Para quem tá entrando nisso pela primeira vez, para sentir, esses mais baratos cumprem bem seu papel. O custo-benefício é muito bom. Lá na frente, quando for trocar de aparelho, acho que compensa um upgrade para um daqueles inteligentes, que fazem o mapeamento.

4 curtidas