[Tópico Oficial] Interruptores, tomadas e lâmpadas inteligentes

Oi pessoal!

Esse tópico faz parte de uma série sobre Casa Conectada. Muita gente está começando a montar o setup e se depara com muitas dúvidas no processo. A ideia aqui é centralizar a troca de informações sobre Interruptores, tomadas e lâmpadas inteligentes.

Bora trocar figurinhas? Quais aparelhos vocês usam? Quais são as suas experiências com eles?

Veja também os outros tópicos da série Casa Conectada:

2 curtidas

Boa lembrança, estou querendo comprar lâmpadas smart.

Gostaria que:

  • me dessem acesso remoto para apagar ou ligar via APP;
  • opções brancas e coloridas;
  • dimerizaveis (tem?)
  • tivessem alguma programação para apagar ou acender em conjunto (tenho lustres com várias lâmpadas)

Quem aqui já comprou e tem boas sugestões.

Vale pontuar que melhor preço é tudo de bom!

2 curtidas

Tenho lâmpadas da positivo e yeelight que preenchem todos os seus requisitos, (alguns de forma mais satisfatória em conjunto com a Alexa ou Google Assistente), porém recomendo que, se você puder, procure lâmpadas com o protocolo Zigbee, pois apesar de necessitarem de um hub são mais rápidas e estáveis.

Minha lâmpadas apesar de me atenderem em 90% do tempo, tem o péssimo costume de se desconfigurarem quando há alguma queda de energia e, apesar de ser rápido configurará-las novamente, é chato ficar fazendo isso direto.

3 curtidas

Infelizmente acontece bastante principalmente se a energia ficar piscando antes de cair completamente (como normalmente acontece aqui).

Melissa, para preencher seus requisitos, um interruptor de parede se encaixa melhor no que você quer.

Existem modelos que tem dimmer possibilitando usar com lâmpadas dimmerizáveis não-smart (mas não com as que não tem dimmer).

A zemismart está lançado modelos que não precisam do fio neutro, bastando ter apenas a fase e o retorno.

Mas se ainda sim quiser só as lâmpadas, você vai precisar buscar modelos preferencialmente Zigbee e que sejam RGBW ou RGBCCT (que tem branco amarelo e branco claro separados dos coloridos).

Muitas fabricantes (muitas mesmo) usam a plataforma da Tuya, o que facilita usar um único app ou skill pra muitas marcas (o Tuya Smart ou Smart Life, você pode comprar qualquer uma delas (aqui no Brasil, a Positivo e Multilaser usam a plataforma Tuya). :joy: :joy: :joy:

Sobre usar Wi-Fi ou Zigbee: a diferença básica é que o tempo de resposta do Zigbee é bem maior, então dá pra apagar uma lâmpada do lustre e imediatamente a outra vai apagar, só fazer uma rotina pra isso. :wink:

1 curtida

Eu já queria comprar uma, mas as da phillips são meio carinhas neh. Quando a Positivo lançou já pensei em comprar, depois de ver o review do Paulo Higa, fiquei de olho em alguma promo. Minha unica reclamação quanto a elas, é a mesma que o Higa apresentou no review, as luzes coloridas. O branco dela é ótimo, tenho uma no quarto, mas as outras cores são bem fraquinhas, é realmente pra um cômodo e criar um clima, talvez.

O App é bem legal, mas só usei pra configurar, depois sincronizei com a Alexa e flui de bouinha. Pela Alexa vc pode criar essas rotinas de apagar/acender todo um grupo, mas pelo App da Positivo também tem essas opções de criar rotinas.

Minhas próximas aquisições provavelmente serão as tomadas e talvez os sensores. E um sonho são as fechaduras WOW

Melissa, eu tenho aqui uma lâmpada da Positivo mas concordo muito com que o resto do pessoal disse aqui, só queria adicionar algumas informações. Antes de falar sobre as possibilidades vamos detalhar um pouco melhor suas necessidades.

Basicamente todos os dispositivos smart basicamente oferecem a possibilidade de ligar/desligar via app (só fuja das opções com infra vermelho pois algumas delas podem te enganar parecendo que são conectadas mas só funcionam com controle) e junto disso vem automaticamente a capacidade de criar cenas ou rotinas para fazer ações complexas (por exemplo, ligar algumas lampadas, desligar outras e mudar a cor de uma específica), mas tanto o app da Alexa quanto o Google Home oferecem também soluções simples para agrupar conjuntos de dispositivos deixando você ligar/desligar um como inteiro facilmente. Tudo isso pode ser feito nos apps alexa e google home sem necessariamente usar a voz para controlar e também sem a necessidade de usar dispositivos como echo e google nest.

Passando para as próximas necessidades, as cores dependem obviamente de uma lâmpada dedicada pois só ela que vai ter o hardware necessário para reproduzir as cores. Mas como o @Wardz_de_souzA comentou, a dimerização pode ser feita com lâmpadas “burras” desde que sejam dimerizáveis (incandescentes ou led com especificação de dimerização).

Agora sobre os dispositivos que podem atender suas necessidades temos as seguintes possibilidades:

  1. Lampadas dedicadas (atendem todos os requisitos, podem ser caras se você tiver múltiplos pontos de luz);
  2. Interruptores dedicados (atendem requisitos de ligar/desligar e cenas, podem atender dimerização, exigem substituição dos seus interruptores)
  3. Interruptores adaptados (atendem requisitos de ligar/desligar e cenas, são a opção mais barata)

Na primeira categoria, como falaram a maior prevalência são das lâmpadas tuya (positivo, geonav, multilaser e outros) e as lampadas da xiaomi. Podemos colocar também aqui as fitas led wifi que dado que sejam da especificação RGBWW (ou RGBCCT) também atendem todos os requisitos.

Na segunda categoria, os interruptores mais conhecidos são os Sonoff TX (procure sempre os modelos US pois os modelos UK e EU não cabem em nossas caixas de interruptor) mas existem inumeras marcas diferentes que fazem produtos similares.

Na terceira e última categoria, as adaptações são quase sempre feitas com um aparelho chamado Sonoff Mini, que é conectado atrás de seus interruptores atuais e transforma eles em smart.

É importante notar, principalmente na epoca que estamos vivendo, que a segunda e terceira categoria quase sempre irá exigir uma adaptação (bastante simples) na instalação eletrica, pois esses dispositivos exigem a ligação de um neutro no interruptor e a maioria das instalações eletricas brasileiras tem apenas uma fase e um retorno.

Tendo tudo isso explicado, pelo que você falou de diversos pontos, acho que seu setup dos sonhos possa ser composto de uma combinação de vários desses dispositivos. Aqui em casa, como estou em um pequeno apartamento, planejei toda a iluminação com 2 interruptores dedicados (um de 3 pontos e um de 2 pontos), 3 sonoff mini para adaptação de interruptores únicos e uma lâmpada positivo para trazer as funcionalidades de dimerização para um moodlight na sala. Tudo controlado por um Google Nest Mini na sala.

Desculpe o textão mas estou começando a adquirir todos os aparelhos agora depois de uma fase grande de estudos em relação a isso. Então espero que eu consiga te ajudar um pouco mais a entender quais são suas opções nesse caminho de automatização de suas lâmpadas! :slight_smile:

9 curtidas

Nossa, pede desculpa não! hahaha

Bem esclarecedor seu texto, valeu.

2 curtidas

Vocês são ótimos! hahaha Pode textão sempre.

Eu vi que a Yeelight tem duas versões (ou será mais que isso?).

Alguém sabe diferenciar?

1 curtida

Ótimas informações.

Já que você estudou bastante sobre o assunto, me ajuda, tou procurando fitas led pra colocar, quais você recomenda na questão CxB?

1 curtida

Eu tenho aqui as lâmpadas da positivo, configuradas na minha Alexa no Echo Dot.
Acho que a única coisa que me incomoda é o fato de ter que criar algumas rotinas na Alexa pra ela entender quando eu quero diminuir ou aumentar a intensidade da lâmpada. Para ligar e desligar ela é excelente, mas para trocar a intensidade as vezes tenho que fazer um workaround aqui

Eu não adentrei muito especificamente em fitas led ainda porque deve ser o último ponto do meu setup e talvez eu troque ela por um abajur de chão com a lâmpada da positivo. Mas em fitas de led basicamente o que é importante de entender os tipos possíveis de fitas de led que existem e o que cada uma faz. Com isso é só escolher o controlador wifi adequado pras fitas leds adequadas e foi!

Vou passar um vídeo que me ajudou bastante a entender as diferenças entre RGB, RGBW, RGBWW, RGBCCT e etc! :slight_smile: Se eu puder ajudar mais algo específico pode perguntar que eu tento responder! :wink:

2 curtidas

Você poderia me mostrar quais são esses modelos da zemismart sem necessidade de fio neutro?

Interruptores são opções bem mais econômicas do que lâmpadas em si, por ótimos motivos: durabilidade, economia e nunca ficam desconectadas. O problema é que as opções ainda são pouquíssimas e ainda tem essa necessidade de fio neutro.

Tem a versão branca e colorida de primeira geração e de segunda geração. Todas elas permitem escolher a temperatura da luz branca. A diferença entre as gerações é a intensidade das cores e a qualidade da conexão. Aliás, a Xiaomi vende modelos muito parecidos com marca própria, mas a compatibilidade nos apps é mais limitada, então prefira Yeelight.

1 curtida

É esse daqui o sem neutro 110v para 220v tem mais opções. Mas, desconsiderando a situação atual de pandemia, me parece que a melhor maneira de lidar é trazer um fio neutro pro interruptor que é razoavelmente tranquilo puxando do teto.

1 curtida

Não tenho esse problema, apenas digo “Alexa, coloque o brilho da luminária em 45%”.

1 curtida

Bem no começo da pandemia eu vi que as lâmpadas da positivo estavam por 79,00 na amazon. Agora aumentaram para caramba, alguém tem alguma indicação de local mais barato, mas confiável?

Instalei ontem o interruptor de parede. :joy:

Dá uma olhada no meu tweet :grin::ok_hand::

PS: vou chamar a Alexa no vídeo, coloquem num volume mais baixo pra não acionar suas Alexas. :joy:

https://twitter.com/Wardz_de_souzA/status/1282785447836561409

1 curtida

Voltando aqui para fazer um post de acompanhamento do meu sistema de iluminação que agora está todo automatizado em casa. Uso dispositivos Wifi mas se alguem for começar recomendo pensar nas possibilidades Zigbee também!

Tenho 4 tipos de interruptores/lâmpadas em casa integrados no Google Home:

Desses o que recomendo sem pestanejar são os interruptores simples da Zemismart. Tem instalação fácil, encaixam perfeitamente nas caixas de interruptor padrão brasileiras, tem uma qualidade de construção ótima e um click super satisfatório!

O Zemismart com dimmer exige uma lampada especifica (lampadas leds “burras” dimerizaveis) que aumenta um pouco o custo mas a experiência dele também é bem boa, infelizmente o acabamento dele não é dos melhores e não encaixa de maneira ideal nas caixas brasileiras deixando uma impressão de mal acabado. Além disso o “click” dele é muito menos satisfatório que os padrão da zemismart hahahha

Os sonoff mini são bem bons também mas fogem do ecossistema da Tuya, o que me impede de fazer automações fora do Google Home/Alexa com eles e outros dispositivos.

As lâmpadas tem o problema de serem controláveis apenas pelo app/voz além de terem que obrigatoriamente estar com o interruptor sempre ligado para ela poder ser acionável via wifi. Com isso indico elas principalmente para abajures e não iluminação principal de um cômodo.

Em resposta ao Kaue do passado, puxar cabeamento neutro da lampada para o interruptor é super tranquilo! Tendo um passa fio você faz isso com as mãos nas costas então não é algo para se preocupar!

1 curtida

Complementando essa fala:

Os sonoff Zigbee são 100% compatíveis com os hubs da Tuya e também o Hub SmartThings (que parece que vai ser descontinuado). :grin::+1:

1 curtida