Melissa, eu tenho aqui uma lâmpada da Positivo mas concordo muito com que o resto do pessoal disse aqui, só queria adicionar algumas informações. Antes de falar sobre as possibilidades vamos detalhar um pouco melhor suas necessidades.
Basicamente todos os dispositivos smart basicamente oferecem a possibilidade de ligar/desligar via app (só fuja das opções com infra vermelho pois algumas delas podem te enganar parecendo que são conectadas mas só funcionam com controle) e junto disso vem automaticamente a capacidade de criar cenas ou rotinas para fazer ações complexas (por exemplo, ligar algumas lampadas, desligar outras e mudar a cor de uma específica), mas tanto o app da Alexa quanto o Google Home oferecem também soluções simples para agrupar conjuntos de dispositivos deixando você ligar/desligar um como inteiro facilmente. Tudo isso pode ser feito nos apps alexa e google home sem necessariamente usar a voz para controlar e também sem a necessidade de usar dispositivos como echo e google nest.
Passando para as próximas necessidades, as cores dependem obviamente de uma lâmpada dedicada pois só ela que vai ter o hardware necessário para reproduzir as cores. Mas como o @Wardz_de_souzA comentou, a dimerização pode ser feita com lâmpadas “burras” desde que sejam dimerizáveis (incandescentes ou led com especificação de dimerização).
Agora sobre os dispositivos que podem atender suas necessidades temos as seguintes possibilidades:
- Lampadas dedicadas (atendem todos os requisitos, podem ser caras se você tiver múltiplos pontos de luz);
- Interruptores dedicados (atendem requisitos de ligar/desligar e cenas, podem atender dimerização, exigem substituição dos seus interruptores)
- Interruptores adaptados (atendem requisitos de ligar/desligar e cenas, são a opção mais barata)
Na primeira categoria, como falaram a maior prevalência são das lâmpadas tuya (positivo, geonav, multilaser e outros) e as lampadas da xiaomi. Podemos colocar também aqui as fitas led wifi que dado que sejam da especificação RGBWW (ou RGBCCT) também atendem todos os requisitos.
Na segunda categoria, os interruptores mais conhecidos são os Sonoff TX (procure sempre os modelos US pois os modelos UK e EU não cabem em nossas caixas de interruptor) mas existem inumeras marcas diferentes que fazem produtos similares.
Na terceira e última categoria, as adaptações são quase sempre feitas com um aparelho chamado Sonoff Mini, que é conectado atrás de seus interruptores atuais e transforma eles em smart.
É importante notar, principalmente na epoca que estamos vivendo, que a segunda e terceira categoria quase sempre irá exigir uma adaptação (bastante simples) na instalação eletrica, pois esses dispositivos exigem a ligação de um neutro no interruptor e a maioria das instalações eletricas brasileiras tem apenas uma fase e um retorno.
Tendo tudo isso explicado, pelo que você falou de diversos pontos, acho que seu setup dos sonhos possa ser composto de uma combinação de vários desses dispositivos. Aqui em casa, como estou em um pequeno apartamento, planejei toda a iluminação com 2 interruptores dedicados (um de 3 pontos e um de 2 pontos), 3 sonoff mini para adaptação de interruptores únicos e uma lâmpada positivo para trazer as funcionalidades de dimerização para um moodlight na sala. Tudo controlado por um Google Nest Mini na sala.
Desculpe o textão mas estou começando a adquirir todos os aparelhos agora depois de uma fase grande de estudos em relação a isso. Então espero que eu consiga te ajudar um pouco mais a entender quais são suas opções nesse caminho de automatização de suas lâmpadas!