O que está acontecendo com a Comunidade do Tecnoblog?

Ola, pessoal. Queria apenas dialogar com vocês algo que eu eu tenho percebido aqui na comunidade. Eu posso estar sendo exagerado, equivocado, vocês me dirão, mas vocês não acham que ultimamente a Comunidade tem se tornado um fórum quase que político? Vários tópicos, muitos deles que até não tem nada a ver com política, das mais variadas formas, tem sido desviado para discussões políticas.

Eu bem sei que a política em si tem a ver com tecnologia de alguma forma, e que eventualmente iremos trocar ideia sobre isso – o que quase sempre dá em discussões acaloradas, mais emocional que conceitual, e que basta também algum moderador fechar o tópico –, mas com a frequência que está tendo? Não sei se tem mais a ver com as matérias em si, ou com alguns usuários que gostam de levar pro lado político um assunto essencialmente tecnológico, mas tenho percebido uma inflamação mais significativa na Comunidade, que nos anos anteriores.

Temo que talvez isso se torne de tal modo que ficaria chato acompanhar os tópicos com uma enxurrada de comentários políticos polarizados. Será que teria alguma forma de resolver ou minimizar esse processo? Vamos bater bater um papo sobre isso…

2 curtidas

Dependendo da notícia (seja ela sobre empresas ou sobre pessoas envolvidas), é inevitável que se caminhe para a discussão política. Tudo é política.

Quando a discussão se encaminha para algo que eu não goste ou não me interesse (por exemplo, opiniões pessoais sobre temas políticos), eu simplesmente saio do tópico e vou ler outra coisa.

11 curtidas

Não vejo algo a se resolver ou minimizar. O papo político é válido sempre que for saudável pra todos. E como disse, não tem como desvincular política da tecnologia, uma coisa sempre encontra a outra.

Falou do presidente ou de estatais, o assunto sempre vai ser política, não adianta. Do lado editorial do site, eles sabem que assuntos relacionados ao presidente geram mais cliques no site e também mais comentários na comunidade.

O lance é ter um diálogo saudável sobre o assunto, o que é quase sempre impossível, infelizmente.

6 curtidas

Isso porque o Tecnoblog insiste em postar diversas coisas sobre politica/tecnologia…

Geralmente é necessário reportar… tem discussão que vai esgoto abaixo.

Já é chato pra krl isso. Se tu não é a favor de um, tu é a favor do outro… mesmo tu detestando ambos… é um porre.

2 curtidas

Bem, acho que a ação inicial seria aumentar a moderação. O próprio Disqis tem o nivel de usuário “Líder” , onde quem o tiver pode apagar (e não ocultar) o comentário de alguem na hora. Ao meu ver os adms poderiam escolher o mesmos mais ativos e justos da comunidade e darem essa badge a eles pra ajudar na moderação (com uma conversa antes pra não ter abuso de poder).


Mas se quiserem ir além, poderiam criar uma categoria de tópico “Politica” e colocar todas as novas matérias com o assunto lá, e depois bloquear os comentários para os níveis mais baixos, como acontece com a categoria compra e venda, assim evitaria aquele pessoal que só aparece aqui pra falar de politica.

Considerações extras/textão

Atenção, não estou falando de censura, mas essa é uma comunidade de tecnologia, onde discutimos sobre tecnologia e assuntos que a tangenciam, porém se vc só vem aqui pra falar de politica, acredito que esteja no lugar errado. Mas depois de passar um tempo aqui e entender como nossa comunidade funciona (e subir de nivel, o que é bem fácil), fica liberado pra discutir sobre tópicos mais sensíveis.

Acho que o próprio texto que o Mobilon colocou na descrição na categorua de venda já explica o porque do uso desse bloqueio, só substituir a palavra “anunciante” por “extremista politico” e “site de marketplace” por “Twitter”.

Porque só usuários com nível de confiança elevado podem vender?
A limitação para usuários de nível 2 cria uma camada de proteção para os c̶o̶m̶p̶r̶a̶d̶o̶r̶e̶s membros e filtra a̶n̶u̶n̶c̶i̶a̶n̶t̶e̶s extremistas politicos que só criariam uma conta para a̶n̶u̶n̶c̶i̶a̶r̶ ̶v̶e̶n̶d̶a̶s expressar suas opiniões de maneira desrespeitosa e obscurantista. Isso transformaria a comunidade e̶m̶ ̶u̶m̶ ̶s̶i̶t̶e̶ ̶d̶e̶ ̶m̶a̶r̶k̶e̶t̶p̶l̶a̶c̶e no Twitter, o que não é o nosso objetivo.
O intuito é apenas oferecer um espaço seguro para que os membros da comunidade possam p̶a̶s̶s̶a̶r̶ ̶s̶e̶u̶s̶ ̶e̶l̶e̶t̶r̶ô̶n̶i̶c̶o̶s̶ ̶u̶s̶a̶d̶o̶s̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶n̶o̶v̶o̶s̶ ̶d̶o̶n̶o̶s discutir civilizadamente.
[texto editado por mim, óbvio]

1 curtida

Me parece que houve uma mudança na linha editorial do Tecnoblog. Sempre se falou sobre aspectos regulatórios (governo). Isso é ok; ultimamente, todavia, NA MINHA OPINIÃO, algumas matérias têm mostrado mais nuances com posições partidárias. Não sei se é uma orientação dos chefes (Mobilon/Higa) ou se é um toque de membros isolados da nova equipe — que visivelmente cresceu bastante. Outra coisa que tem criado um certo ranço são as manchetes não muito precisas. Isso posto, preciso confessar que venho perdendo um pouco o interesse em acompanhar o site.

5 curtidas

Me abstenho sobre a politicagem atual.

No dia que virar política, aí sim participarei.

É tudo muito estúpido, nos momentos atuais.

2 curtidas

É oque faço, antigamente mesmo antes da comunidade eu praticamente lia todas as matérias que eram lançadas, e quando a comunidade surgiu eu lia todos os tópicos que surgiam e tentava participar, mas hoje eu não faço mais isso, eu leio apenas oque me chamar muito a atenção, em questão de tópicos ando mais ativo nos achados que qualquer outro.

Éramos felizes na época do joguinho viciante da semana e não sabiamos.

3 curtidas

Se ficar na comunidade vai ter mais destaques as notícias relacionadas com política, já que são os tópicos mais movimentados. Acessando o site não sinto que há uma abordagem excessiva nos temas por parte da equipe.

Assim, é ano de eleição e a situação só deve piorar a cada dia. Não acho que seja solução e muito menos justo selecionar quais notícias os novatos podem responder, nem todos chegam para avacalhar. O que resta é tentarmos manter a discussão dentro do tema, evitando qualquer coisa que possa incitar desavenças entre os membros e usar das ferramentas de moderação.

4 curtidas

Não… Pelo que vejo o que acontece é que políticos no geral estão cada vez mais se voltando para tecnologia para chegar ao eleitor, e como o “meio” é tecnológico não é incomum estar na comunidade, e não acho isso completamente ruim, as ferramentas já estavam prontas a muito tempo, ainda assim tinha uma resistência, falta de interesse e desvalorização absurda.

Então… é muito chato, fora que mesmo que esteja dentro do tema, você expressar sua ideia para no dia seguinte surgir outro tópico em que você acaba usando aquela sua resposta via ctrl+C é bem cansativo, mesmos questionamentos, mesmas discursões, mesmo desgaste. Entretanto, está cada vez mais complicado ou até mesmo impossível separar politica de tecnologia como um todo, e não acho que tem algo a ver com a moderação, é o mundo.

Minha opinião do que dá para fazer já foi escrita por aqui:

E acho muito válido essa ideia:

1 curtida

Eu já reclamei disso e fui taxado como o “chato de festa”. :man_shrugging:

Ademais, também estou perdendo um pouco o interesse. Antes visitava várias vezes ao dia. Agora apenas uma.

3 curtidas

Não acho que seja só a comunidade, as pessoas em geral estão mais políticas. O que por um lado é bom, só que essa narrativa política o tempo todo cansa. Pra muitos falar sobre tecnologia era pra ser o assunto descontraído, mas está claro que manter essa abordagem com uma veia política já faz parte da plataforma. E não há problema algum, a partir de agora cabe a cada um de nós optar por declinar de determinadas matérias e tópicos, afim de manter a sanidade.

1 curtida

Além de estarmos mais chatos em relação a politica, as matérias do Tecnoblog estão sendo feitas com este intuito (não vejo problema nisso, todo mundo precisa ganhar dinheiro). Vai de cada um de nós avaliar se vale a pena discutir por um ponto de vista.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.