Mini Tutorial: congelando apps sem root

Incluindo aqueles que não podem ser desabilitados nas configurações, ex. Mi Video, Google Music, etc.

Nota: faça por sua própria conta e risco.

  1. Baixe o SDK Platform-Tools para a sua plataforma (em casa eu só tenho acesso ao Windows): SDK 플랫폼 도구 출시 노트  |  Android 개발자  |  Android Developers
    Descompacte essa pasta em um local de fácil acesso, ex: D:/ ou C:/ e renomeie a pasta para algo curto e sem espaços como adb ou androidsdk.

  2. Habilite as Opções de Desenvolvedor:
    Abra as “Configurações”, vá em “Sistema”, “Sobre o Telefone” e aperte rapidamente o “Número da build” umas 7 vezes. (Se não estiver ai, pode estar em alguma sessão tipo “Informações do Software” ou no caso do Android ser anterior ao 8, pode estar logo na primeira tela de Configurações)

  3. Habilite o USB Debugging:
    Vá nas “Configurações”, “Sistema”, “Opções de Desenvolvedores” e procure por USB debugging.
    Nota: algumas empresas fizeram a presepada de requerer login em algum sistema delas para habilitar essa opção… (estou olhando para você, XIaomi… >_>)

  4. Conecte o celular em uma porta USB com um cabo de dados (não aqueles que servem apenas para carregar, que não tem as linhas de dado) e mude o modo para PTP.
    Importante! Precisa estar no modo PTP para funcionar!
    Geralmente a opção para fazer isso aparece nas notificações.
    Nota: eu precisei conectar em uma porta USB2.0 pois meus dispositivos não me deram a opção de transferência de dados quando usado uma porta USB3.0/3.1.

  5. Abra uma linha de comando (não lembro se requer administrador, mas por via das dúvidas, use uma admin), vá para a pasta onde você instalou e digite:

adb devices
Isso fará o daemon rodar (caso já não esteja rodando) e mostrará os dispositivos conectados.

Agora deve aparecer um popup no celular sobre “fingerprint” ou algo do genero, aceite. Caso tenha cancelado sem querer, desconecte o cabo e reconecte que ela reaparece.
E digite novamente:

adb devices
Agora tem um dispositivo conectado.

Pronto, smartphone e adb funcionando, agora é partir para a parte que interessa!

NOTA: FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO

adb shell pm uninstall -k --user 0 {NOME_DO_PACOTE}

O que eu considero seguro de congelar:

  • com.google.android.apps.tachyon - Google Duo, nunca usei.
  • com.google.android.music - Google Music, será descontinuado em breve.

No caso do meu Redmi 7, eu também congelei:

  • com.miui.bugreport (Bug Report deles. Nunca usei, nem pretendo)
  • com.miui.player (Mi Music, mas eu uso o AIMP)
  • com.miui.screenrecorder (Sistema de gravação de tela deles, mas eu prefiro o AZ Screen Recorder)
  • com.miui.videoplayer (Mi Video, mas o VLC é bem melhor)
  • com.xiaomi.midrop (ShareMe, antigo MiDrop. Não pretendo usar)
  • com.xiaomi.mipicks (Loja de apps da Xiaomi. Não pretendo usar)
  • com.xiaomi.scanner (Scanner, uso o QRDroid, mas não sei se devia ter congelado)

Aconselho a não congelar: (além dos apps do sistema)

  • com.android.browser (Navegador padrão)
  • com.google.android.googlequicksearchbox (Não lembro se é o Google App ou o Assist)
  • com.android.gms (Não confundir com o gm, é o gmail. o gms é o Google Mobile Services. Uma peça bem importante.)

Caso queira uma lista completa dos pacotes de apps que tu tem instalado:

adb shell pm list packages

ou

adb shell pm list packages > c:\appsinstalados.txt

essa segunda opção irá salvar os apps nesse arquivo. Facilita a navegação e busca.

Nota: se tu fizer alguma baderna no sistema, pode ter de fazer um factory reset. Então cuidado e muita atenção para quem for tentar.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.