Você tem dicas para melhorar o desempenho de um celular defasado?

Formatar do zero tende a melhorar um pouco porque vai forçar a remoção de todas as coisas que não são necessárias (arquivos de cache e etc).

Uma outra medida para resolver essa questão dos arquivos adicionais é usar um gerenciador de arquivos. A maioria dos apps dessa categoria são horríveis e vão piorar sua vida mas o Google Files é uma ótima opção para remover arquivos de cache e outros.

1 curtida

Você pode ir no modo desenvolvedor e desativar as animações ou diminuir pra 0,5x.
Também pode trocar o launcher, as vezes o launcher que você usa é pesado.
Se o teclado demora pra abrir, experimente instalar outro mais leve.
Se você usa dois chips e cartão de memória, use só um chip e evite usar o cartão de memória.

Num LG K10, não vai acontecer. Bootloader bloqueado.
E custom ROM e root vai enroscar com o SafetyNet, aí app de banco e outros não funcionam.

2 curtidas

Formatar o celular, deixar um pouco de espaço livre no armazenamento, usar apps nas versões “light”, instalar só apps que realmente usa, evitar temas que modificam o celular, ir no modo desenvolvedor e desativar animações, experimentar um launcher diferente.

Infelizmente não há muito o que se fazer, os apps vão progredindo ao longo dos anos, ganhando novos recursos e é natural que celulares mais antigos vão perdendo cada vez mais a eficiência para os apps atuais, ficando cada vez mais lentos. Principalmente para celulares que já possuem um desempenho mais modesto desde o lançamento.

1 curtida
  • Você tem algum computador? Se sim, experimente mover todos os arquivos do smartphone para ele. Caso contrário, faça upload para algum serviço de nuvem, e tire-os do aparelho. Quanto mais arquivos um celular vai armazenando, a tendência é que ele fique mais lento.

  • No WhatsApp, desabilite o download automático de todas as mídias. Vá também no explorador e exclua as pastas de arquivos enviados, sejam eles vídeos, imagens, documentos, etc. O aplicativo não exibe tais arquivos na galeria, e o armazenamento vai enchendo à medida que vc os envia e nem percebe, então você deve ir no explorador para excluí-los.

  • Exclua a pasta do Telegram periodicamente, se o tiver instalado. Ele deixa todos os arquivos dos chats salvos na nuvem, então não há problema em removê-los do aparelho.

  • Desabilite todos os aplicativos que você não utiliza. E quando for excluir algum, primeiro limpe o cache e os dados.

  • Retire os Widgets da home screen, se tiver algum.

  • Nada de temas ou launchers. Para sua situação, fuja até dos mais leves, tire todos eles e deixe seu celular limpo até adquirir outro.

  • Como já sugeriram acima, reduza as animações no modo desenvolvedor.

Algumas funções que estão presentes só em alguns aparelhos que conheço, mas se o seu aparelho tiver, é uma mão na roda tbm:

  • Habilite o restart automático do aparelho, duas vezes por semana.

  • Desabilite os aplicativos, que você não usa com frequência, de funcionarem em background.

Algumas dessas dicas podem te ajudar na próxima vez que você comprar um aparelho e já pô-las em prática a partir do primeiro uso.

1 curtida

Nem precisa fazer root… só desabilitar eles pelo adb. Não libera espaço, mas eles param de executar.

Dá para desbloquear pelo que lembro. Mas o processo é bem chatinho e requer atenção.

Nova Launcher e outros mais leves/simples não são tão pesados quanto o da LG.

Mas adicionando ao que já foi dito. O LG K10 é já um celular bem defasado, mas ainda dá para usar. O ideal é tu deixar ao menos 1GB (ou até 2GB, dependendo como a LG implementou isso) de espaço livre para que o sistema não fique engasgando. (Esse é um dos principais problemas que eu vejo quando o pessoal reclama de celular lerdo)

Outra coisa, tu pode desinstalar os apps que tu não usa. E dá até para congelar/desabiliar os que vieram por padrão e tu não consegue desinstalar. Mini Tutorial: congelando apps sem root

Factory reset até pode ajudar, mas não recomendo pela dor de cabeça de lembrar, reinstalar e reconfigurar todos os apps que tu usava.

1 curtida

Eu já vi vários celulares rodarem mais liso com a Nova Launcher do que com a interface padrão do aparelho…

Os celulares com Mediatek tinham uma vulnerabilidade que dava acesso root durante a inicialização do celular. Fizeram um app pra automatizar o uso do exploit e instalação do Magisk (SafetyNet praticamente resolvido).

1 curtida

Ah, é verdade. E como a LG não atualiza aparelho (risos)…

1 curtida

Obrigado fiz a dica das animações, mas não entendi porque o cartão de memória prejudica o desempenho, pensei que ele ajudasse.

Parece complicado, mas irei pesquisar mais sobre.

Obrigado pelas dicas, algumas eu já conhecia, mas outras eu não fazia ideia.

Valeu pelas dicas, não manjo nada de root.

Muitas fabricantes até removem a possibilidade do usuário colocar SD. Por mais rápido que o SD seja, ele ainda será mais lento que a memória interna.
Antigamente eu colocava toda a mídia do WhatsApp no SD e isso fazia o WhatsApp travar com frequência, era bem mais lento abrir os grupos e visualizar mídia por ele.

1 curtida

O WhatsApp não faz isso nativamente, como fez isso?

Até onde vi a performance vai ser mais degradada se você usar o SD como memória interna ou para instalação de apps. Pra armazenamento de mídia não deveria causar esse tipo de problema

1 curtida

Acho que fazia nativamente, mas faz muito tempo, acho que em 2014 eu fazia isso.

1 curtida

Ele nunca permitiu isso nativamente, sempre foi necessário usar algum app para forçar isso como o Link2SD – Apps no Google Play

1 curtida

Então eu usava, lembro que eu cheguei até a colocar um jogo inteiro no SD mas ficava travando.

1 curtida

Versões mais antigas permitiam (até por que a memória interna nessa época era contada nos MBs, especialmente a partição de usuário), mas o Google foi retirando o suporte (alguns OEM readicionaram). No Android 6 adicionaram o conceito de adopdable storage que permite usar o SD card como uma adição a memória interna, mas a Samsung nunca adotou.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.