Isso aí é literalmente o Android confirmando a velha questão sobre recarregar até 100% fazer mal à bateria😦?? Afinal até hoje não encontrei uma explicação muito bem detalhada sobre (e acho que não irei encontrar a não ser que seja de uma pessoa formada em química) mas quero perguntar o que você acham sobre isso e também sobre o carregamento rápido:
Vocês ja notaram algo ruim por terem recarregado até 100%? Minha teroria é a segunte: se você está perto do smartphonee pode removelo do carregador assim que a carga estiver completa então não tem problema, agora se for pra deixar recarregando o dia todo/de madrugada ou algo assim então não deixe chegar a 100%
O que vocês tem a dizer sobre essa questão de recarregar até 100% ou so re descarregar a menos de 20%?
E sobre o carregamento rápido eu adotei uma política de só usar ele quando eu realmente precisar dele pois sei que ele estressa mais a bateria e que foi feito pra casos em que você realmente precisa, do contrário é melhor carregar normalmente.
Eu já vi matérias sobre essas pesquisas, até cheguei a instalar um app que emitiam um alerta quando a bateria chegava em 80% e outro em 20%, eu também não usava carregamento rápido.
Porém, parei de usar quando meu celular já estava com um ano e meio de uso.
Quando vejo que meu celular está com 80% eu tiro do carregador, ou quando vejo que está com 20% eu coloco pra carregar, mas não sou mais maníaco com isso.
E passei a carregar sempre com o carregamento rápido.
Só lendo datashet de bateria em inglês (ou chinês), mas basicamente tu vê neles que a quantidade de ciclos de 20% a 80% é vem maior do que de 0% a 100% que a bateria aguenta, isso é baseado em testes da composição quimica daquele tipo de bateria e processo de fabricação, eles não testam isso modelo a modelo, pq na maioria dos casos só muda pouca coisa na capacidade e formato delas.
Aqui estou chutando, mas acho que esse limitador em 85% deve ajudar a combater o malefícios da carga rapida, uma forma de contrabalancer o desgaste por causa da carga rapida em não deixar ela chegar a 100%.
Eu penso que se existe essa função, no sistema, é porque os desenvolvedores e fabricantes pesquisaram e am algum momento identificaram que esse seria um caminho ao uso “adequado” do sistema.
Como não é item de “perfumaria” de design, prefiro seguir por esse caminho.
Melhor ainda se tivessem deixado um caminho mais fácil, que não as configurações, para ativarmos e desativarmos diretamente na tela.
Já que voce citou isso (eu também acho assim!) Irei perguntar também:
E sobre a opção de desabilitar o carregamento rápido?
Meio que o carregamento rápido é algo recente e experimental e aí imagina se houverem problemas no futuro?
Seria isso apenas uma forma de empresas “lavarem as mãos” e dizer:
-você sempre teve a opção de desabilitar lá, então não temos culpa??
Eu acho esse fato de haver a opção de desabilitar já um aviso, (e isso da uma postagem também!)
Não acredito que o carregamento rápido seja tão seguro para a bateria e só o uso em caso de necessidade.
Mas uma opção relacionada logo aocarregamento rápido? (algo recente se considerar o tempo de outras funções) porquê haveria essa função então? Pra ficar de enfeite não é, aí tem coisa.
Fazem 84 anos apenas 9 anos que já é comercial. Muito experimental mesmo.
Cite uma fonte que corrobore sua opinião e não queira que todos concordem com o seu ponto. Porque a sua opinião, por si só, infelizmente são apenas vozes da sua cabeça. Você pode querer continuar com ela, mas a internet está aí pra te auxiliar. Já não é o primeiro post que você comenta sobre o assunto, eu mesmo já linkei um vídeo de um dos maiores YouTubers do mundo, que ele fala EXATAMENTE sobre este assunto.
Se tiver se referindo aos Xperias, eles não tem opção de desligar o carregamento rápido e sim um mecanismo para pausar o carregamento em 90% e só recarregar os 10% restantes quando você estiver prestes a retirar o smartphone do carregador…
opção de desabilitar o brilho adaptável, quer dizer que ele estraga a tela?
desativar a vibração, logo, é pra evitar que estrague?
opção de desativar os dados móveis, pra evitar que o modem estrague?
desativar o flash na câmera, pra evitar de sobrecarregar o led?
Nas baterias existem diversos sensores, principalmente de temperatura. Quando identifica que o aparelho está quente o carregamento rápido (e as vezes até o carregamento normal ou até o telefone todo) é interrompido e um alerta aparece de superaquecimento.
A energia não sai diretamente da tomada e entra na bateria, tanto no adaptador da tomada quanto no aparelho existem diversos sensores pra controlar o modo de carregamento, que em nenhum aparelho, seja de 15W, 25W, 50W ou 120W é utilizado no máximo o tempo todo.
Em uma coisa concordamos, bateria e calor não combinam, mas em condições normais de uso, uma bateria esquenta apenas o padrão já esperado pra isso.
Tem certeza que não está confundindo com os smartphones da Samsung? Neles é possível desativar o carregamento rápido desde o lançamento da One UI 1.0 (Android 9). Os smartphones da Sony não tem essa opção, nem mesmo os modelos mais recentes com Android 12.
O que você encontra nos Xperias de 2016 pra cá é o Battery Care, que pausa o carregamento em 90% (como eu citei anteriormente), e a partir de 2020 adicionaram o HS Power Control (acessível pelo Game Enhancer), que pausa o carregamento enquanto algum jogo está em execução.
Se você quiser fazer um carregamento lento em um Xperia que tenha suporte a carregamento rápido, só conectando um carregador de baixa potência, caso contrário ele usará toda a potência fornecida pelo carregador (respeitando o limite do aparelho, é claro)…
Todas essas funções são para economizar a bateria! Ou seja todas elas tem suas razões! O brilho é para a questão de economizar bateria, os dados móveis podem ser também pra preservar internet, e o flash na câmera pode prejudicar a foto quando já está com iluminação adequada e o recomendável para as melhores fotos é bão usar o flash (tudo isso depende do propósito que se quer criar na fotografia!), Agora seguindo sua lógica então somos obrigados a sempre deixar essas funções ligadas então né?? Não era pra ter opção de desabilitar nada né? Aí você provavelmente irá escrever que em nenhum momento disse que pensa assim, mas eu também em nenhum momento escrevi que penso dessa forma aí de que todas as funções tem a opção de desabilitar pra evitar que estrague! O que eu escrevi foi que elas não existem atoa refutando o que você escreveu em um comentário lá no outro tópico em que você me respondeu!
Exatamente, então isso mostra que é seguro e estável? não!pois de estável esses picos e vales de temperatura não tem nada.
Demorei, mas achei, é o soft charging ou carregamento suave, a função diminui a velocidade do carregamento para não esquentar a bateria e assim aumentar a vida útil da bateria, foi na época que o carregamento rápido estava sendo a moda, e a Sony foi em direção contrária