Dicas para aproveitar melhor a comunidade

Fala pessoal!

Reuni algumas dicas de recursos do Discourse (sistema que usamos aqui na Comunidade) para ajudar os novos usuários, ou quem ainda não estava familiarizado com as ferramentas. Bora lá?

Como acompanhar as discussões (notificações e apps)

Existem algumas formas de receber notificações sobre replies ou novos posts:

1. Pelo PC: Web Notifications

Screen Shot 2020-01-14 at 19.35.23
Pelo navegador, basta habilitar as notificações, clicando no cadeadinho ao lado da barra de endereços (no print estou usando Chrome).

Screen Shot 2020-01-11 at 17.07.13
Acima o exemplo da notificação.

2. Pelo Smartphone: App Discourse ou PWA


Basta procurar nas lojas de aplicativos do smartphone.


Lembrando que a comunidade também é uma PWA. Você pode adicionar ela à home do smartphone e ela funciona perfeitamente no mobile.

3. Pelo Telegram

Sim, é possível interagir com a Comunidade através do Telegram!

O que é possível fazer?

  • Receber notificações.
  • Curtir respostas.
  • Responder a um tópico direto da janela do Telegram

Como ativar bot de Telegram?

  1. Inicie uma conversa com o @tbcomunidade_botTelegram: Contact @tbcomunidade_bot
  2. Ele vai responder com um “Chat ID”. Copie esse código:

To get notifications for TB Comunidade, enter the ‘Chat ID’ XXXXXXXX in your user preferences

  1. Insira o código nas configurações do seu perfil, aqui na comunidade;

Screen Shot 2020-06-28 at 22.04.53

Screen Shot 2020-01-24 at 16.31.40

Prontinho, agora é só interagir normalmente!

4. Por email

Nas configurações do seu perfil, é possível setar a frequência dos emails. Clica no seu avatar > nick > preferências. No menu lateral seleciona emails e aí pode ver as opções:


PS: eu deixo emails desativados, pois recebo via notificações no chrome e no app.

Diferentes formas de dar replies nos tópicos

Existem algumas formas diferentes de responder às mensagens aqui no Discourse. E isso é importante, porque pode deixar as discussões mais organizadas.

Algumas pessoas chegaram aqui procurando um Disqus (antigo sistema de comentários do TB) incrementado. Mas esse nunca foi o objetivo da comunidade. Aqui as respostas em árvore não existem, por dois motivos:

  1. Se uma resposta dentro de um tópico merece dezenas de respostas, então ela já fugiu do tema original do tópico. Logo, a melhor solução seria, em vez de responder dentro do tópico, criar um tópico de resposta (explico como mais abaixo);
  2. Respostas em árvore ocupam bastante espaço do layout com… nada. Apenas espaços em branco (ou cinza, no caso do print abaixo). Isso também é muito confuso. Novamente, se um post merece tantas respostas assim, ele provavelmente já virou offtopic. Melhor criar um tópico relacionado.

Agora que isso ficou mais claro, vamos às diferentes formas de responder aqui no Discourse:

1. Fazendo um quote

Basta selecionar o trecho que quer citar e clicar no botão. É igualmente simples no smartphone.

2. Citando o usuário

Screen Shot 2020-01-14 at 19.46.26
Funciona quando você só quer responder algo pontualmente, ou quando quer chamar outra pessoa pra participar da discussão.

3. Clicando em responder

Screen Shot 2020-01-14 at 19.48.16
É a opção mais usada, mas que também gera confusão em threads muito longas. Principalmente quando é um comentário específico que desencadeia outra discussão. Nesse caso, avalie criar um tópico relacionado.

4. Criando um tópico relacionado

Screen Shot 2020-01-14 at 19.50.26
Essa opção é mais ou menos equivalente a dar retweet em um post com os seus comentários. Utilize sempre que você sentir que pode desviar a discussão para outro caminho. Assim você preserva o assunto original do tópico.

A opção aparece no canto superior esquerdo da janela de resposta. É só clicar e escolher a opção “Responder como tópico relacionado”.

Dark Mode automático ou manual


O tema da comunidade suporta dark mode automaticamente (seguindo a configuração do seu sistema operacional) ou manualmente (sempre dark, ou sempre light). A configuração fica no seu perfil.

Se você quiser que o site fique sempre com o mesmo tema, é só marcar a checkbox destacada no print. No caso, eu prefiro o tema claro, acho mais intuitivo pra um fórum. :slight_smile:

Link pra comentar nas matérias


No final dos posts, onde sempre ficou a sessão de comentários. No começo alguns usuários não estavam vendo, porque o adblock bloqueava. Já corrigimos isso.

Também removi o target=“_blank”, agora eles abem na mesma aba. Incomoda menos, principalmente pra quem está no smartphone. :slight_smile:

Fala galera! Acabamos de instalar três novos recursos aqui na Comunidade.

Filtro de Spoiler

Esse recurso pode ser útil na sala #open-bar, quando quiserem discutir algum tema de cultura geek, por exemplo.

Aliás, eu não sei se todo mundo aqui já assistiu Vingadores Endgame. É um filme muito bom, mas fiquei um pouco triste porque o homem de ferro morre no final. :cry:

Para usar é só clicar na engrenagem:

Screen Shot 2020-01-23 at 22.20.14

Marcar tópico como resolvido

Esse é muito útil pra manter os tópicos organizados. O próprio autor da postagem (ou um moderador) pode selecionar aquela que for a melhor resposta para o tópico. A formatação fica assim:

Pra selecionar a resposta, é só clicar ir no post, clicar nos três pontinhos e selecionar “Solução”:

Criar índice

Recurso muito útil em tópicos longos, pra encontrar rapidamente um item específico. Veja em ação na barra lateral dessa matéria (desktop).

Pra inserir um índice, o tópico precisa ter tags de cabeçalho. O sistema identifica automaticamente os itens e cria o índice. Ele também identa, se o post tiver H2, H3, H4, etc.

Screen Shot 2020-01-24 at 02.13.17

Atalhos de teclado


O link dessa tabela fica no menu hamburguer.


Gostaram das dicas? Tem mais alguma bacana pra compartilhar? Comenta aí embaixo!

42 curtidas

@mobilon sobre as notificações, é o iOS que não permite que sites e PWAs enviem push.

8 curtidas

Aqui no Edge (Chromium) no Windows, as notificações não estão pegando, e está autorizado.
No Twitter e outros, pega normalmente.

2 curtidas

Qualquer um pode pegar um tópico ou uma resposta e criar outro tópico a partir dele. O tópico novo abre linkado com o post que vc clicou pra responder. Mas aí você define título, categoria e tudo mais

3 curtidas

Pra Android chama só “discourse”

2 curtidas

As vezes, mesmo clicando no reply do post da pessoa, ele não marca como reply. :joy:

Eu ainda tô tentando entender o Discourse. :rofl:

3 curtidas

Eu até agora não entendi o Reply. Pelo menos aqui, nenhuma das vezes que usei foi como Reply.

No geral, tá bem legal a comunidade e espero que as discussões continuem assim, respeitosas.

5 curtidas

Alô Mãe! Tô na Globo!
Não, Pera…

8 curtidas

Pra mim o botão responder uma mensagem específica é praticamente inútil, pela forma como o Discourse organiza as mensagens.
Mas o citar é muito bom, ainda mais porque permite citar mais de uma mensagem sem nenhum esforço.

PS. Também tô na “Globo” (prints)! :joy:

4 curtidas

Se aparecer um maluco, eu vou correr denunciar. :joy:
Já sai do tecnogrupo, não quero ter que sair daqui também que tá tão legal. :grin::+1:

6 curtidas

Boa essa dica do Discourse. Já estava pesquisando maneiras para usar de forma mais amigável no smartphone.

3 curtidas

First: mãe, tô no print \o/

Foram boas as dicas, especialmente em add a comunidade como PWA :heart:.

Discourse realmente tá me saindo uma ferramenta incrível! A parte de reply ainda acho q é o único ponto falho. E vc disse um ponto q nunca tinha prestado atenção: um comentário q recebe diversos reply certamente já tão discutindo algo não tão relevante à postagem.

Por mais que o reply do reply do reply gere aquele espaço em branco inutilizado, ainda acho que é uma ótima forma de manter uma discussão, por um simples ponto: é prático. De fato a parada de criar um novo tópico a partir de um comentário deixaria tudo mais organizado, maaaas… é o tal do hábito, né? Vamos ver se a galera irá adotar esta funcionalidade ao invés de continuar deixando potenciais novos tópicos apenas nos comentários.

5 curtidas

Eu também estou um pouco confuso quanto ao Reply. Já recebi duas notificações de replies de respostas minhas, mas um reply realmente aparece que foi para mim (aparece minha foto ao lado da resposta), porém o outro reply não tinha nenhuma indicação. Na dúvida, achei que não foi pra mim :man_shrugging:

3 curtidas

Impressão minha ou esse botão com as respostas é coisa nova? Não lembro dele da última vez que acessei aqui. No mais, com esse botão que lista as resposta ficou beem melhor!

3 curtidas

ele já tinha desde o primeiro dia

E se eu te contar que agora sumiu aqui? Talvez por isso que eu nunca tenha visto… deve ser bug :thinking:

2 curtidas

mais para cima no tópico esta aparecendo nos que tem pelo menos 3 respostas, oque eu reparei é que não esta aparecendo o avatar e o nome de para quem estou respondendo, que deveria ficar ao lado da data da resposta.

3 curtidas

Creio que isso, talvez, seja devido ao código fechado do SO dela!! Apenas suponho!

Na verdade, este Discourse é limitado!! Apesar de ser melhorado e modernizado contra o Disqus no layout, curtidas e respostas são limitadas naquele dia, por exmplo, posso somente dar poucos likes aos usuários!! Deveria estes recursos serem ilimitados!!

2 curtidas