Como funcionam as chaves do PIX? Posso ter mais de uma?

Galera, me tirem uma dúvida com relação ao PIX. Atualmente tenho conta no BB (principal), Nubank, Neon, Inter, Next, Santander e outras. Se eu cadastrar minha chave PIX no Nubank, eu só receberei as transferências no Nubank pelo Pix? e pra eu mandar pra outra conta minha, teria que usar TED? Essa questão ainda não está clara pra mim como será a questão das chaves em relação com os bancos.

Posso estar falando muita groselha, mas o que eu entendi é que você pode ter até 5 chaves do PIX (CPF, email, telefone e código aleatório). Cada chave você associa a uma conta (é possível fazer portabilidade das chaves entre contas). Então, no seu caso, escolheria as 5 instituições de maior movimentação para usá-las.
Quando as chaves esgotarem, as outras contas ficam apenas limitadas ao TED/DOC.

Segundo o blog do Nubank:

Vale lembrar que isso não é obrigatório para poder receber ou realizar um pagamento instantâneo. Ainda será possível usar o Pix, mas passando todos os dados da conta – como funciona com TED, por exemplo.

2 curtidas

Pelo que vim,só 5 chaves para mesma conta,ou seja,se você tiver 10 bancos,você pode ter até 50 chaves,problema é lembrar de tudo isso.

4 curtidas

Sim, você está certo. O limite é por conta e não por “pessoa”:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_pixpagtoinstantaneo

5 curtidas

Mas cada chave só pode tá associada a 1 conta, ou seja, teu CPF só vai tá em uma conta, cada numero de telefone teu só vai ta em 1 conta.
Então na pratica teremos poucas chaves atreladas a algo que temos, e poderemos criar mais chaves aleatórias (qr code?).
Ouvi em algum lugar sobre chaves definidas pelo usuário, mas não achei muita coisa sobre isso, tipo seria interessante uma chave com o nome da empresa.

1 curtida

Pelo que eu entendi é um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente, então acho que com o nome fantasia vai ser difícil ter. Penso que a melhor alternativa é ter um email pix@minhaempresa.com.br.
Sobre o QRCode, sim, vai ter também, principalmente no caso da geração de chaves de uso único.

3 curtidas

O QRCode é independente das chaves. Ele é padronizado sim na regulamentação do PIX mas não é uma chave utilizada no formato QRCode mas sim uma formatação de dados padronizada (que inclui uma chave do recebedor mas vários outros parametros).

Os QRCodes do PIX são divididos em:

  • Estáticos - QR Code identificando uma conta PIX, usado para transferir mas o pagador escolhe o valor enviado
  • Dinâmicos - QR Code identificando uma transação especifica. Gerado na hora da transação com todos dados relevantes para completar ela sem nenhuma necessidade de informação adicional (esse deve ser o utilizado mais em varejos e e-commerces)

Vocês podem ver mais informações na documentação oficial de padrões de iniciação que inclui os padrões que serão usados pelo QR Code.

https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/pix/Regulamento_Pix/II_ManualdePadroesparaIniciacaodoPix-versao1.pdf

5 curtidas

Penso seriamente em cadastrar apenas uma chave aleatória para cada conta que possuo e pronto.

Nada de cadastrar CPF, e-mail, celular…

Até porque tudo não passa de uma chave, apenas.

Quando eu fornecer minha chave numa compra, por exemplo, todos meus demais dados serão confirmados. A mesma coisa se um amigo for me transferir um dinheiro via conta.

Tenho percebido que a chave aleatória é mais segura, definitiva pois cada conta de cada pessoa terá a sua, e risco mínimo de expor dados pessoais.

Numa compra você não fornece sua chave, apenas numa venda.
É o destinatário quem informa a chave, o remetente não.

Melhor ainda

Chaves Pix: 5 por conta pessoa física, 20 por conta pessoa jurídica.

Banco Central do Brasil, Item 7.4

1 curtida

Não é assim. O SEU identificador será SEU CPF, SEU EMAIL, SEU CELULAR ou uma chave aleatória gerada pelo Banco. No universo do PIX (considerando TODOS os Bancos) VC é reconhecido exclusivamente por UMA destas info e NÃO PODE haver outra conta sua usando a mesma chave!!! A chave aleatória cada banco gera a sua, então creio que esta não dê conflito no Sistema na hora de te identificar.

Era bom se pudesse criar um nome de usuário, tipo @minhaempresa

2 curtidas

Eu criei vários emails com meu domínio pessoal pra usar de chave Pix nos bancos que utilizo.

4 curtidas

E como já explicaram aí, cada conta pode ter até cinco chaves, só que você não pode usar a mesma chave em duas contas diferentes. Se você definiu seu CPF como chave do banco A, não pode usar ele como chave do banco B. Se você já tiver definido seu CPF e telefone em um banco, suas opções para outros bancos são: emails diferentes e chave aleatória.

5 curtidas

Estou fazendo isso tb!

Meus dados principais (CPF, telefone e e-mail principal) já estão cadastrados na minha conta principal e estou criando e-mails específicos pro pix em outras contas que acredito que vão servir mais pra eu mesmo movimentar entre as contas do que para outras pessoas hahaahy

4 curtidas

crie um email pra empresa pix@minhaempresa.com.br

1 curtida

Como faz pra ter um dominio pessoal? Apenas planos pagos?

Depende do domínio.
Tem alguns domínios que você consegue de grátis, como .tk

Mas se quiser .com ou .com.br, só pago.
Se achar .com ou .com.br sendo oferecido de graça, provavelmente é golpe.

3 curtidas

Excelente resposta. Estava com essa dúvida. Estava acreditando que cada pessoa física poderia ter no máximo 5 chaves, mas na verdade o limite é por conta.
Mandou bem!
Obrigado!

1 curtida