Como criar e-mails diferentes com o mesmo domínio para usar no PIX?

Continuando a discussão do Como funcionam as chaves do PIX? Posso ter mais de uma?:

1 Curtida

Depende do provedor.
Tem provedor que ofecere a opção de criar multiplos aliases, mas normalmente essa opção é só para as contas pagas.
No Gmail de grátis você pode usar ou o ponto final (.) ou o sinal de adição (+) e um sufixo qualquer.

1 Curtida

se o domínio é seu, é só criar as caixas postais que vc quiser

No Outlook você pode criar quantos aliases quiser.

Infelizmente nem todo banco aceita o +. No Nubank da certo. Testei no Santander e não dá. De acordo com alguns amigos meus no Banco Inter e no Banco do Brasil também não

Se por criar email no mesmo domínio você quer dizer em @seudominio.com.br, primeiro você precisa registrar/comprar o domínio.

Para “extensões”.br, você pode registrar no Registro.br. Para outras “extensões”, você pode tentar Go Daddy, Namecheap, Google Domains, Name.com, etc.

De posse do domínio, você precisa contratar algum provedor de email como Google Workspace, Office 365 Business (ou, se você quer só email, sem o Office, o plano Exchange Online 1 já será suficiente), Zoho Mail ou Fastmail, por exemplo.

A maioria dos provedores são pagos. O Zoho, porém, oferece um plano grátis com algumas limitações.

Ou se você não quiser gastar dinheiro ou tempo configurando DNS etc, o Outlook.com permite criar aliases (outros endereços) na mesma conta.

Você pode ter, por exemplo, [email protected] como seu endereço principal, e [email protected] para cadastrar a chave Pix no seu banco, todos recebendo na mesma caixa de entrada.

Não sei qual o limite de aliases no Outlook.com.

A maioria dos provedores de e-mail gratuitos, como Gmail, Outlook.com, etc, também permite que você use um + depois do seu nome de usuário para “criar” outro e-mail.

Por exemplo: [email protected] vai para a mesma caixa de entrada que [email protected]. A desvantagem é que seu endereço principal fica sempre visível com esse método.

1 Curtida

A maioria dos bancos não está aceitando o “+” no campo de email. Eu testei e só Nubank e Mercado Pago aceitaram, dos que tenho conta.

Sobre a pergunta do tópico, dependendo do provedor de email que você utiliza com o seu dominio, se você for o titular e o unico usuário do dominio (nenhuma outra pessoa utiliza um email deste dominio, por exemplo), você pode configurar para que todos os emails recebidos vão para a caixa de entrada.

Por exemplo, você configuraria pra que todos os emails enviados para endereços do dominio exemplo.com.br ([email protected], [email protected], [email protected] e por ai vai) seram redirecionados pra o seu email ([email protected]). Se o seu provedor não tem essa funcionalidade, tem que criar um alias explicito ou caixas de email separadas.

Nesses casos vale testar com pontos adicionais no meio do e-mail. O + é mais fácil de rejeitarem mesmo porque teoricamente não é uma character válido. Mas o ponto é então [email protected] e [email protected] funcionam! Mas até aí não é tão útil.

Na vida real eu cadastrei chave de e-mail em 2 bancos só (usando domínio próprio) mas os outros lugares deixei tudo com chave uuid porque só eu que vou usar mesmo. O uso padrão deve ser pegar pagamentos para uma conta principal e depois você direciona conforme sua necessidade.

2 Curtidas

Não é verdade. O + é sim um caracter válido. Os validadores de e-mails que não aceitam que estão errados.

Lembrando que essa dica do . vale só para o Gmail (dos provedores conhecidos)

4 Curtidas

BB e Santander aceitaram o + nos meus cadastros.

1 Curtida

Espero que tenham atualizado, tentei umas duas semanas atrás

acabei de testar no aplicativo do BB no Android e está funcionando, antes não tava mesmo

1 Curtida

Eu consegui cadastrar no Santander com o (+) mas no Banco Inter não consegui.

Ponto não funciona no Gmail. Somente o +

Pra usar o ponto você teria que fazer por exemplo:

Tem diferença nos dois casos. O ponto adicionado é simplesmente ignorado pelo Gmail.
Já o + ignora tudo o que vem depois dele

Funciona, mas não do jeito que você fez.

1 Curtida

Entendi. Vai ser ótimo pra eu explicar para alguém “victor ponto pinto”.
Valeu!

2 Curtidas

Fui tentar usar o Outlook mas os dois primeiros aliases que cadastrei não pareciam ser fáceis de repassar. Daí apaguei e fui criar de novo, mas agora retorna a mensagem “Limitamos a frequência com que você pode adicionar aliases para sua conta. Tente novamente mais tarde”.

tem limite de 5 aliases por ano.

Mas só adicionei 2.

estranho, pode ser que eles bloquearam por alguns minutos ou horas pelo fato de vc ter criado e apagado, podem ter achado que era algum spammer ou algo do tipo.