Usar o celular enquanto carrega estraga? Eis a resposta!

Existe duas dúvidas sobre baterias que permeiam a internet a anos: “usar o celular enquanto carrega, estraga a bateria?” e “deixar o celular sempre na tomada estraga a bateria?” e, para ambas questões, existem vários posts de várias pessoas e até sites de notícias renomados brasileiros que tentam dar a resposta, contudo, todos erram em uma coisa: referências.

Sempre quis ler artigos do gênero que fossem, pelo menos, previamente pesquisados ou que ao menos contenha informações técnicas do motivo para isso ocorrer… por fim, o XDA lançou esse post muito bom que fala sobre:

How does Fast Charging work, and how to use the fastest charging tech (xda-developers.com).

Spoiler:

Sim, usar o celular enquanto carrega, danifica a bateria. Deixar o aparelho sempre conectado ao carregador também prejudica o componente.

1 Curtida

É um ponto válido. Mas acho que hoje em dia é a coisa mais comum.

Nem todos os aparelhos contam com software dedicado para lidar com carregamento otimizado, e cortar o fornecimento de energia após atingir os 100%. Então a preocupação ainda tem fundo para muitas pessoas.

1 Curtida

Bonus: tu também aumenta a chance de quebrar cabos fazendo isso…

2 Curtidas

vixi tadinho do meu então, pois é muito comum eu deixar ele farmando em jogo enquanto carrega

2 Curtidas

Não li a matéria mas do que aprendi sobre baterias: elas são um componente com vida útil. E a cada carga essa vida útil diminui até o ponto da bateria não conseguir segurar carga suficiente ou mesmo perder o poder de segurar carga. E isso é medido em “ciclos de carga”. Quanto mais vezes se carrega, menos o componente tem capacidade de reter carga.

Dito isso: em notebooks o normal é quando se está ligado na tomada a bateria carrega e o equipamento passa a funcionar com energia da tomada, sem usar energia da bateria. Quando a carga da bateria acaba e o notebook continua ligado, ele passa a um estado em que a carga para de acontecer e somente energia pra manter o equipamento ligado é consumida. Tanto que se você ligar um notebook sem bateria ele vai funcionar normalmente (ou pelo menos funcionava assim).

Em celulares até onde sei isso não acontece. O consumo de energia vai sempre vir da bateria. Antigamente até tinha aparelho que você conseguia ligar sem bateria se tivesse ligado no carregador. HOJE em dia eu nunca testei e arrisco que isso não é mais possível (sem fazer alguma “gambiarra”). Nisso se você larga o celular no carregador infinitamente, a bateria vai consumir uma quantidade mínima de energia, vai sinalizar pro aparelho que a bateria descarregou e vai-se um ciclo de carga. Pode ser coisa de segundos, mas suficiente pra contribuir com a degradação. Por isso a recomendação é sempre usar o aparelho até quase esgotar a bateria pra evitar ciclos desnecessários de carga.

2 Curtidas

Muito pelo contrário, as principais recomendações para minimizar o desgaste em baterias de lítio (o tipo mais usado hoje em dia) é evitar altas temperaturas e manter a carga a maior quantidade de tempo possível entre 30% e 80% da capacidade total, preferindo ciclos parciais de recarga se necessário.

11 Curtidas

Exatamente. Já existe vários celulares q n permite carregar a bateria acima de 80%

1 Curtida

Apple curtiu isso

Quais? Fiquei curioso

Rapaz, o q já me estressei tentando explicar pra gente ignorante e arrogante que perda de carga não é “vício” não ta escrito…

3 Curtidas

Os iPhones atualizaram recentemente e ganharam isso. Vários celulares da Asus, OnePlus e, se n me engano, até os Pixels possuem essa função tbm.

Se você deixa o celular carregando de noite, ele aprende sua rotina e carrega até 80%. Depois, pouco tempo antes de você acordar, ele termina a carga até 100%, pra evitar que a bateria passe muito tempo acima do 100% desnecessariamente.

2 Curtidas

Lembrava só dos motorolas terem esse recurso. Bom saber.

N sabia q a Motorola tinha isso. Bem útil… a Samsung bem q podia trazer isso

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Bixby Routines pode fazer integração com interruptores inteligentes

A verdade é que a maneira como você deve cuidar de uma bateria varia muito conforme a tecnologia empregada na bateria. O que você diz pode servir para uma batéria de níquel-cádmio, mas não serviria para um bateria de íon-lítio ou chumbo-ácido.

1 Curtida

Em equipamentos em geral dificilmente você vai achar algo diferente de íons de lítio como composição da bateria. AGORA se você está falando de baterias recarregáveis e coisa do tipo, aí sim a forma de lidar com elas é totalmente diferente. Tanto que alguns carregadores tem rotinas de esgotamento da bateria antes de fazer a recarga justamente pra evitar os problemas de tecnologias mais antigas.

Vou falar baseado na minha experiência, porém com meu laptop! Tenho um Dell com cerca de dois anos de uso. Apesar de see um notebook ele funciona mais como um desktop, pois fica 100% do tempo na bancada ligado na tomada. Recentemente fui usar na sala, na bateria, e o aparelho simplesmente apagou. Não durou nem 5 minutos. Obviamente achei que tinha ficado fora da tomada. Então, botei para carregar novamente e aconteceu a mesma coisa. Alterei as configurações de energia e nada! Resumindo: a bateria “morreu”!! Simplesmente não carrega mais! Tenho um outro notebook com quase 10 anos de uso que a bateria ainda funciona satisfatoriamente. Na minha opinião, a causa do problema foi o carregamento contínuo. Depois disso descobrí que nas configurações existe um programa de gerenciamento que faz basicamente o que os celulares mais novos fazem, ou seja, avalia os padrões de uso e de carregamento para proteger a bateria, reduzindo a velocidade de carregamento quando se aproxima de 100%. É por isso que os aparelhos carregam extremamente rápido os primeiros 30% e depois reduzem progressivamente a velocidade de carregamento.

3 Curtidas

Otávio, tive esse mesmo problema com meu notebook anterior. Então, desde que troquei de notebook, estou usando a bateria até ele dar o sinal que precisa de recarga, daí ligo na tomada… no geral tem sido um dia de tomada e quase um dia de bateria. Será que isso pode prolongar o tempo de uso dela?

1 Curtida

Se usar o notebook direto na tomada estragar a bateria o meu já foi pro espaço, eu só uso assim há mais de um ano.
Não q bateria de notebook gamer dure mto de qualquer forma kkkkk

O recomendado é fazer uma recarga completa nos 30% restante da bateria e deixa-lo em repouso, usar o celular enquanto carrega pode viciar a bateria e até perder os seus níveis, até o celular não funcionar mais! Aí para voltar a funcionar será preciso dar um CHOQUE na bateria. E se de repente o celular não funcionar mais em função da bateria, pegue um fio crú descascado com um terminal USB, plug no carregador e retire a bateria, junte a ponta do fio vermelho no polo (+) e o preto no polo (-) deixe carregando por 10 minutos, só assim para ressuscitar!

Bateria íons de lítio não viciam.

6 Curtidas

Sim pode até ser, mas desse modo incorreto pode também deixar a bateria inchada, a bateria engorda até o ponto de não conseguir encaixar mais no aparelho!