Uma dúvida aqui: qual a melhor IDE pra programar com C/C++? E o ambiente: Windows ou Linux?

Queria saber na opinião de vocês qual a melhor IDE pra em C/C++. Eu tinha gostado do Visual Studio 2019 Community, porém ocupa muito espaço comparada as outras IDEs que eu já testei, e queria uma opinião de vocês. Além disso, qual o ambiente mais adequado pra se trabalhar com essa linguagem: o Windows ou o Linux?

Enquanto ninguém responde a sua dúvida especificamente, o pessoal deixou umas dicas aqui que podem ser úteis:

1 curtida

Minha opinião nesse ponto é que a melhor IDE é aquela que vc conhece e gosta…

Eu uso vscode, porque minhas demandas são simples e me atende muito bem, mas provavelmente um dev não ia conseguir usar ela…

2 curtidas

Cara, depende muito do que você vai precisar.

O ambiente geralmente é ideal estar trabalhando no mesmo que sua aplicação irá rodar. Se vai rodar mais em Linux, melhor desenvolver em Linux, etc. Vai te economizar um bom tempo na hora de fazer testes e debugar.

Sobre IDE, vai muito de gosto e ferramentas que você utiliza dela. O Visual Studio completo é enorme, é uma das IDEs mais completas, possui desde um editor de código “básico” até ferramentas mais avançadas para debug, gerenciamento de equipes, etc. Mas você realmente precisa disso tudo? Se for um caso onde você só utiliza o editor e o compilador (e talvez um Git), dá pra se virar tranquilamente com um programa mais leve, como Visual Studio Code. Eu utilizo ele para trabalho e é excelente, além de existir uma infinidade de extensões que são uma mão na roda…

1 curtida

Acabei por ficar com o Visual Studio mais por causa do desempenho dele ser melhor. Tentei usar o CLion, mas trava muito, e o VS Code achei meio complicado de se configurar. Aí como o VS já veio pronto, por comodidade, acabei também por ficar com ele, mas, obrigado pelas dicas!

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.