Quais são suas ferramentas/linguagens/IDEs no trabalho do dia-a-dia?

Imagino que uma boa galera aqui deve trabalhar com desenvolvimento, então bora compartilhar um pouco sobre nossas stacks pessoais de linguagens e softwares! \õ/

No meu caso num geral, eu costumo usar para desenvolvimento o Visual Studio Code, pois é gratuito, relativamente leve, rápido e tem uma tonelada de extensões da comunidade.
Em termos de linguagens entram PHP, JS e SQL como as principais, porém Ruby também está ganhando espaço por conta do Discourse.

2 curtidas

Eu sou estudante, então geralmente depende do semestre kkk Às vezes rola um C, às vezes Python, JavaScript, SQL, Haskell… Acho também que vou acabar usando Java e Golang esse semestre. Pra programar, eu uso o VIM, o Visual Studio Code ou se tiver que mexer com Java, o Intellij IDEA

1 curtida

Sou desenvolvedor back-end. Gosto do VS Code em geral e pra PHP com Laravel do PHPStorm pela integração que ele tem. Atualmente trabalho com PHP e Dart no backend e no front Vue, ANgular 2+ e Flutter.

1 curtida

Ferramenta: VsCode, Atom, Docker, Kubernets, AWS, Google Cloud Platform e Azure.

Linguagens: python, javascript, puppet e terraform (infraestrutura como código - IAC)

Trabalho configurando servidores e preciso dessas ferramentas e linguagens para trabalhar.

1 curtida

VsCode (coisa linda!), tanto pra back como pra front.
Hoje estou trabalhando com C# e Angular (javascript/typescript)

1 curtida

Atom e PHP. Acho que sou o único usuário dele hahaha.

1 curtida

Já usei… Hoje estou no Visual Studio Code, mas te digo, foi um processo de migração que demorou um pouco a ocorrer…

Usei o SublimeText por um bom tempo… e tem uns 2 anos que aderi ao VS Code.

A Stack era PHP (CakePhp) + Jquery com Bootstrap… atualizei a Stack para Node, React e também comecei a fazer apps com ReactNative.

1 curtida

Uso PHPstorm, DBeaver (migrando para o DataGrip), Vs Code. Tudo rodando lindamente em Docker :smiley:
Programo em PHP, Flutter, C e as vezem em Js (Node no caso)…

1 curtida

uso basicamente VSCode e Terminal, trabalho com SCSS, LESS, Javascript e vários frameworks, varia de acordo com o projeto e equipe que trabalho.

1 curtida

SublimeText3 pra Python, eclipse pra Java e Dev C++ pra C++

1 curtida

Trabalho em um pequeno provedor, faço um pouco de todos os papeis de uma TI (mas estou caindo mais para desenvolvimento agora)
Uso muito

Linguagens:
JS/PHP/BASH/PYTHON

Infra:
VMware, docker e ansible

Outros:
phpstorm/sublime/vim , DBeaver/Workbench

Sou louco por meus dotfiles uso zsh com tmux e outras brincadeiras, qualque hora compartilho

Ta gostando do DataGrip? vou testar!

Gostei, aqui temos bastante coisa de infra! Não tem tanta Infra automatizada aqui. (To tentando)

Aqui eu to usando phpstorm pela integração com testes e toda a stack dele roda de boa com docker , tenho alguns gatilhos pra facilitar o uso com docker/docker-compose. Ele ta cada dia melhor mesmo.

Direcionei meus trabalhos para o Java de uns anos pra cá, por ser uma linguagem polida com muitos anos de mercado e otimizações na VM, multi-plataforma, server/pc/mobile. Assim posso me dedicar mais a uma linguangem só com suas bibliotecas e ferramentas complementares, a ter que me atualizar em diversas linguages e dividir o tempo para isso, porém evito um pouco os frameworks.

Nada contra as outras, ja trabalhei com desde Assembly, C, Cplus, Delphi, .Net, Php. Acho importante conhecer outras e seus pontos de vista, mas não da para permanecer atualizado em tudo.

Assim como BD, hoje dou preferência para postgre, mas também uso mysql e sqlite.

Preferência do IDE é Eclipse, por ser gratuito, possuir diversos plugins, projetos já desenvolvidos para ferramenta. Está longe de ser perfeito, em funcionalidades e interface perde para o IntelliJ, possui mujtos bugs bem irritantes, mas pelos conjunto de motivos que mencionei ainda é meu Top Gear.

Estou em uma fase diferente da carreira, mas acho importante experimentar diversas linguagens e ferramentas no começo e depois também não se fechar muito porque o tempo ensina que uma coisa que é legal hoje, funciona bem, está em alta, pode não existir mais amanhã.

1 curtida

Trabalho com NodeJs+Express+Sequelize no Visual Studio Code (amo). Às vezes, também trabalho com PHP+Laravel também (com o Docker).
Espero conseguir aprender React Native nessa quarentena (ainda usando VSCode).

Btw, tô dando graças a Deus que o WSL (tá aí mais uma ferramente que uso rsrs) vai possibilitar o uso do Docker nele. <3

Gosto Bastante do DataGrip, na verdade, pra mim a suite da JetBrains é a melhor, o problema é o custo :confused: Como sou Estudante, tenho tudo free, e rapaz, é fantástico seu uso…

1 curtida

Eu uso no dia-a-dia IntelliJ pra Java e WebStorm pra TypeScript :grinning_face_with_smiling_eyes: na real pro projeto todo Angular uso o WebStorm, então pra mexer com HTML e SCSS também

1 curtida

Sou desenvolvedor back-end (PHP), utilizado Vscode e Datagrip.

Nos projetos do serviço e pessoais, utilizo java com os frameworks do spring no backend e no frontend tenho utilizado desde Thymeleaf até o Angular.
Já fiz algo com nodejs, extensões para o Chrome só com Javascript, HTML e CSS, bastante código no Excel com VBA, alguns scripts usando VB e quando preciso montar relatórios, uso Excel ou PowerBI que usam as linguagens DAX e Power M.
Quando se trata de IDE, uso Intellij Idea e VSCode, esse não muito bom pra Java.