Telegram pode ser banido na Alemanha (e no Brasil) por não responder a governos

Pior que já tem, com proxy, acho que o nekogram tem (pelo menos tinha até esses tempos).

1 curtida

Estava pensando justamente isso, a Rússia não conseguiu…

2 curtidas

Sobre o motivo do TSE querer barrar, eu penso que é superestimado o poder desses grupos de fakenews, pessoas que fazem parte disso geralmente entram já simpatizando com as bobagens que propagam, é bem difícil pra não dizer impossível explicar para alguém que “não quer entender”, que o que ele acredita ser verdade é mentira …

Que eu saiba a Alemanha já voltou atrás

4 curtidas

No Brasil nem os sites do governo seriam desbloqueados. hahaha

1 curtida

E tome o assunto novamente. E vamos responder de novo, pra que todo aquele que passe por aqui possa ler.

Imagine a seguinte situação: usuários comuns, comerciantes, funcionários de empresas, todos usando um determinado serviço e, do nada, o serviço para de funcionar, pois o governo teve a brilhante ideia de barrar o serviço, pois assim achava que conseguiria combater um problema. Problema este que poderia ser combatido de forma mais eficiente utilizando outras medidas, que não fossem prejudicar a população em geral, em outras palavras, mais prejudicar do que ajudar e acabar nem resolvendo o problema.

Aí as objeções são:

“Como não resolve o problema? Ao bloquear o serviço, o problema seria ao menos minimizado”
Santa inocência. É o argumento mais fraco, como já disse noutro comentário, se a faca tá cega, eu troco a faca. Se barrarem o serviço, outro será utilizado para o mesmo fim.

“Mas algo tem que ser feito para solucionar o problema, essa é a medida mais eficaz a curto prazo”
Além de não ser eficaz, como já respondido no parágrafo anterior, só cria mais problemas, como manter a base de gente mal intencionada, bem como a de pessoas sem instrução e pensamento crítico, algo que poderia ser solucionado pelo próprio governo com medidas eficientes, como educação, embora sejam medidas a longo prazo.

“Mas uma coisa não anula outra, aquilo poderia ser feito, ao mesmo tempo que se faz isto”
Porém, entramos na questão do autoritarismo. Um governo querer controlar o mercado com medidas drásticas assim não é legal. É a ponta da linha que ele precisa pra sair rasgando o tecido da democracia e liberdade. Não podemos permitir.

“Então ao menos o serviço poderia colaborar com o governo para combater o problema”
Pode até ser, porém, no caso, o governo tem uma responsabilidade maior em combater esse tipo de coisa, como dito há dois parágrafos, que, se já o tivesse feito, não estaria enfrentando o problema da proporção que ele pensa que está hoje. Logo, não necessariamente o serviço tem que combater isso, assim como uma fabricante de facas não pode ser responsabilizada ou banida, porque estão usando suas facas, que são as mais afiadas do mercado, pra saírem esfaqueando pessoas por aí.

tl.dr.: Se o governo quer combater fake news, basta agir em cima da causa, não da consequência. Ou seja, que adote medidas que faça a população se informar e ter pensamento crítico, que ela mesma seria capaz de combater – e vão mesmo fazer isso, neh. Estamos falando de Brasil. Pode até ser que, pelo Telegram não querer colaborar com o combate às fake news, o governo ache justo querer banir, mas isto não impede o problema de acontecer, além de prejudicar várias pessoas que usam do serviço para fins legais, sejam pessoais ou profissionais. Já imaginou se o governo quiser aplicar sempre a mesma prerrogativa pra outras circunstâncias? Num vai ser legal, não.

13 curtidas

E agora vamo pro Signal u.u

3 curtidas

Parabéns, finalmente alguém lucido.

1 curtida

kkkkkkk imagina, ter um representante para todos os app que tem em na Play Store e App Store. Pois é, se meditar um pouco vai ver que o “BLOQUEIO NELES” é algo mais complexo que sua mente julga nesse momento. Sem contar que só países TOP para se morar tentaram bloquear o Telegram. (Rússia , China , Cuba , Irão , Azerbaijão , Bielorrússia).

Tenta meditar um pouco mais na sua ‘tranquilidade’ em apoiar que a “justiça brasileira” (STF) esteja pensando em bloquear um aplicativo.

2 curtidas

Vai justamente fazer com que as pessoas aprendam a usar. Imagina o monte de tutorial ensinando na web/youtube/videos do zap, tiktok, kwai?!?!?!

4 curtidas

Belo resumo. Infelizmente não entendo pessoas em pleno seculo 21, com a internet na palma da mão achar normal a “justiça” (STF) querer bloquear um aplicativo de mensagem que sofre resistência justamente em país onde a democracia passa longe.

Essa geração que apoia isso vai ferrar com gerações futuras. Anota ai.

4 curtidas

pow ficou massa essa sua foto do StarCraft2!!! Sou fã da franquia!!!

Pelo visto erros milenares continuam se repetindo sem qualquer aprendizado adquirido:

4 curtidas

Isso me lembra aquele desenho do julgamento dos automóveis. Eles são acusados de causarem o caos no trânsito, de não respeitarem ninguém, etc. Daí entra o advogado de defesa e mostra que os carros não são nada sem os motoristas. OU basicamente: o Telegram é uma ferramenta de comunicação. Quem usa ele de forma (supostamente) conflitante com os interesses do TSE é quem deveria ser acusada. Mas como sempre é mais fácil culpar algo do que alguém.

7 curtidas

Concordo plenamente, essa é exatamente a minha linha de raciocínio. A questão, que eu consigo ver de quem contra argumenta a isso, é que no Telegram, entre outras coisas, é muito difícil rastrear quem comete práticas ilícitas em grupos, por exemplo. No azulzinho você consegue deletar mensagens sem deixar rastros (dá até pra apagar todas as mensagens de quem te enviou, até no dispositivo da outra pessoa, e de qualquer época (!) Particularmente um recurso que eu não gosto no Telegram). O que dificultaria, e muito, o trabalho das autoridades.

Como elaborar medidas efetivas que rastreiam quem faz isso, de forma precisa e atual? Aí entraria a questão do Telegram colaborar, mas…

Contudo, ainda penso que é responsabilidade última do governo em providenciar formas de contornar a situação a longo prazo, como expliquei, pois, como você mesmo disse, o Telegram é simplesmente uma ferramenta de comunicação. Ele não é a causa do problema.

1 curtida

Só teria efeito positivo pras empresas predatórias de VPN grátis que roubam dados, nenhum BR iria pagar por VPN boa. Enfim, não daria certo.

Então, tem aquela “se você não paga pelo serviço… você é o produto.”… hahaha

Políticos ainda acham que podem bloquear alguma coisa na internet

Se é pra combater fake news, vão bloquear as propagadas políticas tb?

2 curtidas

Um app feito para burlar travas de países autoritários vai dar atenção para Alemanha e Brasil sim, confia. A Russia tentou bloquear, não deu certo e voltou atrás, o Irã bloqueou e continua funcionando lá.

1 curtida