TSE cogita banir Telegram no Brasil para combater fake news nas eleições

Um bocado de mídia foi cedida a políticos logo após a ditadura, de lá para cá as coisas evoluíram muito e também em sentido contrário. Essa história de ser vendido para políticos é de jornais que seus donos defendem político, essas eu não vejo mesmo: Jovem Pan, Record, SBT, Band; tem os de extremos de direita e esquerda também não vejo, somente conta um lado

Agora, problema da Globo que é a maior de todas aqui, tem os que amem e os que odeia. Hoje são os da extrema direita e conservadora que os odeiam. mas muda governo e a globo sempre faz denuncias contra o governo, e sempre é odiada, só que esse é o trabalho dela. Na época do PT, era os esquerdistas que odiavam.

E existe inúmeras agências de checagem e não só da globo, tem: Agência Lupa, Aos Fatos, Fato ou Fake (esse é da globo), comprova, tem mais também, e tem bons site com bom jornalismo: Globo, Uol, Folha, Estadão, A Publica, Repórter Brasil, CNN, Revista Piauí, Tecnoblog, BBC Brasil, DW, El País.

Perfeitos não são, mas estão evoluindo, isso demora tempo e ainda que teve um tempo bem conturbado na época de ditadura.

hoje, o governo atual mente muito, não dá para confiar, então qualquer coisa hoje está melhor do que o governo

10 curtidas

“É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta.” Martin Luther King

8 curtidas

isso mesmo, muita gente esquece ou não tem conhecimento de que o Hitler fez tudo o que fez dentro das leis.

8 curtidas

O mais risível disso é que se está instituindo um estado de exceção ao praticarem medidas arbitrárias “em nome da democracia” e tem gente que ainda defende. Antes de 64, o Brasil tava indo por caminho parecido. Só que o golpe veio e o resto é história.

E se o Telegram for banido, tem o Signal.

9 curtidas

Certa vez li que o militante julga que tudo é valido em nome da causa que ele defende. “Vamos banir o Telegram, mas é em nome do combate as notícias falsas!”. Qual o próximo passo? As pessoas mandam emails, conversam em bares…

O TSE deveria mandar os provedores de email instalar um filtro para monitorar se as pessoas estão espalhando notícias consideradas falsas pelas isentas agências de checagem de fatos? Colocar fiscais em bares para ficar de olho no que o povo está conversando?

13 curtidas

Dando uma lida nessa discussão aqui, interessante que os comentários mais sólidos e com mais fundamentos são daqueles que concluem que banir o Telegram não resolve o problema de fake news. E eu concordo com eles.

O raciocínio é simples, pessoal: se o TSE tá implicando com o Telegram, bani-lo não vai resolver a questão, a galera vai só mudar o endereço. Se a faca tá cega eu troco de faca. Se o Telegram for banido, outro mensageiro o substituirá para o mesmo fim. O negócio é trazer soluções, como já falaram, sobre educação e informação.

A política brasileira, há décadas, vem implementando “tapa buracos”, soluções paleativas, ao invés de tratar do problema, no cerne, que traz resultados eficazes a longo prazo. Eu poderia criar uma lista aqui, a se perder de vista, com exemplos desse tipo.

O pessoal tá tão vidrado nessa politicagem de fake news que se esquece que essa é uma decisão bem autoritária. A história nos ensina o quão isso é perigoso. Vamos mesmo apoiar?

20 curtidas

Vão se aproveitar da pandemia, enfiar uma fake news de que a coisa tá pior que antes e colocar todo mundo de quarentena obrigatória de novo “pra evitar o contágio”. Só que se esquecem que tem várias outras ferramentas (antigas e novas) pra comunicação. Usando uma frase do Dr. Dre na época em que surgiu o Napster: “tentar barrar o compartilhamento de arquivos é como tentar parar a chuva”.

3 curtidas

Pelo visto o telegram só tem medo da Disney e da Globo mesmo que derruba rapidinho conteúdo deles kkkkk Gosto muito do telegram mas sei que o app é totalmente precário em soluções que evitem esse tipo de situação. Triste

2 curtidas

Igual lá em 2006 em que alguém mentiu que o adversário ia acabar com um programa social que nada mas era do que a junção de outros programas sociais de um presidente anterior do mesmo partido

2 curtidas

Ele não tem sede no Brasil e em outros países para não ter que dar “explicações” a burocrátas narcisistas como o boca de veludo.

9 curtidas

Achou bizarro? o telegram não deve operar de lá mesmo A sede é nós Emirados por um motivo bem simples.

2 curtidas

Engraçado, se sujeito tiver a mãe, namorada ou esposa com foto pelada circulando a solta pelo telegram, rapidão deixa de lado esse papo de Brasil sendo ditadura. App social não tem que ser terra de ninguém, tem que controlar mesmo.

2 curtidas

Fake news hoje virou um instrumento de moderação social, arrumaram uma forma bonita de controlar os fatos. Hoje tudo pode ser fake news, o sentido original já se perdeu. Tornou-se tão elástico que já é usado para embasar o que deve ou não ser lembrado.

A verdade somente faz sentido quando seu contraponto existe. A partir do momento que alguém decide o que deve ou não ser lembrado, o referencial de verdade se perde e deixa de ser uma decisão individual, crer ou não. Enlatar a verdade e a mentira, é a forma mais engenhosa de ditar o rumo de uma nação.

Me preocupa seguirmos nessa direção e as implicações decorrentes. Daqui um século qual será a história a ser contada.

18 curtidas

“Basta uma geração abrir mão de sua liberdade e nós a perderemos para sempre”

George Washington

Não é de hoje que existem tendências ditatoriais no mundo inteiro, essas pessoas aí são apenas mais algumas que passarão em branco pela história.

Me entristece baterem palma para um TSE com essa configuração atual.

Aliás, alguém sabe pra que serve o TSE? Um órgão caríssimo que só existe no Brasil?

5 curtidas

Qual o motivo?

Aqui sempre foi a casa da mãe Joana.

3 curtidas

Fico feliz dos comentários estarem contra essa palhaçada proposta pelos nossos senhores do supremo, o precedente que se abre é muito arriscado, mesmo que a intenção seja boa no papel. Na minha opinião o governo deveria levar mais em conta a opinião da população na hora de tomar uma decisão tão arriscada, senão daqui um tempo não vai existir mais democracia.

6 curtidas

Nenhum país tem como pressionar os e
Emirados Árabes.

3 curtidas

Então, tecnicamente o Whatsapp NÃO dá suporte a nada disso… Inclusive eles deixam explicito nos termos de uso que não se pode integrar sistemas automáticos no Whatsapp… O povo faz, mas isso é uma gambiarra e corre sempre o risco de parar de funcionar do nada.

O Telegram, ao contrário, providencia uma API de robôs e outra API de integrações, e incentiva o seu uso. Se sua pizzaria ou sua operadora não atendem pelo Telegram, é só por falta de vontade deles, não por falta de suporte.

Mas isso está mudando… Pouco a pouco vão aparecendo mais e mais negócios que atendem pelo Telegram.

  • O grupo da empresa que eu trabalho migrou para o Telegram pois agora tem mais de 300 funcionários e o Whatsapp não dava suporte a tanta gente.

  • Os grupo dos amigos do Airsoft e do Motoclube mudaram para o Telegram porque metade dos vídeos que eram encaminhados no Whatsapp não abriam.

E nós notamos um padrão: Sempre é com algum vídeo “polêmico”. O Whatsapp se finge de João-sem-braço alegando problemas com a rede, mas se você salva o vídeo no celular e envia direto, o vídeo vai normalmente (claro, perdendo um pouco da qualidade original devido ao re-encode).

10 curtidas

Seu oponente eleitoral tambem não é lá flor que se cheire

2 curtidas