Tecnocast 166 – Quem precisa de uma DSLR?

Originally published at: Tecnocast 166 – Quem precisa de uma DSLR? – Celular – Tecnoblog

1 curtida

pelos erros de gravação esse episódio foi gravado numa mesa de bar. kkkkk

O meu primeiro celular com camera foi um Nokia 2760.

1 curtida

É realmente incrível ver onde a fotografia mobile chegou.
Os sensores devem ser os mesmos desde a época das cyber shot da vida, a chave está no processamento, real. Eu mesmo tenho um galaxy S9 mas uso o app de câmera do Google Pixel hackeado, e o salto na qualidade da imagem é monstruoso!
Sou cético e exigente, então as os celulares estão longe de alcançar uma boa câmera dslr. A definição, nitidez, qualidade, graduação das cores etc são coisas ainda longe da foto mobile.
Pra finalizar: eu tenho horror ao efeito fundo desfocado digital na maioria das vezes.
No mais, ótimo tema!

1 curtida

Acredito que chegamos em um ponto onde o público que precisa de uma DSLR, está bem segmentado e estabelecido.

Também não vejo mais quem entrou na era mobile, “regredindo” para uma DSLR. Quando se fala de uso profissional de smartphone para foto e video, o segmento que logo me vem à mente, é a galera que produz conteúdo para mídias sociais. Esse segmento precisa de agilidade. Abrir o app e começar a gravar. Ninguém vai filmar um stories com uma RED e postar.

Equipamento profissional ainda tem muita vida pela frente, mas o smartphone agora vem reduzindo esse gap, e inspirando mais pessoas a produzir conteúdo, expressar sua arte, sem precisar depender de equipamentos caros.

Um flagship já ultrapassou a barreira dos dez mil, porem uma câmera de cinema ou DSLR com conjunto de lentes variadas, conseguem ser muito mais caras, e esse sempre foi o entrave para quem não ganha a vida com isso, fora ter que lidar com interfaces nada intuitivas e depois ter que exportar para um monitor igualmente capaz para fazer a mágica acontecer.

Ainda há espaço para os dois coexistirem. E esse espaço nunca irá ser suplantado completamente.

3 curtidas

Meu primeiro celular com câmera foi em 2005 ou 2006 e era um Motorola V3, q tinha câmera frontal (na verdade era externa, qd o flip estava fechado), apesar de a resolução ser ridícula.

O melhor celular com câmera q tive, das antigas, foi o N95 8Gb, numa época com pouco ou nenhum pós processamento, ou seja, a qualidade da foto dependia da qualidade do sensor e da óptica pura e simples. E o N95 era bom pq era gordinho, então as lentes cabiam de forma mais adequada.

Por mais que as câmeras de smartphones tenham evoluído muito, eu ainda acho que a qualidade fina de uma DSLR é superior e ainda não alcançaram.
Claro, pra postar imagens em redes sociais isso é irrelevante, mas em qualquer impressão média/grande já dá pra perceber que não é uma câmera de fato. Toda foto de smartphone, ao ampliar 100% os pixels sempre se parecem com uma aquarela e quando você tem olhos treinados (por trabalhar com imagens) é muito fácil distinguir.

3 curtidas

Minha empresa trabalha com levantamento de flora e fauna.

Pra fauna principalmente, sem uma Dslr, não dá pra fazer o serviço, tanto pelo zoom e macro, quanto pela velocidade de captura, muitas vezes à noite ou com baixa luminosidade (início da manhã ou da noite).

4 curtidas

Meu primeiro device que tirava fotos boas não foi um smartphone e sim um PocketPC!! Em uma época em que carregávamos dois equipamentos (celular+pda), acabei saindo de um longo período na linha Palm (saudades) e comprei um HP iPAQ rx3715 em Jun/2005. Lembro-me de ficar realmente impressionado com as fotos, principalmente em P&B. Todavia, não durou muito na minha mão. Acabei vendendo antes do final daquele ano e voltei para os Palms :grimacing:

Comentando sobre o que foi dito no episódio, eu tive simultaneamente um iPhone 4s e um Galaxy S3, eu gostava mais de resultados de fotos no S3 e pra mim foi o primeiro Smartphone onde as fotos ficavam boas de verdade. O foco era rapido, fidelidade de cores era boa pra época, arquivo ok, enfim. Pra mim a grande virada das câmeras ocorreram com os esforços de duas fabricantes, Google, com um software que refinou muito o HDR e a Huawei, que enfiou várias câmeras em tops de linha, mais especificamente com o P20 Pro, e chutou o pau da barraca. A partir daí, creio que ambos os caminhos se uniram e passamos a ter mais qualidade, junto de mais versatilidade para fotos num smartphone

Meu primeiro celular com câmera foi o LG c300 que tinha escrito smart na caixa (claro que fiquei me achando na época :joy::joy::joy:). A câmera era bem ruim e eu nem e me iludia, pois comparava com uma cyber-shot que eu tinha e via que a qualidade era ridícula rs.

O primeiro celular com uma câmera relativamente boa foi o Nokia Lumia 630 que embora não tivesse flash tirava excelentes fotos, claro que selfies eram um problema, pois não tinha câmera frontal.

Excelente programa como sempre. O meu primeiro celular com câmera foi um Siemens S55, que a câmera era de encaixar! Sim, a câmera era um acessório que você plugava na entrada proprietária de carregamento do celular. Além da câmera, que tinha a incrível resolução de 640x480 e 256 cores, esse celular tinha outro diferencial enorme: Ele era GSM. Antes dele todos os celulares eram CDMA. Isso ai foi lá pelos anos 2002 ou 2003. (Edit: Eu descobri o modelo do celular!)

Sobre substituir a DSLR, eu penso que existem dois públicos: Os amadores e os profissionais. Para profissionais, não há o que discutir: Eles ainda vão ficar nas DSLR por muito tempo… E se em algum momento eles migrarem para algum outro tipo de câmera, será para as Mirrorless, que tem qualidade IDENTICA as DSLR, porém sem o viewfinder (ou com um viewfinder eletrônico). Para eles, um sensor grandão e a capacidade de usar lentes grandes é mandatória.

Para os amadores, por outro lado, um iPhone atual substitui perfeitamente uma câmera. Amadores são aquelas pessoas que querem ter fotos de boa qualidade e aceitam lidar com um trambolho gigantesco para isso algumas vezes… uma DSLR é igual a um filho, você não pode descuidar dela, não pode deixar em qualquer lugar, ocupa espaço, faz barulho, chama a atenção e é cara… Um celular por outro lado é bem mais discreto e se ele consegue entregar fotos com qualidade similar, simplesmente não tem razão pra levar a DSLR por ai.

Aqui eu tenho uma DSLR, uma Canon T3, que é antiga e filma em 720p e tira fotos de 12MP de excelente qualidade. Porém já faz anos que ela não sai de casa, porque o meu iPhone 7 Plus é muito mais prático.

Até mais! Continuem com o programa, está cada dia melhor!

2 curtidas

Mãe to na Globo! :joy:

1 curtida

Ano passado vendi minha Nikon D3300 para comprar um Xiaomi Mi 9, sempre gostei de fotografia (vendi até uma lente 35mm 1.8).
Em termos de qualidade de imagem para foto, o celular perde mas de longe, talvez fique mais próximo fotografando com muita luz, mas se baixar um pouco a coisa complica bastante. Então em termos de qualidade de imagem, uma DSLR ainda dá um pau em um celular.
Mas o meu problema com um DSLR, era que para tirar o máximo da câmera, é necessário fotografar em RAW e depois trabalhar nessa foto por uns 2 minutos no photoshop (ou similares). Se imaginar que em uma festinha de família, você tira por baixo umas 50 fotos, ai se vão quase 2h de trabalho para editar as fotos. No final, eu estava demorando uns 6 meses para ver as fotos da festinha, pq dava preguiça de editar uma a uma. Nesse ponto celular é extremamente prático.
Eu acho que se for fazer uma viagem especial ou documentar um evento especial, ainda compensa uma DSLR, mas pro resto o celular dá conta. O problema como sempre é o preço, no BR você comprar um S20 por R$ 3.000, mas não acha câmera nova com os recursos do S20 neste preço, ai tem q tentar usado e equipamento mais velho, fora o resto como lentes e bateria.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.