O que acham da venda de smartphones sem carregador?

Acho que isso vai demorar a chegar nos celulares de entrada. Vão fazer justamente nos premium primeiro, até porque são esses aparelhos que estão ficando com produção mais cara por conta do 5G e afins.

As empresas devem ter noção que tirar acessório de modelo mais barato é pedir pra perder mercado. Exceto se isso for um movimento coordenado, o que eu acho um pouco difícil.
Como já foi dito em alguma matéria aqui no TB (ou em alguma discussão, não lembro), preocupação ambiental é coisa pros ricos.
Você precisa ter dinheiro para poder se dar o luxo de se preocupar com o meio-ambiente e fazer todas as (ou a maioria) suas escolhas tendo o futuro do planeta como norte. Pobre não tem dinheiro pra isso, o que parece uma contradição, mas segue a lógica econômica do cenário atual do capitalismo.

1 curtida

Lamentável, principalmente quem abraça a ideia.

3 curtidas

Mais lamentável ainda quem abraça concordando que realmente é para ajudar o meio ambiente :clown_face:

Talvez uma geração de celulares sem vir com carregador não fará muita diferença, já que praticamente todo mundo tem em casa, mas uma segunda geração já vai ser chato ter que comprar

Eu não sei dizer em outros países, mas aqui no Brasil tem potencial para ser considerado “prática abusiva” via Código de Defesa do Consumidor.
"Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;"

Porque se enquadraria aqui? A Apple exige (até para questão de garantia) que o consumidor faça uso SOMENTE de carregadores/cabos fornecidos ou certificados pela mesma, e a partir de agora não os fornece junto ao produto, obrigando o consumidor a comprá-lo em separado. Isso tem grande potencial a dar entendimento de um “produto adicional” necessário para o funcionamento do produto, gerando sérios problemas de demanda judicias que a empresa pode sofrer nas vendas locais.
Como isso poderia se adequar (minha opinião) por aqui? Vendendo o produto + carregador (nem que fosse em caixa separada) por um determinado preço, e em caso do usuário optar por dispensar, dar um desconto e assim vender o aparelho sem a pequena fonte de recarga. Sei que muitos vão dizer que a Apple não se importa com o Brasil e blá blá blá, mais isso tem grande potencial de judicialização relevante, e acaba custando muito a qualquer operação.

3 curtidas

E pior que vai espalhar mesmo viu, A gente critica não é porque é a Apple ou hate da marca não, é porque a Apple é um definidora de preços, é o alicerce do mercado, o que ela fizer as outras vão copiar, simples assim.

1 curtida

Analisando pelo lado jurídico, caso isso realmente se sustente, esse assunto ainda deve dar muita dor de cabeça pra Apple, principalmente pela possível perda da garantia.

1 curtida

Tomara que tenha mesmo, Eu espero que o Procon aja imediatamente contra isso antes que as outras façam o mesmo, É como vc disse, vender um produto caro e ainda por cima vender um produto adicional e necessário para o funcionalmente do produto de forma separada é um absurdo, desrespeito ao consumidor, é uma compra casada invertida, digamos,

3 curtidas

No caso da França, onde uma lei exige que a Apple (ou qualquer fabricante) coloque fones de ouvido na caixa, a empresa da maçã conseguiu achar uma solução bem bacana…

Vender o produto em 2 caixas, uma dentro da outra!

O meio ambiente agradece rsrsrsrs

3 curtidas

Pse kkk o que eu vejo é as empresas usando o argumento do meio ambiente como forma de lucrar mais, nenhuma realmente se interessa de fato pelo meio ambiente.

4 curtidas

Depende, se passarem tudo pra USB-C vai dar problema.

1 curtida

Oh …o celular que custa 4k-6k ainda vim com carregador peba seria o fim.

Também não compro celular caro, acho total desvantagem em números prontos.

E se eu quiser câmera boa eu vou de DSL-R . E SIM EXISTE CAMERAS COMPACTAS.

Por que tu separou o R? Digital Single-Lens Reflex… hahaha

Mas no caso… as DSLR, com esse dólar totalmente atrativo, ficaram com um preço super acessível. hahaha

Tu compra a a5100 da Sony mais barato que o iPhone 12 ahhahauauauau.

E ainda sobra dinheiro pra comprar um S10 ou s20 no Black fraude

Existem situações em que é melhor ter um celular com uma super câmera do que uma DSLR. Falando como jornalista aqui, conheço várias redações que trocaram câmeras por iPhone porque acaba sendo bem mais prático pra cobertura do dia a dia. Não estou dizendo que a DSLR não tem mais uso — até porque ainda tem e muito — mas dependendo do contexto, vale mais a pena sim ter um smartphone topo-de-linha pra usar como câmera do que uma DSLR. Mas isso já vira discussão pra outro tópico…

1 curtida

acabou de sair um tecnocast sobre isso aliás.

1 curtida

É mesmo! Já tem até o tópico de discussão: Tecnocast 166 – Quem precisa de uma DSLR?

1 curtida

Matéria legal sobre esse assunto:

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n165049/iphone-12-o-que-muda-com-ausencia-do-carregador.html

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.