Sugestões, opiniões e "isso nem deveria existir"

Eu vou em um outro momento reeditar o texto desse tópico, é só que eu queria deixar aqui de uma vez a minha nota de repúdio ( :laughing:) quanto a isso aqui:

Opera Instantâneo_2020-06-29_221507_comunidade.tecnoblog.net

É muito chato isso aqui “velho”… Eu quero responder a pessoa e não posso porque tenho que esperar alguém comentar primeiro. Deveria ao menos deixar eu responder as pessoas que comentaram, ainda que tivesse limitado a apenas uma resposta por comentário.

E com “velho” eu quis dizer @Thiago_Mobilon, acho que isso ficou… Err… Bem claro, não é mesmo? :joy: :joy: :joy: Brincadeira hein Mobilon, não vai me banir! :sweat_smile:

Edit: Eu prefiro não reeditar, acho que pode ficar confuso. Criarei um outro tópico com outros pontos num momento oportuno. Se acharem melhor reeditar esse, é só deixar nos comentários.

Em que momento apareceu esse diálogo? Explica melhor pra eu entender

Se eu tentar responder mais de uma vez seguida, ele salva meu comentário e dá esse aviso. Aí quando mais alguém comenta, eu consigo postar esse comentário salvo e fazer outro.

Isso é pra evitar flood

3 curtidas

Eu li iFood e fiquei igual a Nazaré Tadesco. :joy:

3 curtidas

Completamente compreensível, porque tem umas pessoas que não sabem editar o comentário ou confundem o espaço com chat e vão comentando de forma fracionada! Haha

Mas como disse, pelo menos uma resposta por comentário deveria ser permitida. É o básico, não é pedir demais.

Além de ser chato, consigo imaginar situações aonde uma pessoa pode acabar se sentindo prejudicada e isso fazer com que ela deixe de usar a comunidade.

Já pensou em replies usando quotes? Faz mais sentido pra esse caso de responder várias pessoas do tópico.

E caso seja pra puxar um assunto relacionado, o melhor é sempre criar um tópico novo.

2 curtidas

Respondi no seu outro tópico, mas cabe aqui, complementando a resposta do Mobilon.

https://comunidade.tecnoblog.net/t/do-portugues-dar-retorno/11038/3?u=imhotep

Continuando a discussão do Sugestões, opiniões e "isso nem deveria existir":

Sim, faz todo o sentido. Eu acho inclusive que é uma forma mais estruturada de responder várias pessoas de uma vez, mas veja, então qual a função do botão de responder se eu não posso responder individualmente cada pessoa?

Soa estranho eu ter que dar a volta numa função que foi disposta a mim. Olhe, numa analogia agropecuária (risos), é como se você me desse uma vara de pescar que só pode ser usada uma vez a cada uso de outra pessoa. Faz algum sentido? – Não, sério, faz algum sentido? É que já me disseram que minhas analogias não são muito boas… :joy:

giphy

Note por exemplo o emprego da função “tópico relacionado” aqui, faz todo o sentido. Você fez uma proposta de discussão, eu segui, afim de discutir algo que vai além daquilo proposto inicialmente, no entanto, ainda relativo ao conteúdo originário.

Mas e se eu não estivesse propondo uma nova discussão, mas simplesmente respondendo pontualmente um comentário sobre o tópico? Você acharia sensato eu abri um tópico relacionado pra isso? E se eu resolvesse fazer isso pra cada um dos comentários?

Porque eu tese eu posso, certo? A ferramenta me permite fazer isso. Mas não quer dizer que esteja certo, eu arriscaria dizer que você diria que uma pessoa fazendo isso está flodando o feed de tópicos, com uma porção de tópicos irrelevantes. Por que não é lógico alguém fazer isso, não são discussões, são respostas ou mesmo reações.

Inversamente, eu poder responder ao menos uma vez um comentário sem precisar de condição ou restrição, faz todo sentido lógico, mas, no entanto, a ferramenta me limita (no caso, esperar outra pessoa comentar).

Explicando melhor o que eu disse acima, discussões e reações. Imagine que um amigo diga pra você que está se casando, se você responder “Meus parabéns!” ou “Aonde será o casório?”, essas respostas são reações.
Agora se a pessoa diz que está se casando e você responde “Você já levou em conta o mercado imobiliário atual?” ou “Espero que não jogue arroz, porque apesar de tradicional, faz mal aos pássaros.”, você está propondo discussões. – Além de ser um péssimo amigo e um chato de galochas! :joy: :joy: :joy:

giphy (3)

Agora, você prestativamente me indicou o “Dicas para aproveitar melhor a comunidade”. Eu o já havia lido, porém, resolvi voltar lá e relê-lo para ver se algo não havia passado batido. E aqui gostaria de citar alguns trechos, escritos propriamente por sua eminência. :face_with_hand_over_mouth:

Se uma resposta dentro de um tópico merece dezenas de respostas […]” você sugere, corretamente, criar um “tópico relacionado”. Mas o que eu estou propondo é usar a ferramenta de resposta disposta uma vez apenas. Se você não quer que acumulem várias respostas, ainda que de indivíduos diferentes, então basta restringir as respostas de um tópico a uma resposta do criador do tópico.

Podendo até mesmo automaticamente substituir o botão de resposta por um que abra um novo tópico. Isso tudo faz com que caso ambas partes ou um terceiro queira dar continuidade naquilo que foi respondido, que abram um novo tópico.

Em todo item 3, pra ser justo, que é curto, “Clicando em responder” não menciona essa limitação, seria interessante avisar isso, vai tornar a pessoa mais propensa a criar um “tópico relacionado”, como sugerido no próprio item. Isso é claro, se o que sugeri anteriormente não for utilizado.

Bom, espero não tê-lo chateado, apesar de definitivamente ser chato, afinal, eu estou escrevendo, eu sei. (risos) Considero esse tipo de discussão ainda que longa e chata, essencial pra evolução de uma ferramenta ou etc. O famoso feedback.

giphy (2)

Eu não entendi muito bem o que você está tentando dizer ou qual exatamente é o problema.

Pra responder individualmente cada pessoa você usa a função “citação”, não é?
Dá mais trabalho, sem dúvida, mas é uma ferramenta do sistema que lhe permite fazer exatamente o que você quer. Eu acho que seria interessante ter um botão “citar”, como tem em várias plataformas de forum, que coloca o post dentro da tag quote automaticamente, mas a forma como é implementada aqui pelo menos torna mais fácil você citar só a parte do texto que interessa.

Ué, qual o problema de responder dentro do próprio tópico?
Se tiver vários comentários que quer responder, faça várias citações na sua resposta. A ferramenta permite isso.

Assim como uma vara de pescar permite que você pesque usando a vara como uma lança, e um martelo permite que você use o cabo pra bater no prego. Você pode, mas vai tem consequências.

Mas você é impedido de fazer o seu primeiro comentário dentro de um tópico? Ou você é impedido de fazer multiplos comentários seguidos dentro de um tópico?
Se for o primeiro, daí eu não sei o que acontece.
Se for o segundo, é só editar o primeiro comentário.
Se for o segundo e você está querendo postar multiplos comentários seguidos porque você quer responder multiplos comentaristas diferentes, basta fazer multiplas citações em um único comentário seu.
A ferramenta de resposta permite isso.

3 curtidas

Pra quem é novo e não usa fóruns há mt tempo, saiba q sempre existiu uma regra ou recurso para evitar flood. O que é flood? É qd uma pessoa responde várias vezes, em sequência, monopolizando o tópico para ela.
É bom lembrar q fórum não é facebook, não é whatsapp.
Fórum é um espaço de convívio e troca de informações onde todos devem ter a oportunidade de postar.

É por isso q vc não pode responder a cada pessoa em um post diferente, em sequência. O q vc pode fazer é responder a todos num mesmo post, quotando (recortando) as partes dos textos das outras pessoas, para linkar com o q vc quer responder.

3 curtidas

Ainda sobre flood: não precisa criar outro tópico pra continuar a mesma discussão. Era só ter respondido pelo primeiro…

1 curtida

Graças a Deus existe o botão silêncio. :joy:

2 curtidas

Sim, dá mais trabalho, não é intuitivo, essa é a questão. Concordo com você, um botão de citar seria melhor. Naquele fórum “que esquenta demais”, você tem o botão citar, naturalmente vou clicando em “citar” e vou respondendo todos de uma única vez.

O meu primeiro comentário é uma “resposta” e não uma citação. Acredito que não ficaria coeso. Novamente, seria melhor ter apenas citações.

Não se você clicar em “responder”. Teria que ia fazendo citação por citação… Imagina num tópico com uma “porrada” de comentários?

Isso faz sentido numa “respostas em árvore”, mas aqui não vejo muito. Apesar de concordar que fica melhor mesmo responder todos de uma vez por citação. Acho que o que @centauro sugeriu seria a solução de fato.

Sim, mas aí está meu ponto. Se quiser fazer algo como fiz, reponder expecificamente uma pessoa e depois responder as outras, eu não posso, pois não responder em sequência, então preferi criar um tópico relacionado.
Senão, eu teria que, por exemplo, ainda dentro daquela resposta, depois daquele texto longo, responder as outras pessoas? Digamos que eu tivesse que ainda responder mais 10 pessoas, a resposta ficaria absurda de longa.

Você acabou de provar meu ponto e eu não o fiz de má fé, com essa intenção e etc.
Agora imagina várias pessoas fazendo isso, várias vezes durante o dia Mobilon? Vai ter que botar o estagiário pra ralar! Hahahaha

só usar @ + nick da pessoa que terá o mesmo efeito de uma resposta, a pessoa vai até mesmo ser notificada.

3 curtidas

Amigo, assim, aprende a usar a ferramenta antes, depois você envia sugestões, pode ser?

Você tá trazendo pra cá a mentalidade de outras ferramentas. Não é a proposta daqui. E existe um motivo pra ser como é, tem tudo explicado no tópico que indiquei.

O que você tá fazendo no final das contas se chama floodar: vários tópicos e posts, com textões prolixos que poderiam ser melhor expressados em poucas linhas…

Não provei, cara… você foi o primeiro a fazer isso… Enfim, aprende antes a usar, depois pode sugerir à vontade, beleza?

Fechando esse tópico também, porque a dúvida já foi respondida. :slight_smile:

3 curtidas