Sugestão de notebook de até 5 mil para planilhas, imposto de renda, etc

Olá.
Queria comprar um notebook e gostaria de sugestoes das especificacoes para a compra de um. Gostava bastante de Dell.
Atualmente, só uso quando não é possível a utilizaçao do ipad.
Tenho um surface, mas o teclado nāo está funcionando corretamente e teclado novo não vende no Brasil.
Aguardo sugestoes

1 curtida

Fala o orçamento e qual o uso pretendido pras pessoas poderem dar sugestões melhores.

2 curtidas

Nao tenho orçamento fixo. Digamos até 5000,00
Uso pretendido são eventuais planilhas, imposto de renda e similares

2 curtidas

Recomendo o Samsung Book E30; vem com tela full HD, 4GB RAM, 1TB de memória e processador I3 10a geração!! Caso compre-o, não vai arrepender-se(talvez)!! Se a demanda de uso for para o básico, ok!

1 curtida

Processador i3 nāo é lento?

1 curtida

ótimo notebook, só peca por não ter ssd e a samsung costuma colocar uns HDs lentos nele, a recomendação é já assim que pegar ele manda instalar um ssd nvme nele.

2 curtidas

Não tanto! Se seu objetivo é para jogar casualmente e demais tarefas cotidianas(estudo, EAD, planilhas etc), dará conta do recado!

1 curtida

Olha… a Samsung não consegue fazer milagre. HD de notebook é uma desgraça mesmo. A maioria dos HDs de notebook são 4200rpm, não?
No caso, nem precisa de SSD NVMe, dependendo do uso dá pra meter um SATA 2.5" no lugar do HD e pegar um case pro HD.

o i3 é mais lento que seus irmãos maiores, até são bem usáveis. Porém não acho que os de décima geração sejam uma maravilha. (São bem melhores que Pentium e Celeron, entretanto)
O Core i3-10110U tem um processamento bruto menor que um FX-6300, de 2014. Porém o FX-6300 é desktop e gasta 4 vezes o que o i3 gasta. Mas não que seja ruim para internet e homeoffice. Eu uso meu FX-6300 com SSD para muita coisa ainda. Inclusive jogar (mas no caso, depende muito também da placa de vídeo que é uma GTX 750 de 1GB).
Agora, se tu for converter/editar video com frequência, recomendo algo bem melhor…

Mas fica complicado recomendar alguma coisa sem todas as informações: Qual é teu orçamento e o uso para esse notebook? Dependendo até mesmo esse i3 serve.

2 curtidas

Como já disse, basicamente para planilhas e para programas não disponiveis para ipad, tipo alguns da receita federal
Não vou jogar nem mexer com fotos e vídeos, mas gosto de computador rápido
Uso praticamente ipad e iphone para tudo

1 curtida

Falta dizer o orçamento. Ou até quanto vai/pode quer gastar.

ele já havia dito

é de 5400 rpm, mas poderiam utilizar de 7200 rpm com uma boa memoria cache, dava um folego ao notebook.

Sugeri o NVME pra não precisar tira o HD, assim pode coloca uma unidade não muito grande e deixar os arquivos pesados no HD, além da velocidade muito superior do NVME.

HD em notebook é uma coisa que eu realmente não curto. Se a pessoa ficar levando pra lá e pra cá ligado, tem uma boa chance de dar problema. Por isso eu prefiro substituir e manter o HD num case.
Mas quanto à velocidade… não acredito que vá fazer muita diferença se a pessoa não estiver realizando tarefas que um i3-10100U já não vá sofrer para conseguir realizar.

Bom, pro uso pretendido realmente não precisa de nada muito potente mesmo.
Core i3 da décima geração deve dar conta do recado sim e 8GB de ram deve ser o suficiente também. Pode procurar alguma coisa com Core i5 ou i7 de gerações anteriores também.
SSD é sempre melhor do que HDD.

Você tem a inteção de ficar levando ele pra cima e pra baixo? Peso, duração de bateria e qualidade de construção da carcaça são importantes?

1 curtida

Ele ficará em casa

Qualquer Ryzen 5/7 ou Core i3/i5/i7 recente com ao menos 8GB de RAM e SSD vao servir ao propósito.

Como tu AINDA não deu um valor máximo, não tem como dizer um modelo em especifico. Dependendo, é até jogo tu pegar um Mac com M1.

Não sei se as outras fabricantes tem algo parecido, mas uma boa parte dos notebooks da HP possuem um acelerômetro, sempre que movimentos bruscos são detectados os cabeçotes de leitura do HD são automaticamente estacionados para evitar danos no disco.


Sobre os processadores, se for pegar Intel recomendo procurar os modelos de 10nm, o código deles tem uma letra G ao invés de U. Os modelos U, mesmo na 10a geração, ainda são fabricados no antigo 14nm++…

Sim, bim, boa parte das fabricantes tem isso, mas só ajuda a reduzir a chance de dar problema. Não evita 100%.

Na verdade, já disse.


Peraí, mas precisa de tudo isso pra planilha, imposto de renda e similares? Não vai ser usado nem pra editar fotos e vídeos, só quer um pc rápido pro uso pretendido.

Pelos testes que eu vejo de vez em quando, até um Celeron tipo o J4125 dá conta desse tipo de tarefa sem grandes problemas (pode dar umas micro travadas mas nada que pareça subir nos nervos usando), então eu acho que um Core i da linha U da geração anterior deveria ser mais do que o suficiente pra isso (a não ser que estejamos falando de multiplas planilhas gigantes com inúmeras páginas).

1 curtida

Se você vai investir em um notebook novo com Intel, não faz sentido algum partir pra um modelo U, fabricado com litografia de 14nm, defasada e extremamente reciclada a essa altura, quando na mesma geração você encontra modelos G, fabricados em uma litografia mais recente e consequentemente mais eficiente, especialmente se for pegar um i3, visto que a diferença de preço entre um i3 de décima geração modelo G e um i3 décima geração modelo U é muito pequena…

1 curtida