SSDs chineses: Marcas confiáveis (ou não)

Não compre o Goldenfier ou algo do tipo, esse daí comprei SSD SATA de 500GB e morreu em menos de 3 meses de uso. No aplicativo pelando postei isso daí e mais 4 pessoas falaram que com eles não durou 6 meses.
Porém se for comprar Chinês recomendo os KingDian ou KingSpec, são marcas de melhor qualidade.

Tive azar com a marca, 3 meses de uso e morreu… Minha sorte é que tinha clonado o Windows de um de 120GB da Samsung que tinha a anos e não perdi quase nada por conta disso daí…

Na postagem do aplicativo Pelando algumas pessoas falaram que funcionou e umas 4 ou 5 pessoas falaram que assim como eu não tiveram a mesma sorte e morreu rápido.

Eu nunca mais compro nada da marca e não recomendo, foram 320 reais jogados fora na época. =(

Eu comprei um KingDian SATA, mas além de não tem DRAM, as memórias ainda são QLC, de menor durabilidade. Vou comprar um SSD de marca mais confiável, como XPG ou Adata, porque leio muitos relatos de morte prematura desses SSDs chineses, simplesmente não confio em usar pra guardar dados importantes.

Pelo que eu li, usam chips de memória reprovados pelo controle de qualidade da fabricante, isso me deixou com pulga atrás da orelha.

1 curtida

Sim, é a melhor opção! Porém quem quiser correr o risco melhor essas que falei do que Goldenfier e outros do tipo com relatos de morrerem dentro de meses.

Tenho um Sansung 830 que comprei em 2013 de 120GB que uso até hoje e rodando 100% tanto que depois que o Goldenfier morreu voltei ele pra meu PC até o dolar cair um pouco e poder comprar outro Samsung pra colocar no meu notebook, essas marcas vagabundas aqui no meu nunca mais.

Eu rodaria o CristalDiskInfo nele… só pela curiosidade.

Faço sempre isso daí, segue um print pra ver o porque vou de Samsung sempre que possível!

1 curtida

Ah e o que fez ele ter tanta escrita assim foi o Windows 10 mais novos… Até menos de 2 anos atrás só tinha 13TB escrito, de lá pra cá o 10 desgraçou de fazer muita escrita no disco e bateu os 21TB escritos em 120GB de SSD.

Estranho não dizer a %. O meu crucial diz estar em 84% de saúde. E tem uns três anos de uso.

Tu instalou algum jogo com denuvo no ssd?

image

1 curtida

Não o meu PC é usado pra navegação e trabalho com administração de servidores Windows e Linux… Quando instalo algum jogo é no HD de 1TB pra sobrar espaço pois 120GB é muito pouco pra poder jogar.

Estranho. Esse SSD da Crucial está com 26.9 TBW em uns 3 anos de uso.

É que no meu só tem o Windows, a pasta do meu usuário está no D:\Tacio por exemplo, os programas maiores e que não uso no dia a dia no HD, etc. No meu SSD só deixo o Windows e os programas que uso constantemente…

Por exemplo os jogos que tenho que são CS, Age of Mithology, Warcraft III, etc, deixo tudo no HD pois o tempo de carregamento não é tão grande e acabam ocupando bastante espaço, com isso meu TBW é menor que o seu.

Porém levando-se em conta que o meu SSD é de 120GB ele tem um TBW menor pra dar problemas se comparado a um de 256 ou 512GB por exemplo.

Nossa, eu sabia que SSDs com memória TLC, QLC e adiante tinham uma durabilidade menor que modelos com memória SLC e MLC, mas não imaginei que era tão grande a diferença.

Aqui eu tenho um Kingston mS200 de 120 GB, com memória MLC (e sem DRAM), tem aproximadamente 4 anos de uso e a vida restante dele também está na casa dos 80%, no entanto meu TBW atual é consideravelmente maior…

Captura de tela

Pra ser bem honesto, eu nem sei que tipo de memória tem esse SSD. Comprei quando estava em promoção e não me importei tanto. (É do meu FX-6300 e deu uma sobrevida enorme pra ele)
(E agora que eu procurei, não achei informações também. hahaha)

Edit: RIP… é Micron 64L TLC, só 80TBW de Endurance. hahaha

Sim, cada chip tem um limite de escrita então seja em 1 dos bits escritos no de 3 ou 4 “níveis” contam como uma nova escrita o que reduz a vida útil, porém em SSDs de alta qualidade a perda não é tão grande assim pois o TBW subiu bastante se comparados aos antigos…

O que fode mesmo são os modelos de baixa qualidade que dizem escrever 2 mil vezes e com menos de 500 já começam a apresentar falhas ferrando tudo. =(

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.