Samsung Ativ S com Windows 10 Mobile

Fiz anteriormente um tópico relembrando do Samsung ATIV S (GT-I8750), aparelho que a Samsung trouxe com Windows Phone em 2012, sendo o único dela com Windows Phone 8.x lançado no Brasil. O tópico pode ser visto aqui.

Agora gostaria de compartilhar com vocês o mesmo Samsung ATIV S rodando o Windows 10 Mobile.

Oficialmente o ATIV S parou no Windows Phone 8.1 GDR 1 na Áustria, sendo que no Brasil parou bem antes, ainda no Windows Phone 8 GDR 3.

Colocar o Windows 10 Mobile nele só foi possível graças a uma Custom ROM do desenvolvedor russo spavlin, cujo procedimento é descrito em detalhes aqui.

O resultado é que o aparelho, que oficialmente não chegou nem perto do Windows 10 Mobile, consegue executar a última compilação oficial do sistema, a 1709 (Fall Creators Update, 15254.603).

Ok, mas e o desempenho? Digo que, considerando as limitações do aparelho (processador dual core e 1 GB de RAM), é surpreendentemente bom.

Tem bugs (a vibração dos botões capacitivos não funciona, a Microsoft Store roda de forma instável, a duração da bateria é drasticamente reduzida), mas não é nada que o torne inutilizável.

Os principais recursos funcionam de forma satisfatória, incluindo o SIM Card (mas para usar dados móveis, tem que configurar a APN manualmente).

Não vai substituir nem smartphones simples com Android de 10 anos atrás. Mas está longe de ser descartável, e como aparelho secundário é uma opção válida (se suportasse WhatsApp, seria ainda melhor).

O que você achou? Comente abaixo.

3 curtidas

Eu também já comprei um celular com sistema descontinuado, peguei um LG Fireweb em 2016 só pra testar o Firefox OS, era um aparelho usado e nessa época o SO já havia sido descontinuado.
O sistema era bem limitado, desde o início a premissa dele foi ser um sistema para smartphones de baixíssimo custo, hoje em dia temos o Android Go que segue essa premissa.

Tudo nele era muito muito ruim, lembrava até um Android 2.3 mas não tinha nem WhatsApp.

Um celular antigo que eu queria comprar pra testar é o Nokia N95, era meu sonho ter um desses, as vezes eu pesquiso pra comprar mas acho o valor alto por um celular que eu provavelmente só vou fuçar por umas horas.

1 curtida

Eu já mexi em um LG Fireweb, e nunca curti muito o Firefox OS.
E falando nele, estava querendo pegar um telefone com KaiOS (projeto que sucedeu o Firefox OS) por causa do WhatsApp.
Mas lendo mais sobre o KaiOS, acabei desanimando com a ideia.
O KaiOS basicamente está cometendo os mesmos erros do Windows Phone, e é notório o quando o projeto já perdeu bastante a força que tinha.
Dá até pra criar um tópico a respeito.

Esse é o SO do Banana Phone, hahahaha
Mas eu nunca tive um Banana Phone, nem testei o KaiOS.

KaiOS é horrível, e eu posso falar com propriedade que eu tenho um 8110 4G

Lembrei daquele review do Ars Technica de um FxOS de 35 dólares. Meu deus que coisa horrível Testing a $35 Firefox OS phone—how bad could it be? | Ars Technica

Se o modelo que testei já era sofrível com 512mb de ram, esse modelo com apenas 128mg de ram deve ser totalmente impraticável.
Tem apenas 256MB de memória interna, com apenas 46MB disponível pra uso :dizzy_face:

É um bom aparelho pra quem é muito viciado em smartphone e quer usar menos.

Estava de olho no Nokia 6300 4G, porque ele executa a versão 2.5.4, que aparelhos anteriores não receberam (o Positivo P70s e o Multilaser Zapp parece que nem a 2.5.2 receberam; o Nokia 2720 Flip, que é o que eu mais gostei, ficou na 2.5.2, e o Nokia 2780 Flip, como já está na versão 3, não é uma opção).

Dizem que a versão 2 é bastante mal otimizada.
Daí a 3 parece que resolve isso, mas em contrapartida, você não tem o WhatsApp para usar.

KaiOS 1 e 2 são baseados nos restos mortais do FxOS, incluindo a versão caquética e jurássica do motor do Firefox. No 3.x atualizaram o motor, mas aí tem esses problemas tipo o WhatsApp indisponível.

E francamente nada indica que vão vir novos modelos pra cá…

2 curtidas

Já fiquei surpreso da Multilaser relançar o Zapp como Zapp 2, só mudando a marca dela, que agora é Multi.
Uma pena que a mesma Multilaser não tenha se interessado em trazer nada da HMD Global com KaiOS.

A audácia.

A Positivo parece ter desistido, o P70S sumiu do mercado.

No começo do ano até tinha uns P70S 4G baratos na loja online da Vivo, mas acabou.

Fora que o KaiOS tem certificados SSL desatualizados, e se não atualizaram os aparelhos (e eu duvido que tenham atualizado) eles não conseguem acessar sites com Let’s Encrypt. Pelo menos dá pra dar curva fazendo jailbreak neles e atualizando os certificados.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.