Questão peculiar de resolução entre DVD e arquivo digital

Não sei se é o tópico certo mas vamos lá:

Tenho um aparelho de dvd da tectoy aqui em cada a mais de 15 anos ((Inclusive já até fiz um post que, em certa parte, envolvia ele)

Aqui está a capa do manual dele:

Mas há uma coisa que chama muito a atenção!

Eu tenho esse dvd desde criança e há uns desenhos antigos em dvd aqui em casa, (pena que somente um é lost mídia) porém quando coloco o dvd na tv FULL HD aqui de casa o desenho preenche a tela inteira da tv mesmo sendo antigo e sendo feito em SD (posso até estar enganado mas logo logo irei testar em uma tv 4K e acredito que irá preencher a tela inteira mesmo sendo um desenho antigo), porém quando vou ver o mesmo no youtube ele nem ao menos preenche toda a tela de meu celular e logo logo irei baixar pra testar no pc e assitir na tv e provavelmente ele não irá preencher toda a tela da tv.

A questão é:

Porquê no dvd a tela inteira é preenchida mesmo o desenho sendo antigo e no youtube ou baixado não???

Teria a versão em dvd sido produzida em hd? (O que eu acho bem difícil pois é um desenho antigo) ou então seria o vídeo do youtube uma versão de menor qualidade/resolução (o que eu também acho improvavel) ou então poderia um aparelho de dvd de mais de 15 anos atrás estar upscaling “debaixo de meu nariz esse tempo todo” ou então estaria eu usando o programa VLC de forma errada faltando ativar alguma configuração que faça o desenho animado (ou qualquer vídeo) preencher a tela inteira??? :face_with_raised_eyebrow::face_with_raised_eyebrow:

Será que caso eu pegue qualquer desenho em sd e grave em um dvd, na hora de reproduzir no player de dvd ele irá preencher a tela inteira enquanto que digitalmente não???

(Ainda não tenho fotos para esse post mas assim que eu testar na tv 4k de um amigo irei fotografar e quem sabe fazer outro post mas dessa vez falando sobre a qualidade do aparelho de dvd).

Pra quem saber de qual desenho se trata aqui está:

Até mesmo os desenhos do Popeye que tenho aqui em dvd (ou seja bem antigos), na hora eu ver na tv full hd aqui eles preenchem a tela inteira enquanto que no youtube… bem deixa pra lá…

Estou usando o youtube de forma errada faltando ativar alguma opção ou algo do tipo??

Atualização: também tenho dois episódios do desenho do “sonic the hedhog” aqui em dvd; no dvd eles preenchem toda a tela da tv enquanto que no youtube e no prime video não preenchem nem a tela do celular completamente.

1 curtida

Duas coisas estão ocorrendo aí, ou a imagem está com um zoom cortando parte do conteúdo pra preencher a tela, ou a imagem foi esticada pra preencher a tela. Qualquer um dos dois acho péssimo.

Pode ser o aparelho de DVD ou a TV. Se não houver opção para alterar a proporção no DVD, é ir nas configurações de imagem da TV e forçar 4:3. Acho melhor alterar logo as configurações na TV, normalmente elas não sabem lidar com resoluções baixas.

2 curtidas

Pq está configurado errado a saída de vídeo entre o DVD e a TV, tua TV está esperando receber um video em 16:9 e o teu DVD está esperando uma TV em 4:3, assim o video acaba sendo esticado para os lados (ou cortado em cima e em baixo) no processo.

Sinal de video pelo cabo RCA é burro, ele não entende formato de video pra fazer os ajustes de forma automática como no HDMI.

Coloca o DVD no computador que lá vai estar no formato correto.

1 curtida

Tem a ver com o ratio da resolução das telas antigas… o padrão era 4:3 480p/720p, logo boa parte dos conteúdos era produzido nesse formato. Só mais recentemente (uns 15 anos pra cá) que mudou para fullHD/4k 16:9/16:10… ai gera essas barras.

Se preencher, vai ficar todo esticado e feio… por causa do ratio diferente…

(Pegando o mesmo vídeo): 4:3:
image
16:9
image

Outro exemplo de ratio errado:
1440x1080 4:3, quadrado correto centralizado. O quadrado perfeito virou um retângulo…


1920x1080 16:9, nesse caso, o 4:3 esticado.

(Ignorem o ponto vermelho que vocês não perceberam até eu mencionar ele…)
Ps.: a diferença de altura é por culpa do Discourse que me odeia… Se eu colocar a imagem 100%, vocês terão de pular 2 tela. hahaha)

1 curtida

A questão é se no DVD o conteúdo está sendo cortado ou não. Provável que sim, o conteúdo esteja sendo cortado pra ficar em tela cheia pelo DVD ou pela TV, você pode fazer o mesmo com os vídeos online, mas não fica um resultado bom.

DVD em HD se chama blu-ray,

Algumas empresas “mutilam” o vídeo para preencher a tela nos televisores atuais, eu não gosto quando fazem isso, tem que ser na proporção real que foi feita.

@JulioTenorio
@Felipe_Silva
@Keaton
@Michael
@Tupan

Irei testar o mesmo dvd em uma tv 4k de um amigo aí eu atualizo…

Bem não posso dizer muita coisa sobre as possibilidades que vocês apresentaram pois ainda não fiz as fotos comparando…

Quando eu as fizer irei postar aqui e vocês irão tirar as próprias conclusões…

Não acredito que esteja sendo aplicado zoom pois não notei nenhuma informação perdida e pra ser sincero na minha percepção o dvd tem mais qualidade…

Porém atualizando com algo peculiar também, vejam isso:

“Corrida maluca” um desenho que provavelmente foi produzido em SD está passando na Rede Brasil em… HD??..

Pelo menos é o que parece aqui nessa foto de agora…

perda de tempo.

tu tá confundindo resolução com formato de tela (aspect ratio).

Bem então nesse caso quero me refirir às duas coisas…

Vou colocar melhor…

Pelo que sei esse desenho aí foi feito na época desses televisores que tenho aqui:

Então nesse caso como eles estão fazendo para um desenho antigo preencher uma tela FHD??

Vale lembrar que em DVD, a resolução máxima (pra países com vídeo 29,97fps, ou seja NTSC ou PAL-M) é 720 × 480 pixels. Mesmo em 16:9.

Em 16:9 o vídeo é simplesmente encodado “achatado” lateralmente e esticado (lembra que dizia “widescreen anamórfico” na caixa do DVD da locadora? É isso). Basicamente, o oposto do que acontece quando você tenta ver algo antigo em 4:3 numa tv 16:9 sem deixar no aspect ratio original.

Isso aí que é Upscaling??

Não.
O que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia? – Tecnoblog

Ah… tu pode reencodar videos com uma resolução maior que a resolução original… não quer dizer que vá ficar bom… e nessa imagem, a qualidade tá um lixo.

DVD era a desgraça… Esses amórficos eram um eyesore do inferno…

1 curtida

cortando e esticando, fazem isso desde o inicio dos filmes passando na TV, já que o cinema muito pouco usou o formato 4:3, nem o 16:9 das TVs atuais também costumam usar, então em muitos lançamentos eles fazem cortes para preencher toda a tela em 16:9, já que o cinema usa algo mais próximo de 21:9


Upscaling tem haver com resolução (quantidade de pixels/qualidade da imagem) e não com com formato.
É uma técnica complexa, não é simplesmente ampliar a imagem para usar todos os pixels da tela como muitas TVs fazem.

1 curtida

Isso não é HD, é digital, apenas foi feita uma masterização da imagem.

Existe uma grande diferença entre dvd e blu-ray em relação a qualidade da imagem, ainda mais em uma TV com tela grande.

DVD qualidade 480p, blu-ray (HD) 1080p

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.