Projeto de lei quer que redes sociais coletem CPF e impressão digital

Originally published at: Projeto de lei quer que redes sociais coletem CPF e impressão digital – Legislação – Tecnoblog

Pela proposta, usuários que não apresentarem dados pessoais terão acesso bloqueado a vários recursos das redes sociais

Não uso facebook , instagram e menseger a mais de 1 ano…

3 curtidas

Tinha que ser um parlamentar do PSL. Incrível como esse partido evoca uma visão autoritária de mundo, até mesmo para os patamares do Brasil.

7 curtidas

“A proposta também defende a elevação de algumas penas previstas no Código Penal. De acordo com o documento, crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça teriam a pena triplicada caso fossem cometidos em redes sociais.”

O interesse de um político em uma pena assim não é mera coincidência.

7 curtidas

porque raios esse partido INSISTE em aplicar sistemas autoritários? meu Deus, não quero que o Brasil se torne uma China 2.0 não, beleza? quero poder digitar o que eu quiser, xingar quem eu quiser e falar o que eu quiser! liberdade de expressão é assim mesmo, e quem se doí com uma coisas dessas deveria é crescer mentalmente, porque do jeito que tá andando a carruagem a gente vai chegar a ficar sufocado sem liberdade de expressão assim como aconteceu em 1964, e convenhamos isso é péssimo para qualquer cidadão comum.

1 curtida

Esses projetos de deputados tontos sempre sendo motivos de boas piadas.

Detalhe que é bem do lado que reclama da ‘censura’ do ‘red bird’.

Imagina levar algum político a sério…

1 curtida

Perseguição política à vista. Represália por opiniões.

1 curtida

Nem pensar!!! Quero continuar usando o Twitter com pseudônimo e avatar de personagem de anime!

A razão de eu usar um pseudônimo na Internet é bem simples: privacidade. Não gosto de me expor. Exposição nos deixa vulneráveis a stalkers e até bandidos. E agora também querem nos expor a políticos autoritários, doidos pra nos perseguirem. Era só o que faltava :neutral_face:

4 curtidas

coleta dos dados de usuários está prevista no PL 3627/2020, apresentado em julho de 2020 pelo deputado Nereu Crispim (PSL-RS)

Acho que o Nereu Crispim está sem idéias decentes e quer mostrar serviço…

1 curtida

Ou preocupado com True News a respeito dele…

Técnicamente falando… liberdade de expressão tem certos limites previstos em lei. Injuria é uma delas… Ps.: tu não consegue justificar certas coisas com “liberdade de expressão”.
Não confundir “liberdade de expressão” com “não punição”.

Acho que a lei não concorda com você, então se você quer fazer isso, vai ter que procurar outro lugar mesmo.

Já escrevi um comentário em outra matéria falando sobre os limites da liberdade de expressão no Brasil.

Ridículo, pra variar outro projeto a la Hitlerismo!!!

ele é só um bode expiatório

Eu entendo que o anonimato na internet pode ser importante por diversas razões, mas esse mesmo anonimato não pode servir de escudo para que qualquer um possa propagar a desinformação ou qualquer acusação leviana. É muito fácil criar um efeito manada com uma mensagens e alguns perfis fakes para ajudar a “embasar” ou incitar seguidores e influenciar os demais.
Penso que tem que ter uma regulação. Se na vida real somos responsabilizados pelo que fazemos, porque não ser também na vida virtual, cada vez mais presente?

No virtual também somos responsabilizados, uai. Mas imagina que divertido o governo forçando toda e qualquer rede social à coletar os dados dos usuários… ai chega uma rede social maliciosa, faz sucesso e quando descobrirem o problema é tarde demais. já tá tudo na mão deles.
O pior que nem precisa ser uma rede maliciosa, basta ser uma com uma turma incompetente fazendo a segurança da informação para dar problema e vazar (todos) os dados.

E pegar CPF não garante nada, dá para encontrar os dados completos do número do CPF em certos sites na dark web. Incluindo coisa que o pessoal nem deveria saber… como moradia, salário, etc.

Agora, impressão digital é extremamente preocupante… com acesso à isso, pessoa mal intencionada pode fazer um estrago enorme na tua vida… ainda maior que com acesso ao CPF.