Twitter põe avisos em tweets que alegam fraude nas Eleições 2020

Originally published at: Twitter põe avisos em tweets que alegam fraude nas Eleições 2020 – Internet – Tecnoblog

Ação do Twitter visa combater fake news ou inverdades; Joice Hasselmann (PSL-SP) está entre os que tiveram tweets sinalizados

Essa galera que contesta sem nenhuma evidência presta um desserviço a democracia.

7 curtidas

Me desculpem o palavreado pessoal do TB mas pqp que preguiça desse povo maluco ultimamente, o que está acontecendo com o brasileiro cara? Como a gente chegou até aqui? Nesse ponto? Nesse nível de imbecilidade. Essas teorias da conspiração e descrédito das instituições sérias já deu, principalmente um sistema eleitoral que é visto como modelo mundial

7 curtidas

O que o Twitter faz não tem outro nome, é CENSURA mesmo. Você pode ser conservador, liberal ou progressista, se você for honesto, vai perceber claramente isso.

“Ah mas as pessoas estão espalhando notícias falsas!”

Existem vários problemas com essa abordagem. O primeiro e mais óbvio é: E DAÍ?
O cara não é livre pra falar o que ele quiser?
Os seguidores do cara não são livres para seguir quem eles quiserem?
Cadê a liberdade de expressão defendida na primeira emenda da constituição dos EUA?

O Segundo problema óbvio é: Quem decide o que é uma notícia falsa?
Não adianta você pegar um Tweet do Donald Trump dizendo “Essas eleições são fraudadas, eu ganhei!” E dizer que isso é uma notícia falsa. Não é! É uma Opinião, não uma notícia.
É a mesma coisa que o Lula dizer que é a alma mais honesta desse país. Não é notícia, é opinião.

Pode ser uma opinião idiota e infundada, mas é a opinião do cara, e impedir os seguidores dele de receber as mensagens que ele envia aos seus próprios seguidores é grave. Você está literalmente censurando o cara. Seria o mesmo que ele escrever milhões de cartas, postar no correio, e o correio decidir que não vai entregar as cartas e vai joga-las no lixo.

As urnas são uma fraude, mas se eu vencer finge que eu nunca disse que era uma fraude…

3 curtidas

Opinião é diferente de fato. Ficar repetindo que houve fraude sem apresentar prova pra isso não vai fazer aquilo ser verdade ¯_(ツ)_/¯

3 curtidas

E ai você acha que tem o direito de calar o cara?

Não vejo como o fato de se colocar um disclaimer nos tweets dele apontando que o que ele tá dizendo não tem base como calar ele, mas tudo bem, cada um vê de um jeito.

2 curtidas

Não é apenas um “disclaimer” (aviso legal). O Tweet simplesmente desaparece da timeline de quem segue essa pessoa. Você só consegue ver o Tweet se você tomar a iniciativa de ir lá no perfil do cara… Se vc não faz isso, o Tweet não aparece na timeline. Se você retwitta o tweet, o seu retweet também não tem alcance entre os seus seguidores.

Não vejo problema em limitar o alcance desse tipo de tweet não. Se tem prova de fraude tem que apresentar pra justiça e não ficar apenas de bravata em rede social.

4 curtidas

É, pois é… Vc não vê problema em censura… Até o dia em que a censura é com você.

O relativismo moral é a maior marca da época que estamos vivendo.

Eu acredito que as pessoas devam ter responsabilidade sobre o que elas dizem, sendo em ambiente público ou privado. O Trump resolveu contestar o sistema eleitoral quando foi conveniente pra ele mas não pôs a mesma suspeição quando o mesmo sistema o elegeu. O Twitter tem regras de uso (ainda que isso seja questionável) que os usuários deveriam seguir.

1 curtida

No caso da Joice o problema dela foi mesmo a péssima campanha, nem lembrava que ela estava participando até o dia da eleição, quem dirá o resto da população.

Opinião não é dogma, pode ser sim refutado ou sinalizado em caso de nenhuma evidência ou argumentação que fundamente isso.

5 curtidas

Liberdade de expressão, pelo menos no Brasil, não é absoluto.
Você, eu, nem ninguém tem o direito de falar o que bem entender onde bem entender.
Existem limites, sendo alguns limites bem definidos na própria Constituição Federal, que assegura a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Portanto, segundo a própria CF, a liberdade de expressão não protege quem se expressa e, ao fazê-lo, fere a honra ou a imagem de outros.
Mas esse não é o único limite da liberdade de expressão.
Os limites são maleáveis pela natureza da liberdade em questão, que é um princípio, e não uma regra.
Regras são binárias (quebra a regra ou não), princípio não.

Tem um texto que fala sobre isso:
https://www.justificando.com/2019/05/03/os-limites-da-liberdade-de-expressao-censura-e-responsabilizacao/

E uma citação que é feita nesse texto:

A partir do momento que o indivíduo se usa de fatos sem provas para enganar, excitar, escandalizar, injuriar, difamar, vilipendiar os outros, ela passa a exceder a sua liberdade de expressão.
Claro que definir exatamente quando isso acontece não é preto no branco, ainda mais em casos fronteiriços, principalmente porque essa fronteira está sempre se movendo.

7 curtidas

Colocar um aviso de que é uma OPINIÃO RETARDADA e SEM NENHUMA PROVA sem apagar o tweet não é CENSURA nenhuma, é só bom senso. Se fosse APAGAR uma opinião seria outra coisa…

1 curtida

Ninguém calou ninguém, eles simplesmente avisam que pode ser algo duvidoso, que não pode ser comprovado

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.