O roteador foi trocado, mas o problema continuou. A Claro disse que não era necessário trocar o roteador para trocar a rota e que isso poderia ser feito pela Central, mas mesmo após a troca o problema ainda persiste.
Reclamei na Anatel e anexei os prints dos comandos e mencionei todos os testes feitos e frizei que o problema acontece em qualquer aparelho conectado a Wi-Fi daqui. Entretanto, a Claro não me ligou para falar sobre o assunto; talvez eu não tenha atendido as ligações, porque vi algumas chamadas perdidas.
Liguei na ouvidoria da Claro e disseram que o problema é no aplicativo do Twitter, mesmo eu dizendo que se trata do site. Quando eu disse isso, o atendente disse que é problema no site e ignorou quando eu mencionei que o problema some assim que eu desativo a Wi-Fi e ativo os dados móveis.
A quem eu recorro agora? Não tem Vivo (mas na rua debaixo tem) nem Oi disponíveis aqui na rua. Já passei por inúmeros problemas com a Claro, esse é só mais um deles…
Nessa situação não tem nível acima ou abaixo, é so a questão de sorte de encaminharem o problema pro gerente de rede em vez de fecharem o chamado, entao vale a pena abrir um novo chamado na anatel e todos os outros meios possíveis.
Eu tentaria a reclamação com um pedido de encaminharem o problema ao gerente de rede da tua região.
Tentei na Anatel e no Procon. A Claro disse que “não pode solucionar problemas no aplicativo do Twitter” mesmo eu dizendo que é site e que não é aplicativo. A atendente disse que isso não vinha ao caso quando expliquei a diferença.
Quando o Twitter cai e eu rodo o mtr twitter.com, aparece a mensagem “waiting for reply” no sétimo item. Entretanto, quando o site funciona, sempre aparece as13414.saopaulo.sp.ix.br no sétimo item da lista:
Abre uma nova reclamação e coloca em letras garrafais na primeira linha:
ENCAMINHAR RECLAMAÇÃO SOBRE PROBLEMA DE ROTA AO GERENTE DE REDE DA CIDADE XXX
Talvez quem leia primeiro essa reclamação em vez de te ligar e der uma desculpa padrão faça o favor de mandar um email pra pessoas certa.
O ix.br é uma organização ligada ao governo que promove a conexão entre as empresas de internet no Brasil, mas quem é obrigado a manter a conexão entre uma empresa e outra são elas mesmas, é tudo privado, o ix só serve como mediador.
Sobre o as13414.saopaulo.sp.ix.br ele pertence ao twitter segundo esse site abaixo, o que só piora a situação pq o problema ocorre na borda das duas redes, sendo que pode ser tanto culpa da Claro como o Twitter.
To vendo que os testes foram todos feitos em ipv4, como fica eles se forçar por ipv6?
Eu tô com IPv6 sim. Quando eu rodo mtr -6 google.com/tecnoblog.net, vai tudo normal. Tentei várias vezes consecutivas e nunca dá certo executar esse comando com -6 twitter.com.
E o curioso é que eu pesquisei no Twitter e não vi alguém falando disso. Não teria que acontecer com todos os clientes da Claro ou todos os usuários do Twitter que usam essa rota? @Felipe_Silva
Andei dando mais uma pesquisada e descobri que o problema do Twitter é mais complicado do que parece.
Primeiro, nem todo mundo se conecta ao mesmo servidor mesmo se conectando ao mesmo IP, ou seja, existem múltiplos servidores rodando com o mesmo IP e cada provedor de internet acaba direcionando para um diferente. No meu caso pelo tempo de resposta acima de 100ms, eu estou usando um servidor nos EUA, já no teu caso é um servidor no Brasil.
Outra coisa que complica é que realmente o Twitter por conta dessa estrutura de rede que montaram não tem IPv6, então se perde essa alternativa de rota.
Uma sugestão é testar usando esse site aqui quando tu notar uma queda no Twitter, eu não uso ele e alem disso estou conectado a outro servidor, então não consigo monitorar e testar.
O que esse site faz é testar a conexão a partir de um monte de provedores de internet parceiros, assim consegue ver se a queda está acontecendo em outros provedores também.
São todos esses que tu achar quando testa o ping, o twitter tem muitos IPs pra direcionar o trafego pra diferentes redes, e cada IP pode estar alocado em mais de 1 servidor ao mesmo tempo.
Mas eu escolhi o 104.244.42.1 pra fazer os testes.
Eu testei esse aqui no ISP Tools, @Felipe_Silva, enquanto o problema estava ocorrendo. No provedor NAXI (Jaraguá do Sul-Santa Catarina-Brazil), deu server offline; no Reitec Fibra (Brasília-Distrito Federal-Brazil), deu time out. Todos os outros estavam normal.