Problema na rede WIFI: Nokia G-120W-F

Continuando a discussão do Instabilidade na conexão: app para monitorar a internet 24/7?:

Alguns dias atrás escrevi um tópico procurando um app pra monitorar a internet, porque estava com problema na rede WIFI. Desde então, após alguns testes, venho suspeitando que seja o roteador (cedido pela provedora). Os comentários no post original sugeriram a mesma coisa. Mas ouve um desenvolvimento…

Após trocar o adaptador WIFI do pc, usar cabo de rede e algumas ferramentas (veja no meu comentário do tópico original), o problema parece ser de fato o roteador. Ele não está aguentando a exigência e fica “gargalando”, isso quando não perco a conexão de vez.

Entrei em contato com a provedora, eles disseram estar tudo “normal” com o roteador. Como bem sugerido no tópico original, eu arranjei outro roteador e conectei ele ao roteador da provedora. E aí que as coisas ficam estranhas e acima do meu conhecimento de entusiasta.

Eu conectei corretamente o meu roteador, funcionou direitinho, e desabilitei a rede WIFI do roteador cedido. No entanto, eu continuei tendo o mesmo problema! Já falei com a provedora por chat, por ligação, por email (ainda não recebi resposta desse) e eles se ausentam do problema dizendo que está tudo normal com o roteador!

Só o youtube funciona normal em fullHD, o resto eu tenho que ficar baixando pra assistir. E o que não dá pra baixar, tipo Crunchyroll, eu tenho que baixar a resolução se quiser assistir.

Já não sei o que fazer. O que sugerem?

Me parece que até mesmo por cabo, direto no modem a conexão cai, certo?
Então assim o melhor caminho é abrir um protocolo na operadora (ou se já tiver, nem precisa abrir outro), e partir para o consumidor.gov.br e na ANATEL também. Lá você informa todo o problema, que tanto wi-fi e cabo a internet cai. Aconselho não usar temos muito técnicos, apenas relatar todas experiências de queda.
Feito isso é esperar, eles tem de entrar em contato pra resolver.

1 curtida

Não. Por cabo funciona normalmente, isso que é o mais estranho.

Vou esperar essa semana pra ver se eles respondem meu email. Mas pelo que estou vendo, provalmente vou ter que ir por esse caminho, mas aí seria pra cancelar e não reparar.

Então apenas no wi-fi, tanto do modem quanto de um roteador externo? Então pode ser que não seja problema no modem mesmo, mas ser uma área com muitos sinais e todos no mesmo canal. Ao fazer os testes você verificou isso e colocou no canal menos cheio?

O seu roteador ou o adaptador wifi ou o local/distancia parecem o problema então. Se no cabo funciona (e é o melhor jeito de testar pra excluir aparelho/operadora) e o Wifi pode ter muitos problemas relacionado e indiretos que pode causar problema.

Tenta esse app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer
Veja se tem algum canal livre ou menos ocupado, deve estar uma aberração de tanto Wi-Fi por ai…

Não. :man_facepalming:t2: Nem me ocorreu! E se lhe interessar eu explico o porque mais abaixo.

Eu baixei um aplicativo similar, melhor avaliado. Até que não, o problema é que tinha um sinal WIFI no mesmo canal que o meu.

Eu fiquei uma semana sem WIFI entre o cancelamento do antigo e instalação do novo serviço. Nesse meio tempo um vizinho novo meu deve ter colocado WIFI! :joy: Por isso achei que o problema era no roteador da nova provedora.

Aparentemente, esse era o problema mesmo. Mudei o canal, abri a Crunchyroll e funcionou perfeitamente. Não perdeu pacotes nem nada. Obrigado!

1 curtida

Eu citei esse porque esse é um dos mais confiaveis que eu venho usando faz uns 5 anos, os outros são tudo cópia mal feita. hahaha

Estranho cair com um só Wi-Fi no mesmo canal. Dá uma olhada nas configurações se o sinal não está em modo economico. Se estiver, muda pra power ou performance.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.