Instabilidade na conexão: app para monitorar a internet 24/7?

Eu tenho passado por uma instabilidade na conexão da minha internet que está me deixando louco! A conexão fica dando “micro¹ e pequenas² quedinhas”, algumas vezes durante o dia. Estava achando ser meu adaptador wifi, troquei-o por um modelo melhor (usb 150mbps > pcix 300mbps). Mas eu não acho que tenha resolvido.

O mais estranho é que eu sempre checava no celular, ele estava com a conexão normal. Comecei achar que era meu pc, no entanto, eu presenciei um momento em que o celular também perdeu a conexão. Agora estou começando achar que é o roteador.

O roteador que tenho aqui é travado, pois é dá provedora. E seria insensato mexer nele, mesmo que houvesse alguma forma. O melhor seria contactar o provedor, só que eu não posso simplesmente falar que está com problema, porque o téc. vai vir, vai vê-lo funcionando normalmente e vai me cobrar uma “bagatela”.

Eis que chego no motivo deste tópico, preciso de um app* que monitore minha conexão sempre, registrando quedas na conexão, pra eu poder jogar o log na “cara” da provedora! (risos) Não encontrei nenhum que tenha essa função.

resumo: Minha conexão apresenta instabilidade periódica diária e suspeito ser o roteador da provedora. Preciso de um app mantenha um log da conexão.

Edit: Provavelmente o problema é o roteador, mas ainda assim, apreciaria se alguém conhecesse um app que faça “isso” :arrow_up:.


Letras miúdas

¹Algumas perdas de pacotes.
²Longas perdas de pacotes.

*Poderia ser pro pc, mas prefiro descartar a chance de ser um problema na minha máquina.

Eu ia indicar dar uma olhada nas opções da Simet, mas ironicamente o site está fora do ar :roll_eyes:

Eu tinha o firmware deles instalado em um roteador da TP-Link e ele fazia exatamente: monitorava a qualidade da conexão. Como faz tempo que não uso, não sei em que pé está o projeto…

2 curtidas

Mais irônico ainda é eu fazer o post e minutos depois estar passando por um queda bastante longa… Enquanto tenho conexão no celular! :joy:

Agora eu volto a suspeitar que seja no pc o problema novamente!

“De volta a mesa de planejamento!”

Encontrei esse parece bom.

2 curtidas

Pode ter inúmeras causas essa instabilidade, conflito de IP do seu PC com outro dispositivo, pode ser que seu roteador esteja no limite de dispositivos conectados, alguns roteadores desses com modem integrados aceitavam apenas 16 dispositivos conectados. Como atualmente cada pessoa tem um smartphone, notebook, smartwatch, TV, Videogame, conectados no mesmo roteador, esses limites são atingidos com mais frequência. Pode ser virus, hardware…eh um desafio mesmo descobrir.

Obrigado, mas eu precisa mesmo é de um app. Pra pc eu cheguei achar um extensão pra chrome (ou baseado em chromium, né?) que é simples e muito boa. Mas agora estou suspeitando que é algum problema no pc mesmo… Agora o app seria mais uma contra-prova! rsrs

1 curtida

Espero que consiga descobrir, eu já fui assinante de um provedor que caia bastante mas era via rádio então eu relevava um pouco, mas tira a gente do sério mesmo.

1 curtida

A senha padrão desse roteador deve estar na internet. hahaha

Também pode ter problema com o celular, mas acho pouco provável.

Se eu fosse você, primeiro eu tentaria descartar o Wi-Fi como causa conectando o PC à internet via ethernet. (Wi-Fi, dependendo de onde tu mora, pode ter muita interferência.)

Aqui quando tenho algum problema na rede e quero registrar sempre deixo o CMD pingando para algum site, normalmente eu uso o google como padrão, mas tu pode deixar várias janelas para sites diferentes e no final apertar “ctrl+c” que o comando vai parar e dar um resumo de perdas de pacote e latência.

Sobre o problema há chances de ser o roteador, vez ou outra tenho problemas semelhantes aqui. No cabo fica menos ruim, mas o wifi vez ou outra morre pq meu pc tá exigindo muito do roteador, aqui é 100mb e o roteador é um tplink bem simples, nem porta gigabit tem, dependo do que estou usando puxar 20mb já começa a perder pacote, acredito que acontece quando há muitas conexões simultâneas, pq algumas vezes chego a puxar quase 100mb e isso não acontece.

Caramba, o teu provedor vai cobrar por o técnico ir na tua casa? Provedor horrível é esse? :grin:

É, não sei o que vou fazer… Eu estou pra formatar meu pc, talvez isso se resolva. Ou talvez não e aí vou ter que entrar em contato com o provedor mesmo.

Precisa ver a que distância você está do roteador também.
Aqui eu tinha um roteador simples da TP-Link e alguns dias funcionava normalmente, outros dias, a 5 metros em vão livre já não possuía sinal. Algumas pessoas até falaram que poderia ser explosões solares que interferiam no sinal. Troquei por um roteador mesh e nunca mais tive problema. Ou seja, pode ser o computador, mas pode ser o roteador também.

Foi a primeira coisa que procurei quando instalaram! hahaha Mas eu consigo acessar, é que a maioria dos campos estão bloqueados. E eu já estou providenciando um cabo ethernet pra fazer esse teste, se parar, provavelmente é roteador, senão deve ser o pc.

Acontece que o ambiente interfere, como a transmissão é por um meio físico que possibilita interferência, a própria temperatura do ar, umidade, pressão, partículas alteram o sinal. No provedor via rádio que tive, dias frios era triste a conexão. Sinal de TV Digital também sofre com isso, no calor, há mais expansão da atmosfera, facilita a propagação de sinal elétrico.

1 curtida

Com toda certeza, todos esses fatores externos influenciam um sinal que se propaga pelo ar. No entanto a atuação de todos eles são muito menores em um sinal wi-fi interno do que na internet via rádio ou no sinal de TV. :wink:
Eu só quis indicar pra ele verificar se o problema não é no modem/roteador ao invés de estar pensando ser apenas no computador. Meu caso foi apenas um exemplo, que aparentemente perto do modem eu não tinha problema algum, mas conforme afastava vários problemas ocorriam. E com o equipamento novo, constatei que não se tratava de nenhum fator externo.

1 curtida

É, eu também costumo fazer isso, mas não é tão evidente e nem tão visual pro atendente que é a primeira pessoa com quem vc fala. Arrisco a dizer, que nem pra alguns “técnicos” que entendem menos que eu, um entusiasta. Nada mais visual que isso:

O roteador é deles, então em tese deveria aguentar a conexão que eles vendem (100mb pra cima). Aqui também é 100mb e gosto muito da tp-link. O roteador que eles colocaram aqui é um da Nokia! Sim, da Nokia! Nem sabia que eles fabricavam roteador…

Mas estou começando achar que é a exigência sim, eu reparei ontem que sempre cai quando abro a Crunchyroll, e as vezes quando abro o Youtube, em 1080p. Até testei aqui, ó:

@gd_lpsm Com a experiencia que tenho nisso eu partiria logo pra um roteador novo. As chances de serem ele são enormes (eu apostaria pelo menos 95%) e com um novo você vai ter de duas, uma: mais estabilidade na conexão ou resolução do seu problema.

Como os aparelhos “dados” pelas operadoras é em forma de comodato geralmente eles não são bons. Eu sempre troco/recomendo a clientes e amigos a fazerem isso de imediato.

O preço desse tipo é “um pouco” fora da minha liga… Hahaha

É, geralmente eu prefiro colocar meu próprio, mas essa provedora que estou utilizando é cheio de “frescuras”. Só o próprio fato deles bloquearem a maioria (se não todas) as configurações do aparelho para o usuário, denota-se o quanto eles são chatos com isso.

Eu vou entrar em contato com eles pra ver se me disponibilizam a senha do login pra eu testar a conexão num outro roteador que tenho aqui. Sim, eles não me passaram nem isso, eles fazem a configuração remotamente, nem o instalador deve saber.

é só você por um “por cima” desse e acabou. O único problema que você vai ter é uma rede wifi que poderia não existir.

Pega o novo roteador > conecta o cabo no antigo para a porta wan do novo > feito.

Se você usa um roteador separado do modem, tente desativar o DHCP do roteador

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.