Porque as aplicações pra Windows no geral tem um design tão mal acabado?

Oi Gente, bom dia/boa tarde/boa noite.

Sei que essa não é uma preocupação geral (e nem precisa ser mesmo rs), mas sempre martelei na cabeça essa questão, porque o windows sendo tão utilizado muitas vezes derrapa na UI de suas aplicações?

Vou explicar um pouco melhor: Dia desses estava procurando um cliente torrent pra baixar minhas aplicações/arquivos, no fim todos os clientes torrent tem um visual no minimo tosco, sem nenhum zelo pela experiência do usuario, icones que parecem ter saído do windows 95 ou de algum sistema linux (muitas vezes saiu mesmo) e interface caótica que nada combina com os padrões de uso da Microsoft.

COMO um sistema tão amplamente utilizado peca tanto em OPÇÕES realmente voltadas pra o mesmo, entendem o que quero dizer?

Não que um cliente torrent seja necessário estar 100% do tempo aberto, não é que a UI faça tanta diferença, mas em relação a experiência de usuário, ter um sistema coeso as vezes é muito bom.

1 curtida

/sudo laugh
Rindo em Linux

Sei lá, eu acho que depende mais do time de desenvolvedores do que da plataforma em si.

6 curtidas

Eu acho super dificil explicar essa questão que fiz porque parece que estou reclamando da abertura do sistema e não é isso kk, o questionamento é mais como um OS com mais de 90% de usuarios do desktop não tem opções decentes com UI voltada pro sistema. Tem que ser algo em QT, em GTK+, e sem nenhum zelo pelo visual do sistema. Quando tu vai pra um ubuntu, KDE, Mac dá vontade de chorar.

1 curtida

A Microsoft é muito tolerante com isso, na verdade nem os próprios apps dela no Windows segue um padrão de design, diria que o Windows é uma grande colcha de retalhos no quesito interface. Quando ela criou o Fluent Design, tive até esperança dela começar a forçar todo mundo a finalmente seguir uma diretriz de UI única, mas nem ela mesma segue, infelizmente. Quando vejo um Mac, sinto até uma inveja da consistência do design do sistema e dos apps. Se a Microsoft não desistir do nada como ela geralmente faz, acho que ainda vai demorar uns bons anos pra o Windows chegar perto

4 curtidas

É por aí mesmo, também tive essa esperança. Não tenho problema com aplicações legado, mas esperava surgir umas aplicações legais com a chegada do fluent e da WinUI 3. O problema da inconsistência de design como tu especificou bem é o desconforto. É muito bom usar um sistema consistente.

2 curtidas

Bom, pessoalmente, não sinto falta disso e não lembro de ter tido nenhuma impressão ruim por causa disso.
Talvez seja aquele caso de você só passar a se importar quando experimenta.

Tecnicamente falando, se tu se refere à interfaces gráficas tipo a do uTorrent, esse é um dos padrões Windows faz um bom tempo. Eu acho elas muito mais intuitivas que aqueles apps eyecandy cheio de menu deslizando e outros efeitos especiais inúteis que não servem para absolutamente nada. Melhor mesmo é quando o dev só se preocupa com o visual e arruina a organização e/ou a funcionalidade das opções…

Bom, mas ai vai do gosto da pessoa… tem gente que realmente não gosta, não tolera interface “antiga”. Porém, desde que não seja algo abominável tipo a do wGetGUI… eu simplesmente não tenho problema de usar.

Eu pessoalmente tenho horror ao fluent UI e ao Win UI 2/3… hahaha

Posso estar completamente enganado, mas minha opinião de desenvolvedor entusiasta — pequenos projetos para uso pessoal — é que a Apple torna simples o desenvolvimento da interface. Todos os elementos, como botões, barra de ferramentas, etc, já estão prontos para uso e seguindo as recomendações de design da Apple; você só os adiciona ao Interface Builder no Xcode e está praticamente pronto.

No caso do Windows me parece que só os UWP tem essa possibilidade de elementos prontos seguindo o design da Microsoft. Não sei dizer se o mesmo se aplica aos programas Win32.

2 curtidas

A Apple enfatiza muito seu Guia de Desenvolvimento de Interfaces (UI Guideline), esse guia é ainda mais levado a sério nas lojas de Apps, onde eles chegam até a desaprovar aplicativos. Se você desenvolver para MacOS sem colocar em loja, você pode fazer o design que quiser, caso contrário pode ser barrado, esse bloqueios se aplica menos para design mas ainda sim existe.

O fato de alguns aplicativos serem feios ou sem cuidado visual, também ressalta a liberdade que a plataforma oferece, isso é importante e faz com que desenvolvedoras diferenciem seus produtos de concorrentes também pelo design, e cobrem por isso também. Seria muito chato limitar a capacidade criativa, se bem que em alguns casos seria um favor (rs).

Mas realmente a Microsoft se preocupa menos, assim como a Google, com o design de aplicações de terceiros do que a Apple, porém são mais livres. Ainda que forneçam kits de interface e guidelines, não há tanta ênfase ou obrigatoriedade de uso (ainda bem).

1 curtida

Pra mim a questão se resume em dinheiro, praticamente ninguém está disposto a pagar por um cliente torrent, sem dinheiro tem menos gente pra tocar o projeto, e menos gente significa focar somente no principal, que o software funciona bem.

1 curtida

Não acho mal acabadas. Acho datadas.
No Linux as coisas TB são datadas em muitos casos.
Acho que só a Apple tem uma preocupação maior (e justa) com qualidade de UI.

3 curtidas

Mas não é porque a Apple já fornece os elementos prontos na biblioteca do Interface Builder que os devs devem obrigatoriamente usá-los; eles podem muito bem personaliza-los para ter uma interface diferenciada, mesmo na App Store.

É só ver o Office, o Clean My Mac, e vários outros exemplos de apps que tem interface altamente customizada e mesmo assim estão na App Store.

O amigo que eu respondi citou o Mac como exemplo e na minha opinião a consistência na interface dos apps é devido a esse motivo.

Também não é essa maravilha toda, porém é bem melhor.

Citação em outra reportagem aqui no Tecnoblog, mas que resume a situação:

Se não conseguem padronizar o design/ sequência de cores em seus logos, imagina em algo mais detalhado e importante.

3 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Qual cliente de Torrent vocês usam?

Eu também acho o Windows especialmente bagunçado, na empresa ainda que tem softwares de todas as épocas…fica bem deselegante.

A sensação é que MacOS sempre teve muito mais apelo para esse mercado de softwares mais bem acabados, geralmente pagos de pequenos desenvolvedores. Atualmente uso o Reeder, Tweetbot e Spark (antes AirMail e Sparrow). Anos atrás, até para desenvolvimento tinha algumas coisas específicas e legais como Coda/Textmate/Codekit, mas hoje uso alternativas multiplataforma.

O desktop perdendo relevância, acho que é complicado melhorar a situação nesse aspecto, ja que é menos interesse ainda.

2 curtidas

Falando do macOS, especificamente, porque é o que eu uso no dia a dia. Mac é um produto bem nichado e os devs em geral sabem que há um apreço maior por apps refinados na plataforma — e isso acaba ajudando até a venderem apps por valores maiores no Mac.

A forma como o SDK da Apple funciona também ajuda bastante nisso. Como já citaram o exemplo do Interface Builder: se você colocar um slider no seu app pelo Interface Builder, basta uma atualização do macOS e aquele app já vai carregar o novo slider sem o desenvolvedor ter que fazer alguma coisa. Tanto é que quase todos os apps já rodam com o visual do Big Sur antes mesmo dele ser lançado pra todo mundo.

E, no caso de apps que estão na App Store, a Apple possui guidelines bem rígidas tanto no iOS e no Mac, então o desenvolvedor é obrigado a seguir um padrão visual. E a Apple também não costuma manter recursos legado por muito tempo no sistema. Então se eles descontinuaram um estilo de botão, em no máximo duas versões pra frente aquele botão estará completamente desativado e os devs vão ter que se virar pra atualizar o app caso queiram que ele continue funcionando.

No Windows, por ser uma plataforma bem mais aberta e complexa, a Microsoft não tem muito controle sobre os apps pra estabelecer uma guideline e também não costuma matar recursos legado por conta de muitas empresas que ainda precisam de softwares antigos.

5 curtidas

Isso é simplesmente impossível de fazer. Primeiro que a lojinha da Microsoft é bem decepcionante, então eles não tem esse controle por meio da publicação. Além disso, a Microsoft não pode nem cogitar remover função legada.

2 curtidas

Esses apps do Windows 10 são horríveis e sem funções, mas os normais Win32, mesmo sendo feios, funcionam bem. Pra mim tá ótimo.

2 curtidas

Eu tenho essa mesma sensação no Android, comparando com iOS

1 curtida