Por que insistem em falar 5000mAh em vez de 5Ah?

Já faz um bom tempo que as baterias de celular deixaram de ter menos de 1Ah de capacidade, mesmo assim, até hoje as fabricantes e portais de notícia continuam a dizer que uma bateria tem 4000mAh em vez de simplesmente dizer que tem 4Ah.

É um pleonasmo que tem se mantido mesmo depois de vários anos.

Talvez seja porque na cabeça das pessoas 5000mAh parecem mais que 5Ah, ou porque ainda existem muitas baterias com valores quebrados, como os 4,5Ah do Galaxy S20+.

Mas não deixa de ser curioso pra mim pensar nisso.

7 curtidas

Essas terminologias geralmente são utilizados em situações diferentes, apesar de parecerem ser a mesma coisa.

Ah é usado mais para informar o quanto de corrente determinado equipamento necessita para funcionar

já mAh está relacionado à capacidade de uma bateria e o quanto aquela reserva de energia será consumida dentro de determinado tempo

3 curtidas

É isso. Tudo é marketing pra vender mais e usar números maiores parece melhor que números menores.

Algo parecido aconteceu com o 4k que, diferente do 1080p começou a evidenciar a contagem horizontal de pixels ao invés da vertical por conter um número maior.

8 curtidas

Um detalhe importante, capacidade se mede em amperes hora (Ah), corrente se mede em amperes, sem o hora (A).

10 curtidas

Brasileiro gosta muito de números. Certeza que 5.000mAh é mais atrativo.

Os valores quebrados são um empecilho, certamente.

3 curtidas

Mas isso não é só no Brasil, é no mundo todo

Só usei o Brasil como exemplo. Não falei que era apenas aqui

1 curtida

Mas também tem muita gente que chama 1440p de “2K” (apesar da resolução 2K ser praticamente 1080p)

3 curtidas

Porque Ah você usa para baterias de automóvel e coisas grandes, e mAh você usa para baterias de lítio e dispositivos menores. Por quê? Convenção! Afinal, muitas baterias vão ter 3880mAh e é menos confuso trabalhar com milhar do que com 3,88Ah

1 curtida

Minha moto têm bateria de 6Ah e já tem smartphone passando esse valor. Tambem me incomoda essa nomeclatura com ‘mili’ que ainda usam pros smartphones.

Pelonasmo é subir pra cima, descer pra baixo, certeza absoluta. Embora não haja sentido lógico em falar um número na unidade de milhar pra usar unidades milesimais, não é pleonasmo

Pura síndrome de vira-lata, como se só no brasil fosse usado mAh

2 curtidas

Porque é a convenção.

Por exemplo, faria mais sentido medir as TVs em centímetros em vez de polegadas. O número seria bem maior, afinal teríamos TVs de 139 cm, 165 cm e 190 cm, muito mais interessante para o marketing. E teoricamente as pessoas entenderiam melhor, já que quase todos os países adotam o sistema métrico. Mas a convenção é polegadas e todo o mercado já se acostumou com isso.

De vez em quando eu vejo esses questionamentos que eu chamo de “dúvida de gente de exatas”, coisas como “por que a gente fala em proporção de tela 18:9 e não 2:1”? Porque é mais fácil de comparar com 16:9, que é a convenção.

As pessoas normais pensam de forma diferente. :laughing:

24 curtidas

Isso mesmo, até porque a 4K usada comumente nas TVs não é 4K e sim 3840 x 2160. Vai entender!

1 curtida

Deu até vergonha de ser de exatas agr kkkkkk

Não sei na sua matemática, mas na minha QHD tem 1,77x mais pixels q FHD, então está mais perto de 2x (2k) do q do próprio FDH. Se vc não enxerga essa diferença ou acha irrelevante já é subjetivo, mas matematicamente falando seu raciocínio é inválido.

4k é pq tem 4x o número de pixels do Full HD (1080p), o 8k sim não faz sentido, visto q tem 4x mais pixels q o 4k e, por matemática, 16x mais pixels q o 8k.
Se o 8k segue a mesma lógica do 4k q citou, através da contagem de linhas verticais; ainda acho q não tem nada absurdo aí, visto q matematicamente 3840 e 7680 estão sim próximos de 4000 e 8000, respectivamente

2 curtidas

Na verdade não é assim. Essa já é uma enjambrada pra tentar justificar mas que não funciona já que se fosse assim seria 4x.

“k” é o pósfixo utilizado para multiplicar por 1000 já em outros inúmeros lugares (vem de Kilo que é o prefixo para 1000 em diversas unidades métricas). Então 4k é realmente 4000. O problema é que rola um arredondamento então 4k é “quase 4000 pixels”.

Mas no geral estou concordando com o @higa que isso são convenções… maaas sendo designer (“de humanas”) eu ainda me reservo ao direito de xingar e reclamar que são convenções bem pouco lógicas hahahah se for só convenção por convenção, que chamem de “Banana” e não 4k que é quase certo o suficiente pra deixar essa discussão existir.

4 curtidas

É m de mil né? Mil ampére por hora :stuck_out_tongue:

sufixo*
E na verdade kilo é um PREfixo do sistema internacional unidades (famoso SI), KILOmetro, KILObyte, KILOgrama, etc, não sufixo. Isso sim está sendo usado de forma errada no termo marketeiro 4k, mas aí sim é um convenção idiota do próprio consumidor, já q principalmente em jogos acostumados a falar valores monetários SEGUIDOS de um k, e milhões com kk (q tbm é bem burro, pra isso existe o PREfixo Mega (M)

To ligado, estou acostumado a trabalhar com prefixos, micro, nano, kilo e por aí vai, coisa de gente de exatas.

Não acho pouco lógicas NESTE CASO das TVs, como eu disse, MATEMATICAMENTE falando 3840 está perto o suficiente de 4000 (4k) pra ser arredondado. Se o termo é marketeiro demais aí é outra conversa, mas não tem nada de “errado” na lógica q usaram

A ironia é poderosa em vc, jovem padawan

Eu não questionei a nomenclatura “QHD” (1440p). Eu nem citei o nome “QHD”. Só questionei o uso do termo “2K” para se referir a QHD/1440p. Segundo a especificação da DCI (consórcio dos estúdios de Hollywood que determina as especificações para o cinema digital), a resolução 2K para cinema é 2048x1080 (a resolução que foi convencionada como 1080p é 1920x1080), A resolução QHD/1440p na proporção 16:9 é 2560x1440.

1 curtida

Disse bem, para CINEMA, estamos falando de televisões, e imagino q monitores, no caso do 2k; visto que o cinema não usa 16:9

Acho todos esses termos uma bagunça sem fim, até porque, como chamaria a resolução 4096 x 2160? 4.09K? kkkkkkkk essa sim deveria chamar 4K