Por que insistem em falar 5000mAh em vez de 5Ah?

Eu ficaria feliz se eles especificassem a quantidade de pixels, por exemplo: “Resolução: 4k (4666 x 2616)”

Se não quiserem chamar de 4K (considerando resolução de TV), podem chamar de 2160p mesmo (e 4320p para a resolução 8K).

1 Curtida

Vc faltou na aula q ensinam arredondamento?

sim faltei! Mas minha questão é que vai existir dois 4K, tipo:

Pessoa1: “Minha TV é 4K: 4096 x 2160”
Pessoa2: “Minha TV tmb é 4K: 3840 x 2160”

Confusão, dois 4K com resolução diferente, mas só um é realmente 4K

Q tv tem essa resolução? Sequer tem proporção 16:9

1 Curtida

Nós USA tem algumas, mas monitor de pc tem aos montes!

E tem monitor full hd com proporção diferente de 16:9 e consequentemente resolução tambem sendo vendido por ai também, é só uma simplificação da informação para ser melhor divulgada pelo marketing.

1 Curtida

E nem por isso ngm fica falando q não é FHD por ter proporção diferente

1 Curtida

O ratio é 16∶8.5, mas eu via essa resolução mais em sensores de cameras que em tvs…

Meu problema mesmo é com quem escreve anos assim: 2k20, 2k09.
Isso sim não tem nenhuma explicação plausível.

6 Curtidas

E mesmo pra pessoas normais, a convenção já é o suficiente.

Minha mãe não entende quantas polegadas cabem em 1 metro, mas sabe que quanto mais polegadas maior é. :joy:

1 Curtida

Isso eu concordo plenamente, visto q o K não é mais fácil e/ou rápido de digitar um 0. Só entendo a série de basquete da 2K escrever assim por razões de branding

4 Curtidas

Olá, pessoal!

Como engenheiro eletricista, vou deixar aqui minha pequena contribuição.

Sobre o fato da indústria em geral utilizar a unidade “mAh” (mili Ampère-hora) para capacidade de armazenamento de carga elétrica, em vez de “C” (Coulomb) - que é a unidade fundamental dessa grandeza no SI -, é parcialmente uma convenção.

Digo parcialmente porque essa unidade que hoje faz sentido utilizarmos para quantificar a carga armazenada em alguns tipos de baterias, em especial as de celulares e outros eletrônicos, podem não fazer num futuro próximo, quando alcançarmos armazenamentos da ordem de 6 dígitos de mAh, por exemplo.

Para aqueles que quiserem entender como se relaciona o “mAh” com “C”, deixarei em anexo um simples procedimento matemático pertinente.

Sobre o padrão da indústria denominar de 4K os painéis de resolução 3840x2160 pixels ou de 8K aqueles de resolução 7680x4320 pixels, também tem a ver com convenção de mercado.

Essa convenção está muito ligada àquilo que o padrão de cinema chama de 2K, 4K, 8K etc. Nesse padrão, o 2K refere-se a painéis de resolução 2048x1080 pixels, o 4K àqueles de resolução 4096x2160, o 8K aos de resolução 8192x4320 pixels, e assim sucessivamente.

Observe que o número de linhas verticais - primeiro fator das resoluções apresentadas no parágrafo anterior: 2048, 4096 e 8192 -, além de permitir uma certa razoabilidade para as denominações 2K, 4K e 8K, respectivamente, está relacionado com o sistema binário ou, mais especificamente, ao sistema de base 2.

Nesse caso, 2048 seria o resultado de 2^11, 4096, o resultado de 2^12 e 8192, o de 2^13.

Enfim, como muitas coisas na vida, algumas fazem sentido, outras são pura convenção e há, ainda, as que são puros devaneios. rs

Saudações,
Jaime Brasil

6 Curtidas

É, diga isso pra Oukitel. :smiley:

E outra coisa interessante é que pra bateria de laptop, por exemplo, se usa Wh e não mAH ou C. Enfim, tudo convenção mesmo.

1 Curtida

Eu escrevo 2k20, 2k21 etc. A explicação plausivel é para incomodar o xavier. :V

1 Curtida

Porque numeros grandes impressionam.

Qual seria a tensão presumida quando se utiliza Ah, no lugar de Wh, para indicar quantidade de energia armazenada: 5 Vcc ?

Interessante que para distâncias, é raro o uso de prefixos de ordem acima de “k”, e.g. não é comum dizer “tal cidade fica a 1,2 Mm (megametro) de outra” ou “o odômetro deste automóvel indica mais de 100 Mm”.

Ocorre algo semelhante no caso de massa, onde se utiliza toneladas (métricas) e não megagramas, e em menor frequência e para prefixos fracionários, volume, e.g. uma garrafa de vinho com 75 centilitros.

Acho q é um daqueles casos de convenção. Quanto menos vc desviar a atenção do trânsito melhor, então estar tudo em km (ocasionalmente metros) facilita não ter tais conversões.

Interessante, nunca vi dessa forma. Alguma marca rotula dessa forma?

Concordo com vossa observação relativa à sinalização vertical.
Não haveria entretanto justificativa para o desuso no uso corriqueiro, falado, onde a fugaz estranheza seria até benéfico, ao chamar a atenção ao valor citado.

Vi em algumas garrafas de bebida (vinhos, na maioria) , de origem europeia (quando os rótulos não foram substituídos ou encobertos por equivalentes aderentes às normas brasileiras). Especulo que bebidas brasileiras exportadas para estes países também teriam rótulo com estas medidas de volume.