Para quem defendeu o IPVA nesse tópico

Continuando a discussão de IPVA, alguém já deixou de pagar propositalmente?:

Assistam esse excelente Vídeo do Elementar:

05:00 Não tem Finalidade Específica do IPVA.

Bah… IPVA nunca foi imposto verde, foi?

Sempre foi uma das minhas reclamações do IPVA, deveria virar uma taxa em vez de imposto e obrigarem uma destinação especifica em lei.

:yawning_face: :sleeping:

Limite de 10 caracteres.

1 curtida

Imposto que não tem destino especifico, normalmente vai pro tesouro de quem está cobrando, o máximo que pode ser é direcionado.

Já o IPVA é o imposto sobre um bem de alguém que é cobrado pelo estado.

IPTU é municipal
IPVA é estadual
ITR é federal

Esses três impostos não vai mudar nunca.

1 curtida

O problema do IPVA é o alto valor cobrado e a maneira como é cobrado. Primeiro, que não deveria ser cobrado pelo valor do veículo. Segundo, cobra-se um valor alto pra um veículo novo que tem poucas chances de quebrar na via, que polui menos, que tem mais segurança, e é mais barato ou inexistente para os veículos mais antigos - e velhos - que tem maiores chances de quebrarem na via, com menos segurança e poluindo mais.

2 curtidas

novo ou velho quebra do mesmo jeito, manutenção não é o forte do brasileiro independente da condição financeira

Nao é porque o proprio ipva devora a possibilidade de manutenções, meu tio ai no Brasil sempre reclamou e sendo mecanico ele e vários clientes sempre diziam e dizem pra ele: - se sobrasse mais grana usaria em manutenções. Exemplo meu carro hoje no Brasil esta com minha filha ja que nao moro mais ai ipva 2024, so 3700 reais, os pneus ja estao meia vida, esta grana ja daria pra trocar pneu, ver algo que precisaria arrumar, SP ja tem um sistema pra validar se pode ou nao vender o carro, deveriam forçar o cidadão ao menos usar a verba de ipva em manutenções anuais o problema que o proprio povo daria golpes no governo e vice versa kkk.

nem se não existisse IPVA, as pessoas não fariam manutenção, manutenção não é forte do brasileiro, é carro, casa, eletrônicos ou qualquer outra coisa.

já cansei de ver pessoas que não pagam o IPVA e só pagam o licenciamento e não fazem a manutenção, pessoas abastadas que moram em condomínio de luxo que não fazem em carro e o carro não é de luxo. Usam até quebrar.

o que o @rickvergilio falou de como é cobrado eu concordo, pode ser valor do carro, meio ambiente, peso do veiculo, mas manutenção, esquece

2 curtidas

Vou ser talvez polemico, mas paga pouco. As externalidades negativas que os carros trazem para a população são muito maiores para achar que é injusto. Não vou me estender, pois tem matéria sobre o assunto que terá mais propriedade do que eu nesse tópico.

Os impostos sobre automóveis cobrem seus custos sociais? (caosplanejado.com)
Essa matéria do Caos Planejado traz que os valores pagos pelos motoristas não cobrem nem metade dos custos gerado à sociedade.

E vou além, deveria é ter maior cobrança pelo estacionamento, gerando menor incentivo no uso de carro. Amo carro, mas não dá para em cidades com milhões de habitantes cada um ter um, o foco deve ser no coletivo e não no individual.

Devemos buscar melhor qualidade no transporte publico e nas vias para pedestres e ciclistas. Tem gente que vai dar mil desculpas, o clima, que não somos Europa. Os Países Baixos na década de 70 eram péssimos em questão de mobilidade, hoje é o que é, França tem pouco mais de 5 anos que começou a investir pesado em infraestrutura para bicicletas, e ao meu ver é um grande exemplo de como as cidades podem caminhar para um sistema muito mais justo de mobilidade. Além disso, trazer para as ruas um proposito social, e não somente de locomoção, é ridículo aceitarmos que a vida em cidade grande é limitada dentro de condomínios. E o mesmo vejo ocorrer no interior, com um urbanismo voltado apenas para quem está se locomovendo em veículos automotores, e esquece de entregar qualidade aos que ali moram.

Se não pode com um carro novo compra um mais velho, e se mesmo assim não pode, passa para um moto, ou vai andar de ônibus, bike ou a pé. O que não dá é para ser negligente por não arcar com seus luxos.

3 curtidas

Eu nem penso muito sobre pra não me aborrecer.

Tenho carro e moto só pra lazer pois moro a 5min de caminhada do trabalho, academia, pararia, tudo que preciso está a alguns passos. E sem contar que hoje com transporte por aplicativo sai muito mais barato chamar um carro quando precisar do que manter um na garagem (no meu caso).
Porém vejo que é um custo pra ter aquilo que eu quero, nem penso pelo lado do imposto pois nada nesse país tem retorno.

É IPVA, licenciamento, manutenção, seguro, ter carro no Brasil custa bem caro até com ele parado na garagem e é uma conta que muitos não fazem, estão ai os pátios de leilão pra confirmar.


Spoiler: Não iria.
Brasileiro tem a cultura de so arrumar o que está estragado, rarissimo quem faz manutenção preventiva.

Trabalho com informática e se aplica da mesma forma, hoje mesmo estou com o computador de um amigo que dei uma revisão uns meses atrás e falei que precisava trocar o HD pois estava nas últimas, esperou até morrer de vez pra vir desesperado porque tudo está no HD. E nem é questão de dinheiro, é a cultural mesmo querer usar tudo até esfarelar.

2 curtidas

Nenhum imposto tem destinação determinada.
Essa é a natureza do imposto.
O que tem destinação determinada (ou “finalidade específica”) são as constribuições.

E eu concordo com o pensamento do Júlio Tenório sobre as externalidades negativas que o carro gera, mas ao mesmo tempo acho problemático sobrecarregar ainda mais a população por usar uma solução que o próprio Estado praticamente incentiva a adoção. São incentivos fiscais para carros e cidades centradas em carros e sem nenhum movimento na direção de torná-las mais centradas nas pessoas, transporte não motorizado e transporte público. Enquanto isso não mudar (principalmente as cidades), fica complicado defender um aumento no custo de se ter um carro.

1 curtida

Então, sei que imposto não tem direção específica e se tiver é inconstitucional.

Só que eu vi que o imposto das aposta esportivas está sendo tratado como imposto e tinha visto que tinha direção, não para um órgão específico, mas para um setor, tinha parte para turismo, educação, segurança pública, previdência e mais algumas coisas

Sobre o que @JulioTenorio @Corvo e vc eu concordo, concordo até de ser alto o valor atual, daria para validar, o problema é o nosso governo e a classe política que temos, são muitos ruins, tenho mais medo de piorar do ajudar, ainda mais que eles brigam tanto que preferem fuder com tudo só para ter razão de está “certo” por causa do outro lado

1 curtida

Essas pessoas que não pagam o IPVA usam o carro como? Não são paradas em Blitz , não?

Você quer maior desincentivo de usar o Carro do que o próprio valor do Carro aqui No Brasil? Somados ao todos os outros custos? é para acabar né…

Não falta desincentivo para isso, o que falta são alternativas decentes mesmo, concordo que é o outro lado que tenha que melhorar e não piorar ainda mais a situação de quem quer comprar o carro, o mercado se autorregula havendo alternativas, eu mesmo quando morava em SP não usava carro, pois o metro era muito bom, e por mais problemas que existissem ainda sim compensava em relação ao carro, agora não é uma realidade que se estenda para todo o restante do Brasil, nem a todas as capitais.
Aqui mesmo na cidade onde eu moro, gostaria muito de andar de Bike, porém diversos amigos já sofreram acidentes, sabe aquelas batidinhas? Pois é para um ciclista já é suficiente para fazer um estrago tremendo, prefiro não arriscar, transporte publico? Super lotação e poucas opções de horários…

Ou seja, na sua visão, quem tem mais condições deve pagar menos e quem não pode deve pagar mais. Boa a lógica. Kkkkkkk

todo carro vc precisa fazer o licenciamento que é feito anualmente e custa 160 mais ou menos, deve está um pouco mais, sempre aumenta alguns reais. Para fazer o licenciamento têm que pagar IPVA, DPVAT e multa se tiver.

o IPVA varia de estado para estado, em SP, vc paga 20 anos, passou os 20 anos, o IPVA não é cobrado, então a pessoa só precisa pagar o licenciamento de 160 que o carro está apto para andar, dos bancões, exceto a Caixa que nunca fiz, todos os outros quatros bancos têmm um local só pra isso, é só pagar e já era.

se vc é parado na blitz ou passar nos radar inteligente, se vc não fez o licenciamento são multa e apreensão. Na Blitz vai depender se vc for parado, no radar não, passou já era.

Na verdade, não. O que eu quis dizer é que como imposto, o IPVA é algo que condena quem quer/pode ter um carro novo, onde vai dar menos trabalho nas vias públicas de forma geral, como menor consumo de combustível, menor risco de acidentes, etc.

Rio Grande do Sul adotou PIX para o pagamento do IPVA e licenciamento, melhor coisa do mundo, acabou a necessidade de convenio entre o banco e o Detran, tudo rápido e simples.
E para gerar o Pix é só informar placa e renavam no aplicativo, sem nenhuma burocracia de ter cadastro em nada.

2 curtidas

Concordo que melhorar as alternativas vai fazer com que mais pessoas usem, o problema é que os carros não cobrem o custo social que eles geram. Só olhar para o espaço público, várias vias principais das nossas cidades se somar as duas calçadas não dá metade da área destinada aos carros, e é justo destinar boa parte do espaço para alguém estacionar seu veiculo? Algo que só traz beneficio para ele mesmo e não paga nada por isso, quando muito um Zona Azul que tem um preço ridicularmente baixo. E sinceramente, não vejo como tornar as cidades mais agradáveis se não piorando a vida de quem tem carro. Alguns lugares simplesmente precisam reduzir ou acabar com a circulação de veículos para que tenha algo que preste.

Olhando para Recife onde atualmente moro, temos um orla na região de Boa Viagem que é extremamente pequena em alguns locais devido ao aumento do nível do mar, há diversos problemas que levam a decadência da orla do Recife, mas ao meu ver um grande fator é a Avenida Boa Viagem que há na orla, é extremamente desagradável ficar sentado na calçada a beira mar, só se escuta os carros.


Esse é lugar feito para carros, e não para pessoas. E só vai melhorar quando piorar para quem tem carro.

2 curtidas