Pagamento via WhatsApp passo a passo, o que esperar?

Vai começar a funcionar o tão “marketizado” pagamento via ZAP.
Segue abaixo video bem legal mostrando o passo a passo.
Mas a pergunta que gostaria de deixar é o que acham dos velhos e ainda ativos golpes usando o whatsapp, agora ficará mais fácil para os criminosos?

Faço a pergunta: Whatsapp Pay poderia ajudar na monetização aos criadores de conteúdos da plataforma?

ia perguntar a mesma coisa kkkk

Sinceramente não vejo sentido mais nesses Pay da vida pois agora temos o PIX

‘Whatsapper’! ‘Nego di’, possivelmente, foi pioneiro em criar conteúdos via Whatsapp! Fonte: "Whatsapper" Nego Di sai do aplicativo e sobe ao palco do Teatro da Amrigs nesta sexta-feira | GZH

Golpe sempre vai existir. Não tem jeito. Tem gente aplicando golpe com Pix. O negocio é ensinar a galera com menos conhecimento a identificar golpes.

Na prática, é um pagamento com cartão de débito, né?
O dinheiro cai na sua conta bancária, ou fica na sua conta no Facebook Pay, similar ao que acontece com o PicPay?

Ao que parece inicialmente será apenas P2P. Pagamentos pra pessoa jurídica deve demorar um pouco. Achei dois links de referência:

1 curtida

Vai virar uma Zona só, “as acompanhantes de luxo” vão adorar.

Sim, foi isso que entendi também.

Concordo, penso que essa solução chegou tarde, se fosse há alguns anos realmente seria revolucionário em pensar que na China já fazem uso disso com o WeChat a décadas.

Pode parecer sem sentido, mas acredite, tem gente que não aderiu ao PIX por N motivos. Medo, achou confuso, trabalhoso, não usa app de banco etc. A função estando no WhatsApp, sem ter que instalar nada e nem ir a banco autorizar aparelho, já é um atalho gigantesco pra pessoa usar, fora que é mais fácil a pessoa ter WhatsApp a PIX.

Pensando de uma forma mais aberta, até mesmo pra quem já usa o PIX, o WhatsApp Pay acaba sendo até mais prático e intuitivo de usar. PIX encontrou um concorrente à altura.

1 curtida

Acabei de testar com um amigo, o dinheiro vai pra conta do banco do cartão de débito cadastrado. Nem todos os bancos ou bandeiras funcionam ainda

2 curtidas

Ótimo!
Esse negócio de o dinheiro ficar preso no intermediário, como PicPay, MercadoPago e afins, eu não gosto…seria só uma camada a mais pra te dar trabalho.

Acabei de abrir meu email e me deparo com um email da nubank promovendo essa função

Mesmo sendo mais fácil a pessoa ter Whatsapp do que PIX, a pessoa ainda vai precisar ter uma conta em banco, o que meio que tira um pouco da “pegada” de democratizar o pagamento. Agora já temos +100 milhões de chaves PIX cadastradas, e o PIX não cobra taxa, e aparentemente o Facebook vai fazer o mesmo, provavelmente só PJ que vai ter taxa. É interessante e mais uma forma, ajuda a complementar e dar mais opções.

1 curtida

Para os bancarizados que não aderiram ao PIX, o WPP pode soar mais atrativo pelo o que citei. Como exemplo pessoal, tenho um amigo que não usa PIX porque acha que o governo vai rastrear o dinheiro dele, acredite. Como o no WPP não tem o governo como intermediário, ele pode se sentir mais seguro em usar. Esse é só um caso.

2 curtidas

Isso aí vai muito de geração pra geração e de conhecimento em relação à tecnologia.

Não é regra, mas acho muito mais fácil o Whatsapp Pay se popularizar primeiro entre os jovens, do q entre os mais velhos, ainda q eu conheça velhos q adoram uma novidade de tecnologia.
No outro lado há pessoas q ainda sentem a necessidade de ter o dinheiro vivo na mão, ou ao menos no extrato bancário e vão achar isso muito “difícil”, ainda q o dinheiro conste no extrato da pessoa como Fb-Pay-WA-xxxxx.

Eu me lembro, ainda criança, qd os caixas eletrônicos começaram a surgir no Brasil, e tinha até um passo a passo em frente ao caixa para a pessoa aprender a usar. Lembro da minha mãe sacando dinheiro, sem qualquer contato físico com funcionário do banco. Era algo “de outro mundo” e estamos falando de coisa de 35 anos atrás, anos 80.

Toda tecnologia tem seu período de adaptação, algumas somem, outras crescem. Só o tempo vai dizer o q vai restar disso tudo no futuro.
Particularmente, sou muito empolgado com isso tudo. Claro q as questões ligadas à segurança devem ser avaliadas. Mas se o serviço for muito ruim ou inseguro, ele acaba sumindo com o tempo.
Acredito q o pagamento pelo whatsapp vai pegar e daí vão surgir novas formas de interação com o comércio.

Usei hoje pra uma venda e funcionou muito bem. Inclusive coloquei no anúncio q aceito Facebook pay.

Ah, não funciona com WhatsApp business

Essa eu vejo que é uma das grandes vantagens do pix em relação ao whatsapp pay.

Não existe “não aderiu ao pix” já que se você tem conta em uma instituição que aderiu ao pix você está no PIX. O que pode acontecer é a pessoa nap registrar chaves mas essas são apenas um facilitador. Não existe “não ter pix” da mesma maneira que não existe “não ter Ted”.

O pix é integrado fortemente ao sistema bancário e isso é uma grande força dele.

Já no whatsapp pay a pessoa tem sim que realizar uma adesão, e ainda assim limitada a bancos parceiros.

Acho que a comparação do whatsapp pay é muito mais próxima de google pay/Samsung pay/apple pay do que com o PIX.

5 curtidas

Não concordo. Da mesma forma que o PIX já está integrado ao app do banco, sendo assim apenas uma função a mais, o WPP Pay também está integrado ao app de mensagens. Tanto um quanto outro, necessitam de uma ação pra poder usar, seja cadastrando uma chave no caso do Pix, ou um cartão de débito no caso do WPP.

Resumindo, no meu entendimento, é certo dizer “não adesão ao Pix”, servindo o mesmo pro Wpp. A função tá lá, a pessoa só não usa.

1 curtida