Pagamento via WhatsApp passo a passo, o que esperar?

Não concordo. Da mesma forma que o PIX já está integrado ao app do banco, sendo assim apenas uma função a mais, o WPP Pay também está integrado ao app de mensagens. Tanto um quanto outro, necessitam de uma ação pra poder usar, seja cadastrando uma chave no caso do Pix, ou um cartão de débito no caso do WPP.

Resumindo, no meu entendimento, é certo dizer “não adesão ao Pix”, servindo o mesmo pro Wpp. A função tá lá, a pessoa só não usa.

Pix não precisa de chave para enviar valores.

Sem o cadastro de chave (única coisa opcional), o usuário ainda pode enviar e receber pix. PIX usa a chave como um facilitador, mas você pode fazer um pix para os dados bancários igual faz um ted normalmente.

No whatsapp pay, sem o cadastro do cartão ele não pode enviar (não sei sobre receber pq não testei) então a adesão é realmente obrigatória e restrita nesses casos.

Não é uma questão de opinião, é legislação nesse caso. PIX é mandatório para instituições bancárias a partir de um certo tamanho e mesmo as menores estão fazendo a adesão porque é um método de pagamento importante. Quem decide sobre a adesão não é o cliente mas sim a instituição bancária (ou o BACEN no caso dos obrigatórios)

Você ainda pode optar por não usar nenhum dos dois, mas essa opção não tem nada a ver com a disponibilidade do serviço em si.

4 curtidas

No WhatsApp Pay precisa do cartão também antes de receber porque o dinheiro cai na conta do banco. Ou seja, se eu te enviasse agora você teria que primeiro cadastrar mesmo. O que é diferente do que acontece com o Pix como você citou

2 curtidas

O ponto da minha opinião é esse, é a parte do usuário. Se o usuário não usa nem um, nem outro, ele não aderiu à função.

Agora, desconheço o uso do PIX sem precisar de chave.

Do Bacen:

Ou se quiser ler a documentação do Bacen pode ler aqui nas páginas 16 a 19

2 curtidas

Se eu entendi, o recebedor não necessita ter chave, mas o emissor sim.

A chave não é usada em nada para o pagador. É somente um “Apelido” para os dados bancários completos do recebedor. Tanto que você consegue fazer um pix mesmo se não tiver nenhuma chave cadastrada.

Por isso que eu disse lá no começo que PIX não é opcional, é como o TED realmente, as chaves são só uma funcionalidade opcional para facilitar as transações.

5 curtidas

Tenho alguns amigos assim tbm, como se não tivessem outros meios de rastrear…

O que é uma grande besteira, pois todo dinheiro lícito, é rastreado, independente de instituições ou meios de movimentação. Aí esse amigo, sempre empata algumas transações no grupo porque tem que ir ao banco retirar, ou depositar pra ele etc. Meu sonho é todo mundo ter PIX e PicPay.

Mas é mais fácil você ocultar o rastro do dinheiro físico do que do dinheiro digital.

Grande besteira. Discuti civilizadamente uma vez com esse amigo justamente por isso, devolvendo dinheiro de um churrasco q a pandemia cancelou via pix pra todo mundo e o bonito não tinha chave pq “não confiava no pix” só pra me dar mais trabalho… (pelo menos não era conta da caixa)

Minha discussão foi homérica com meu amigo, de quase terminar amizade. Ele é daqueles que não aceitam de forma alguma “sair perdendo” numa conversa, mesmo sabendo que não tem razão. Daí já misturou imposto de renda no assunto, aluguel que ele recebe, vixe… E tá até hoje sem PIX empatando a vida dos outros. O PIX é só um dos casos de discussões com ele, tiveram outros por outros motivos, mas na mesma intensidade.

Ta parecendo tanto o meu amigo que quase acho q estamos falando da mesma pessoa. kkkkk

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.