Bem, acho que a ação inicial seria aumentar a moderação. O próprio Disqis tem o nivel de usuário “Líder” , onde quem o tiver pode apagar (e não ocultar) o comentário de alguem na hora. Ao meu ver os adms poderiam escolher o mesmos mais ativos e justos da comunidade e darem essa badge a eles pra ajudar na moderação (com uma conversa antes pra não ter abuso de poder).
Mas se quiserem ir além, poderiam criar uma categoria de tópico “Politica” e colocar todas as novas matérias com o assunto lá, e depois bloquear os comentários para os níveis mais baixos, como acontece com a categoria compra e venda, assim evitaria aquele pessoal que só aparece aqui pra falar de politica.
Considerações extras/textão
Atenção, não estou falando de censura, mas essa é uma comunidade de tecnologia, onde discutimos sobre tecnologia e assuntos que a tangenciam, porém se vc só vem aqui pra falar de politica, acredito que esteja no lugar errado. Mas depois de passar um tempo aqui e entender como nossa comunidade funciona (e subir de nivel, o que é bem fácil), fica liberado pra discutir sobre tópicos mais sensíveis.
Acho que o próprio texto que o Mobilon colocou na descrição na categorua de venda já explica o porque do uso desse bloqueio, só substituir a palavra “anunciante” por “extremista politico” e “site de marketplace” por “Twitter”.
Porque só usuários com nível de confiança elevado podem vender?
A limitação para usuários de nível 2 cria uma camada de proteção para os c̶o̶m̶p̶r̶a̶d̶o̶r̶e̶s membros e filtra a̶n̶u̶n̶c̶i̶a̶n̶t̶e̶s extremistas politicos que só criariam uma conta para a̶n̶u̶n̶c̶i̶a̶r̶ ̶v̶e̶n̶d̶a̶s expressar suas opiniões de maneira desrespeitosa e obscurantista. Isso transformaria a comunidade e̶m̶ ̶u̶m̶ ̶s̶i̶t̶e̶ ̶d̶e̶ ̶m̶a̶r̶k̶e̶t̶p̶l̶a̶c̶e no Twitter, o que não é o nosso objetivo.
O intuito é apenas oferecer um espaço seguro para que os membros da comunidade possam p̶a̶s̶s̶a̶r̶ ̶s̶e̶u̶s̶ ̶e̶l̶e̶t̶r̶ô̶n̶i̶c̶o̶s̶ ̶u̶s̶a̶d̶o̶s̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶n̶o̶v̶o̶s̶ ̶d̶o̶n̶o̶s discutir civilizadamente.
[texto editado por mim, óbvio]