O Pix já está funcionando?

A questão é que viraria aquela zona que é no Instagram. Em dois anos as novas chaves PIX seriam: @Silvi.nha_69 porque não teria username pra todo mundo.

Pa mim, até usar o número de celular uma furada, já que no Brasil se tu não usar o número por 3 meses as operadoras reciclaram o nº e ele fica preso a conta do usuário antigo, devem colocar um jeito pra mudar mas… Acho o ideal só CPF, email (já Google e Cia não permitem reuso de email) e a chave aleatória mesmo.

Mas realmente, 35 caracteres foi de f**er, pra usuário comum (CPF) poderia ser 6 a 8 mesmo (que daria pelo menos 4 chaves pra cada pessoa), e pra CNPF deixassem os códigos maiores.

1 curtida

O “número aleatório” é um identificador universal chamado UUID. O objetivo dele não é ser enviado pra ninguém mas sim ser usado em comunicação entre sistemas. Por exemplo, esse ID é o ideal para geração de QR Code para os pagamentos.

4 curtidas

no nosso caso como temos contas em vários bancos para situações diferentes criamos por exemplo bs2@meudominio.com bradesco@meudominio.com

1 curtida

Na realidade é a principal função dela.

Mas me refiro se eu poderia enviar ela e o app do banco ler. Como se fosse um código de barras e já efetuar o pagamento.

Expliquei aqui nesse outro post como vai funcionar a iniciação. Nesse caso não é só a chave aleatória mas um bloco de texto maior ainda que contém várias outeas informações.

Mas resumindo, o que você quer vai estar disponível desde o dia dia do lançamento com qr code dinâmico e copiando e colando esse texto. Futuramente também será implementada uma maneira de só clicar um botão nos sites e já abrir no app do banco.

4 curtidas

Queria a possibilidade de criar uma chave qualquer que n seja pessoal (email/telefone/cpf) e q fosse fácil.

No Banco do Brasil isso é possível, vc pode ir em criar chave aleatória e pode personalizar, inclusive fiz isso, nos demais bancos e meios de pagamento acho que ainda não está disponível. Já cadastrei minha chave que ficou mais ou menos assim “pix-bb-meunome”.

Pra cadastrar um número ou email pra ser uma chave pix os mesmos não precisam está obrigatoriamente cadastrados já instituição (Isso pelo que vi na maioria de bancos ou meios de pagamento), vc pode informar outro email ou telefone de celular desde que tenha acesso aos mesmos para poder confirmar com o código que será enviado para confirmar a chave, já no caso do CPF só pode ser o seu e já estará no seu cadastro.

Para que é cliente Iti do Itaú, já esta funcionando o pix.

Interessante isso! Queria entender como eles fizeram já que a “chave aleatória” até onde acompanhei era um formato bem específico (chamado uuid) e não tem possibilidade de mudar. Vai ser interessante ver se isso funciona para outros bancos.

Até o dia 16 ainda estamos em fase de testes. O bacen orientou que na primeirq semana os bancos escolhessem 1% dos seus clientes em de uma maneira que representasse a diversidade de sua base para os testes, e a partir da segunda semana isso está aumentando gradualmente. No Nubank fui ativado já no primeiro dia dos testes. Até lá o PIX está funcionando em horário reduzido (9h as 22h exceto quintas e sextas que abre as 9h de quinta e passa a madrugada toda aberta fechando só 22h de sexta). Dia 16 libera toda a funcionalidade para todo mundo!

sim, mas como o itau e o iti são o mesmo banco, o itau liberou o PIX para todos os clientes do iti, tem até uma matéria disso aqui.

Eita, não tinha visto isso não. Interessante. Agora que está nos finalmentes da fase de testes é orientação do BC liberar pra mais gente mesmo, então Itaú em vez de escolher base deve ter jogado no iti pq da menos trabalho.

2 curtidas

Aqui pra mim tá funcionando, mas só até às 22:00 no período de testes. Mandei do Nubank para o Sofisa e demorou coisa de 10 segundos.

1 curtida

Aqui tb está disponível, mas não usei ainda.

Sobre o uso, nessas duas semanas que o meu pix está ativado já foi útil por 2 vezes que consegui transferir na hora e era depois das 18h!

Uma delas eu usei uma chave que eu ja tinha e a outra eu tive que pedir pq ela só tinha cadastrado cpf. Acho que vai ter que começar a funcionar de verdade pra galera começar a entender melhor o sistema e tenha interesse em cadastrar o telefone (que na minha opinião é a chave mais relevante já que tenho o telefone de um monte de gente que não tenho CPF nem dados bancários)

3 curtidas

Tô brincando de fazer Pix, muito bom! Kkkk

1 curtida

Nubank liberou o PIX, mas não consegui transferir nada, sempre aparece o erro de chave inválida.

se vc tentou agora deve ser por causa do horário.

1 curtida

Você pode fazer transferências informando os dados da conta (CPF, Nome, banco, agencia e conta), como num TED. As pessoas não precisam cadastrar chaves.

2 curtidas

Fiz pelo app da Caixa e chegou em dois segundos no Inter ontem à tarde.