O Pix já está funcionando?

Pergunto porque eu vejo muita notícia sobre cadastro aberto para o Pix.

Ok. Mas eu já posso fazer uma transferência com Pix sem usar DOC ou TED?

E como eu faço uma transferência com Pix?

Obrigado pela ajuda.

Bom, que eu me recorde o lançamento é dia 16/11 e o que está aberto no momento são apenas os cadastros de chaves Pix.

4 curtidas

Todas suas dúvidas já foram respondidas aqui:

9 curtidas

Queria a possibilidade de criar uma chave qualquer que n seja pessoal (email/telefone/cpf) e q fosse fácil.

A chave aleatória são 35 caracteres, é inviável passar isto pra alguém/loja de forma verbal.

Queria poder criar minha própria chave. Tipo: breno123. :pensive:

4 curtidas

Tem alguma possibilidade dessa chave virar um QR Code ?

1 curtida

Mas nesses casos acho que funcionaria o QRCode ou estou equivocado?

2 curtidas

Sim, existe essa possibilidade. QRCode nada mais é do que um texto dentro de “desenho”.

Inclusive acho que QRCode vai ficar bem popular nesse PIX, mas ainda prefiro a opção de criar um código pequeno e simples, tão fácil quanto passar o CPF, mas uma chave sem dados pessoais.

2 curtidas

O mais próximo que dá pra fazer disso que você quer é criar um email só pra isso.

3 curtidas

Temos 4 tipos de chave e 5 possíveis chaves para usar na conta pessoa física, então sobra uma para você criar um e-mail não relacionado com seu e-mail principal e usar ele só pro pix tipo pixdobreno@aol.com

4 curtidas

Bem pensado, essa gambiarra é uma boa. :smiley: E é exatamente isto q vou fazer! Único trampo é ter q cadastrar o email na instituição financeira tb, pq quando a gente escolhe email, a gente só pode escolher o q a gente cadastrou no banco.

2 curtidas

Aqui no itau ele deixou eu digitar o email no cadastro da chave pix

2 curtidas

Um, bom saber. Tentei no Inter e lá tem um checkbox pra confirmar o email.

Aí fui ver no Nubank, ele tb deixa informar qualquer email.

1 curtida

Sim, porque eu posso cadastrar ATÉ 5 chave. Eu posso colocar renan@gmail.com, renan@outlook.com, renan@globo.com, etc, etc. Porque não uai ? rsrs

1 curtida

A questão é que viraria aquela zona que é no Instagram. Em dois anos as novas chaves PIX seriam: @Silvi.nha_69 porque não teria username pra todo mundo.

Pa mim, até usar o número de celular uma furada, já que no Brasil se tu não usar o número por 3 meses as operadoras reciclaram o nº e ele fica preso a conta do usuário antigo, devem colocar um jeito pra mudar mas… Acho o ideal só CPF, email (já Google e Cia não permitem reuso de email) e a chave aleatória mesmo.

Mas realmente, 35 caracteres foi de f**er, pra usuário comum (CPF) poderia ser 6 a 8 mesmo (que daria pelo menos 4 chaves pra cada pessoa), e pra CNPF deixassem os códigos maiores.

1 curtida

O “número aleatório” é um identificador universal chamado UUID. O objetivo dele não é ser enviado pra ninguém mas sim ser usado em comunicação entre sistemas. Por exemplo, esse ID é o ideal para geração de QR Code para os pagamentos.

4 curtidas

no nosso caso como temos contas em vários bancos para situações diferentes criamos por exemplo bs2@meudominio.com bradesco@meudominio.com

1 curtida

Na realidade é a principal função dela.

Mas me refiro se eu poderia enviar ela e o app do banco ler. Como se fosse um código de barras e já efetuar o pagamento.

Expliquei aqui nesse outro post como vai funcionar a iniciação. Nesse caso não é só a chave aleatória mas um bloco de texto maior ainda que contém várias outeas informações.

Mas resumindo, o que você quer vai estar disponível desde o dia dia do lançamento com qr code dinâmico e copiando e colando esse texto. Futuramente também será implementada uma maneira de só clicar um botão nos sites e já abrir no app do banco.

4 curtidas

Queria a possibilidade de criar uma chave qualquer que n seja pessoal (email/telefone/cpf) e q fosse fácil.

No Banco do Brasil isso é possível, vc pode ir em criar chave aleatória e pode personalizar, inclusive fiz isso, nos demais bancos e meios de pagamento acho que ainda não está disponível. Já cadastrei minha chave que ficou mais ou menos assim “pix-bb-meunome”.