LinkedIn realmente funciona? (para emprego)

Então, diante de vários relatos inclusive um especial do Tecnoblog veio a dúvida, realmente o linkedin pode trazer uma possibilidade de emprego? (Principalmente para quem está começando no mercado de trabalho)

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, se possível falem a sua área de atuação.

E quais outros meios vocês procuram ou já procuraram uma vaga. Além do famoso QI (quem indica).

Acho que pra quem está começando, nem tanto. Mas pra quem já tem alguma experiência e uma rede de contatos já formada, é uma boa sim.

Volta e meia recebo oportunidades via DM por lá.

1 curtida

O Linkedin funciona pros trabalhadores em geral mais ou menos como um portifólio público funciona para um artista.
Ali você coloca suas realizações profissionais e, com sorte, chama a atenção de alguém interessado em contratar os seus serviços.

Por isso que, como o Gigo falou, ele não é tão eficiente para quem está começando no mercado de trabalho. A exceção pode ser caso você já tenha tido experiências e realizações relevantes e excepcionais, como participação em eventos, projetos, grupos e afins enquanto você estava na escola ou na faculdade (varia conforme a escola/faculdade, mas um exemplo meio que universal é a empresa júnior).

2 curtidas

Já que mal não faz, faça um perfil e coloca o que você tem.

No geral depende muito. Depende de onde você está na carreira como falaram, depende da área de atuação… Pode não ser certeza de contratação, mas é melhor ter do que não ter, e pelo menos serve pra anexar no currículo (e são novas conexões poxa) ou assistir alguns cursos, curso sobre como participar de entrevistas também, que tem por lá.

Só não precisa entrar no modo linkedin de vida hahah. Entra de vez em quando, deixa uns like e boa hahahaha

1 curtida

Recebo sempre propostas por lá.
Mas tenho um curriculo bem completo, com palavras-chave, etc.

Quanto as mensagens motivacionais, gente pedindo curtida pra arrumar emprego - isso não serve pra nada.
Divulgue seu trabalho e suas competências como se fosse outro trabalho qualquer. É isso q funciona.
E não se esqueça de sua rede de contatos - é o q mais viabiliza oportunidades.

4 curtidas

Geralmente funciona pra quem já tem uma carreira minimamente estabelecida, pelo menos uns 2 anos de experiência e alguns cursos.
Se você busca o primeiro emprego ou um estágio, recomendo focar em outros lugares.

Eu arrumei estágio no CIEE e vagas.com. Também arrumei emprego no vagas.com, depois foi com indicação e já recebi algumas ofertas via LinkedIn

É tenso para quem não tem um portfólio já pronto.
Eu mesmo nunca consegui nada por lá, tenho 22 anos e 2 meses de experiência formal apenas.
Não publiquei nada em revistas ainda, nem livros, tenho alguns cursos no meu currículo, uma faculdade, e é isso.
Não é muuuuito atraente para a minha área. No fim das contas, eu acho legal por conta das certificações que o próprio Linkedin, que testa suas competências e proficiências; e uso a rede em si para encontrar artigos, cursos gratuitos, fazer as conexões com pessoas que conheço na vida real… Emprego mesmo está difícil pra todo mundo, sempre que procurei lá dentro do Linkedin me deparava com um redirecionamento para uma vaga muito discreta e com poucas informações, ou falsas novas vagas com links de outros sites que me redirecionavam pra uma vaga de 2015 kkkkk

Recomendo fortemente que ouça este episódio do Podcast Café Debug:
https://cafedebug.com.br/detalhes-episódio?guid=c4e07fff-e163-4d00-b8f4-2fe31908c6c2

Em certa altura, a entrevistada fala sobre “o poder do LinkedIn” e passa diversas dicas sobre como fazer um perfil completo lá.

Mas em resumo: O LinkedIn é uma plataforma fenomenal para recrutadores. Ela facilita muito a vida dos recrutadores em encontrar profissionais bem específicos. É provavelmente a melhor ferramenta do tipo disponível atualmente, e se você é um profissional “Sênior”, ou Gestor, Gerente, Coordenador, ou algum tipo de cargo executivo, o LinkedIn é simplesmente fenomenal, porque os recrutadores estão buscando principalmente esse tipo de gente lá.

Pra quem está começando… Cara, você não falou exatamente qual a sua área de atuação, mas supondo que seja algo relacionado a tecnologia (afinal, você está no Tecnoblog), você precisa primeiro conseguir experiência, seja trabalhando, seja participando de eventos, workshops, hackatons, cursos, etc… O negócio é não ficar parado esperando a oportunidade cair do céu… Se você não tem um trabalho, você tem que ocupar o mesmo tempo que dedicaria ao trabalho ganhando mais conhecimento e quando a oportunidade aparecer, você vai estar preparado.

Boa sorte!

Os meus últimos 3 empregos eu consegui no Linkedin e hoje eu só uso essa plataforma para olhar as vagas que me interessam. Antes do Linkedin eu usava o vagas.com, mas isso faz muitos anos e é limitado ao Brasil.

Independente se você tem um portfólio bom já ou está começando, é possível criar um networking no Linkedin e facilitar na busca de uma oportunidade ou até mesmo uma indicação.

Com 22 anos de experiência, você certamente tem muita coisa pra colocar lá.

Comece pelo básico:

  • Seu nome completo
  • Uma boa foto para o retrato (digita “business man portrait” no Google imagens para ter uma referência)
  • Seu curso superior - Instituição, ano de início e término
  • As empresas onde trabalhou e as datas aproximadas

Depois disso, você pode começar a trabalhar mais no seu currículo:

  • Detalhar as empresas onde trabalhou - Isso aqui é importante. Dedique um tempo para descrever o trabalho que você fez em cada uma dessas empresas, como era o dia-a-dia, quais projetos participou e o resultado que cada projeto causou na empresa, quais cargos você ocupou, as datas aproximadas.
  • Se tiver prêmios e reconhecimentos de alguma empresa (gratificações, troféus, destaques, etc), não deixe de mencionar.
  • Seus cursos e os respectivos certificados.
  • Suas habilidades.
  • Faça todas as avaliações do LinkedIn que puder.
  • Encontre todos os seus colegas e ex-colegas, conecte-se a eles, e dedique um bom tempo para endossar as habilidades que eles tem.
  • Dedique algum tempo também a escrever recomendações para os colegas que merecem, e se você acha que poderia receber alguma recomendação de alguém, não deixe de pedir.

Você não precisa publicar artigos se não tiver nada para publicar. Não tem problema.

Mas é bom você revisar sua atividade recente… Tudo o que vc curte e comenta na plataforma fica lá, visível para todos. Então confere se você não fez algum comentário “estranho” ou curtiu algo que não deveria. Afaste-se completamente de discussões políticas. Se tu não for da “turma do alfabeto”, também afaste-se desse tema (é impossível falar besteira se você permanecer calado). Saia deletando tudo o que está te sabotando.

E por último: Não deixe as pessoas no vácuo.
Se alguém te mandar DM com oferta de emprego, RESPONDA, mesmo que seja para dizer “Não tenho interesse, obrigado”. Quando você deixa de responder, o LinkedIn te coloca na geladeira.

1 curtida

Do jeito que ele escreveu ficou ambíguo, mas pelo contexto do resto da mensagem dele eu acho que ele tem 22 anos de idade e, de experiência, só 2 meses.

1 curtida

Tem razão, hehehehe.

Bom, as dicas que eu dei são boas, então vou deixar a mensagem de qualquer forma. Talvez alguém tire proveito, sei lá…

3 curtidas

Minha área é design de produto/ desenho industrial. Estou no começo da carreira, a experiência profissional que tenho é bem limitada. Mas tenho muitos projetos que desenvolvi no âmbito “pessoal”.
Mas pode ter certeza que ao montar meu perfil vou seguir suas dicas e a dos outros que postaram aqui.

Era isso mesmo kkkkk 22 anos de idade e 2 meses de experiência kkkkkk
Mas deixe sua mensagem! Foram as melhores dicas que já li sobre o LinkedIn!
Agradecido! :star_struck:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.