Uma coisa é fato: Se você acha que está difícil pra você que é novato entrar no mercado de TI, pode ter certeza que está mais difícil ainda para as empresas Brasileiras contratarem.
A pandemia trouxe um fenômeno bem curioso para cá: A possibilidade das empresas estrangeiras contratarem mão de obra Brasileira para trabalhar remotamente.
Um profissional Sênior vai ganhar facilmente na faixa de 5000 DÓLARES por mês.
É impossível pra uma empresa brasileira reter talentos assim. Os profissionais de nível pleno e sênior simplesmente vão embora pra ganhar 2 ou 3x mais.
Então as empresas estão investindo forte em programas de treinamento interno.
Elas querem o máximo de Juniors que elas podem conseguir, treinam internamente e tentam segurar o profissional o máximo de tempo possível, até o cara virar um “pleno plus”, vir uma oferta de fora e levar ele embora.
A concorrência está tão feroz, que as empresas estrangeiras estão levando até os recrutadores das empresas brasileiras, para que eles recrutem no Brasil.
Então as dicas são obvias:
- Estude inglês! Sem inglês você não é nada nessa área. Não pare de estudar até ser fluente.
- Estude muito e fique bom nas tecnologias que você quer trabalhar.
- Coloque em prática e faça seus projetos pessoais.
- Arrume seu GitHub e seu LinkedIn (aqui tem umas dicas legais pra isso).
Quando vc for capaz de fazer alguma coisa que funcione, vai ter uma empresa na sua porta querendo te contratar. Ninguém vai te contratar se você não souber fazer nada, mas vai ter muita oferta quando você conseguir provar que consegue fazer alguma coisa.