Linguagens de internet: amigxs, lindxs, programadorxs - inclusivas ou excludentes?

Continuando a discussão do Acessibilidades em SItes, Games e Tecnologia em Gerall:

O @fabiotorellijr levantou a bola de dedicarmos um espaço ao tema de acessibilidade aqui na Comunidade. Aí queria saber a opinião de vocês sobre essas linguagens de internet, que surgem com o objetivo de serem mais inclusivas. Sei que isso atrapalha quem usa leitor de tela, então é meio paradoxal: exclui um grupo pra incluir outros.

Qual é a opinião de vocês sobre isso?

Bora conversar? Mas com respeito aos amiguinhos, dado que é um tema polêmico.

4 curtidas

Só perguntar o que um dislexo acha dessa “linguagem” e a resposta vem naturalmente. :joy:

Particularmente acho ridícula, não só pelo motivo do leitor de tela e para dislexos, mas também porque ninguém sabe dizer como é que se pronúncia essas “palavras”. :grinning:

4 curtidas

Na minha opinião, quando se fala com os amigos, seja no WhatsApp ou ao vivo, vocês é escolhem como irão se tratar. Já em um fórum público, é preferível que se use a norma formal padrão da língua.
É como quando se está conversando e existem pessoas no grupo que não falam ou não tem grande domínio da língua que está sendo usada. É falta de educação.
A gramática existe justamente para reduzir os problemas de comunicação. Modificar o código ao bel-prazer, seja por questões políticas ou moda, é muito desagradável.
Pois veja: se você se acha no direito de fazer isto, o que impede de pessoas com visão diferente da sua fazerem o mesmo?
Gera um embate, e a comunicação fica mais difícil.

20 curtidas

Eu acho particularmente sem sentido algum. Como omitir um pronome seria inclusivo?

Tudo bem que a adaptação da língua é algo que pode acontecer, principalmente no ambiente de internet com as nossas abreviações "vc, “pq” e outras. Mas o que se torna inadmissível é a utilização desse tipo de linguajar, tanto o abreviado quanto o “inclusivo” em peças publicitárias, seja ela qual for, e muito menos uma publicidade/comunicativo de um representante político como já ocorre atualmente em vários casos.

6 curtidas

E tem isso de adaptação linguística: como se adapta uma língua que já tem uma infinidade de palavras sem gênero?

As vogais “o” “e” e “a” são neutros.

Não atoa existe estudante para se referir a uma turma de alunos e alunas (e nesse exemplo, alunos pode ser unissex).

Temos ainda: piloto, presidente*, manicure, ascensorista…

O que se entende de “masculino”, também pode ser definido como neutro.

Culpa do idioma dos cães gripados, o Latim!

.

*presidenta incrivelmente existe, é tem raízes desde o século XIX

2 curtidas

Sinceramente, eu acho que o uso de linguagem de internet aqui até seja possível, porém, de forma que seja bem sutil… algo como hj ao invés de hoje é algo que me parece aceitável, por mais que seja um fórum e tal… Então depende do tipo de linguagem de internet que é utilizada…

Exatamente como no caso aqui citado pelo Jonas…

1 curtida

Eu estava me referindo mais à usarem “x” no lugar de “a” ou “o”.

Sinto falta do Orkut, mas se tem algo que me dá um alívio é saber que não haverá registros de como eu escrevia quando era mais novo.

Quanto ao uso de abreviações, eu assumo que sejam para escrever mais rápido… só que, hoje em dia, dá para configurar substituição de palavras que sanariam este problema.
Por exemplo, no macOS, o programa que uso para descrever código mais rápido está configurado para substituir “vc” por “você”. Eu escrevo “vc”, aperto a barra de espaço, e lá está a palavra na nossa, inculta e bela, língua portuguesa.
Dá para entender perfeitamente quando abreviadas as palavras, não acho ruim como no caso dos “x”.
Mas, se estes textos sobreviverem, prefiro que as gerações vindouras apreciem meus registros desta forma.

Ah sim… isso me lembra quando usam @ para definir esses caracteres que podem definir a palavra no feminino ou no masculino… Complicada a situação…

Esse é mais um absurdo gerado por pautas importadas de países com linguagem bem diferente da nossa, onde existem formas neutras de se referir a pessoas. Em nossa língua, praticamente tudo tem algum gênero. Basta olhar no dicionário e fica bem óbvio que o os pronomes, substantivos, adjetivos, etc todos são masculino ou feminino. Querer combater uma “normatividade masculina” na língua é igual a lutar contra monstros imaginários. A leitura é dificultosa, atrapalha muito aos cegos, ninguém sabe como pronunciar. É como o Sardinha falou: A gramática existe justamente para reduzir os problemas de comunicação.

Pura preguiça. Com o mínimo de esforço dá pra encontrar sinônimos que sejam neutros e evitar o uso de “x” “@” e etc.

E não, eu não acho que todo mundo tenha que usar a norma culta na internet, mas custa muito pouco escrever de forma que todo mundo possa entender.

1 curtida

Eu sei que isso é péssimo pra leitores de tela/modos de acessibilidade, mas não me incomoda muito.

Acho extremamente pior quem usa coisas como 2k19 (nunca entendi o sentido disso), ou siglas/abreviações que só fazem sentido pra quem escreveu. Por exemplo “em HTGAWM eles fazem isso” e não é em uma discussão sobre séries.

Devo admitir que acho que faz sentido usar o “k” como acreditação de “mil”.
Por exemplo:
2k = 2000
4kk = 4000000
Fica até melhor de ler

Acho que ele quis dizer escrever 2k19 inteiro, ao invés de 2019.

Forma reduzida, sim, facilita.

1 curtida

Creio que escrevem assim pois:
2k se falaria “dois mil”.
2k19 seria “dois mil e dezenove”.
Apesar de não seguir a lógica matemática, segue a lógica da oralidade.
Completamente desnecessário. Este não é nem por alguma ideologia, puramente moda.

Exato @Wardz_de_souzA, 2k19 não faz o menor sentido.
Não abrevia nada, não faz o uso de menos caracteres, não facilita pra quem usa leitores de tela.

@anjosarda 4kk também não faz sentido, pois o ideal seria 4mi (que é a forma aceita na gramática, mi, bi, tri~lhões)

1 curtida

Eu sei que usam desta forma por causa de jogos online. A notação com “k” é, digamos, internacional. O pessoal de outros países reconhece. Na China, a abreviação na língua deles poderia ser diferente, mas reconhecem o “k” como “mil”.
Ademais, é um caracter só para cada 3 zeros. As vezes pode ser conveniente para contar.

1 curtida

Todos é inclusivo!!!

Todos vocês podem ler o que eu escrevo.

Todos os seres humanos.

Todxs é uma forçada sem tamanho.

2 curtidas

Isso é ruim para os leitores de tela… Os mesmos diriam “dois ka” e “dois ka dezenove”… ao menos que a IA seja o suficientemente inteligente e avançada para entender isso…

Não estou defendendo, apenas explicando a lógica.
Se ler as minhas outras respostas verá que sou partidário da norma culta.

2 curtidas

Há maneiras de elaborar frases sem que, de forma explícita, denote-se gênero. E o melhor: sem bugar leitores virtuais ou perturbar a leitura de pessoas com dislexia. Viu, eu disse ‘pessoas com dislexia’. É isso.

1 curtida