IPS Glow: a tela do seu notebook tem?

Todos os tipos de tela tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Embora o IPS (PLS nos dispositivos da Samsung) proporcione menor distorção das cores em diferentes ângulos, ele tem um ponto fraco bem chato, que vem me incomodando bastante no meu notebook (um Galaxy Book2): o IPS Glow.

Fiz uma postagem meses atrás destacando que a tela do meu Galaxy Book2 veio com defeito. E talvez tenha vindo, mesmo.

Mas analisando melhor, tem a possibilidade de eu só estar sofrendo com o IPS Glow, que é basicamente uma leve distorção na coloração, que geralmente afeta mais os cantos e as bordas, e só é perceptível com a tela exibindo a cor preta. No dia a dia, me afeta mais quando estou assistindo a filmes onde a proporção da imagem não é a 16:9, onde as barras pretas são exibidas.

E, nos meus testes, não parece ser uma distorção fixa, mas sim que varia conforme o meu ângulo de visão. Dependendo da posição onde observo ou mesmo da distância, a distorção fica mais ou menos perceptível.

A foto abaixo é com brilho em 50%, que é o brilho que utilizo no dia a dia:


E aqui é com o brilho em 100%, que não uso, mas quando mostra a tela de boot, fica nessa taxa:


A foto faz parecer ser algo bastante grave, mas na prática, não é pra tanto, porque a câmera do smartphone (no meu caso, um Galaxy XCover Pro) já tem a sua própria distorção, e acaba clareando mais do que realmente é, e mesmo a tela de onde se está vendo as fotos acaba fazendo o mesmo, além de que, como comentei, se eu movimentar a câmera, a cor laranja diminui, simulando o que comentei sobre o ângulo de visão.

Penso que se fosse um vazamento de luz, eu veria a luz do backlight saindo pelas bordas, o que não é o caso.

Ainda assim, me decepcionou bastante esse problema, e mesmo querendo relevar, é complicado.

Faça o teste e deixe nos comentários se o seu notebook apresenta situação semelhante.

A maioria dos IPS apresenta algum glow. É uma das desvantagens dos paineis IPS.

2 curtidas

É realmente uma pena.
Embora as telas em LED TN apresentem distorção das cores mais acentuada conforme o ângulo de visão, não notei problemas do gênero no Asus VivoBook S400CA que tive (cuja tela, pra piorar, era super reflexiva, por causa de ser touch) ou nos Samsung Essentials (E34 e E30) e Samsung Book (2020 e 2021).

No Samsung Members, até um usuário mostrou a tela do Book2 dele, mas a dele realmente tinha mais coisa:


Ele acionou a garantia, trocaram a tela, e ele disse que agora está bem melhor, mas ainda tem Glow:

Falando nisso, vc adicionou a garantia

Não acionei.
Na verdade, se soubesse que a experiência com o Galaxy Book2 seria tão decepcionante, teria devolvido ainda nos primeiros 7 dias.