HD ou SSD para arquivos?

,

Olá, pessoal. Estou numa dúvida cruel quanto ao armazenamento dos meus arquivos. Vou detalhar bem para que vocês possam me ajudar da melhor forma possível.

Minha máquina já tem um SSD de 120 GB pro sistema e meu HD de 500 GB dos meus arquivos está nos momentos finais. Está apresentando defeitos. Em virtude disso, já fiz backup de todos os meus arquivos num HD externo e decidi comprar outra unidade. Mas a minha dúvida é: devo comprar outro HD ou um SSD?

Eu fiz algumas pesquisas e constatei que, além do SSD ter um tempo de vida mais curto que um HD, os SSDs aguentam cerca de 700 TB de informação antes de apresentarem defeitos, e que a média para o uso comum de um SSD gira em torno de 20TB por ano.

Diante de todas essas informações, eu até cogitei em comprar os dois. Um SSD pra deixar conectado no PC, funcionando. E um HD pra deixar fora do PC, e fazendo backups periodicamente (mais unidades pra backup nunca é de mais, não é? ^^).

Mas o que vocês me dizem? Devo comprar um HD mesmo, ou partir pra um SSD? Ou ainda comprar os dois? E de bônus, qual marca vocês me recomendariam?

Desde já agradeço…

para armazenamento o melhor é HDD mesmo, tem um custo mais baixo para manter, só recomendaria um SSD se vc precisasse de um melhor desemprenho na abertura desses arquivos, mas se é só para manter fotos, videos e docs, um HDD já serve.

3 curtidas

Como o amigo já disse acima: prefira o HDD pra arquivos, é o melhor custo-benefício pro momento…

Agora de marcas para isso, eu gosto bastante dos modelos da Seagate (prefira os de 7200rpm)

1 curtida

Eu pautaria minha decisão em tempo de acesso, tanto que tenho 2 SSDs para usar apenas com vhds de VMs. Para arquivos genéricos simplesmente uso hdd mesmo…

1 curtida

Montei uma máquina final do ano, iria colocar um SSD (240 GB) e um HDD (1Tb). Não jogo, é uma máquina pra trabalho e a quantidade de arquivos e programas ocupam em torno de 450Gb.

Acabei optando por pegar um Nvme de 960Gb na casa dos R$ 800,00 (sim, não é tão barato), mesmo sabendo que a durabilidade de um SSD é menor, não acho que ele irá dar problema em pelo menos 3 ou 4 anos (O TBW dele está marcado para 1700, então tecnicamente posso escrever 1Tb por dia durante quase 5 anos).

E sinceramente, é a melhor coisa que eu poderia ter feito. A velocidade de leitura e escrita de 3Gbps é maravilhosa.

Não que eu esteja te recomendando esse mesmo sistema, até porque eu o fiz como forma de investimento, afinal tempo é dinheiro, eu abro todos softwares de forma muito mais rápida. Mas se você tem grana que dê para comprar um SSD maior para tudo, eu recomendaria.

Tudo depende do seu uso e do quanto você está disposto a pagar. Vi um estudo que, em geral, a vida útil do SSD é maior do que o tempo médio que um usuário mantém o computador, assim acho que esse ponto influencia mais para armazenamento externo ou para grandes volumes de escrita. SSD também tem a vantagem de não ter partes móveis, então tem menos risco de danificar em caso de quedas, o que é ótimo pra laptops.

Para o seu tipo de uso, um HDD seria o suficiente. Eu colocaria um HDD normal por não utilizar para trabalho e sim armazenamento de arquivos.

OBS: Cuidado com a neura de ter 5615616516516516 backups. rs

Para programas “mais pesados” - Adobe, Office (ok, não é pesaaaado… mas, fica mais eficiente no SSD), o jogo que mais jogo no momento (que na verdade não estou jogando nenhum), uso o SSD. Para arquivos, jogos que não jogo muito ou que não são os que ligo tanto para questão de desempenho e qualquer outro programa que não seja essencial ter velocidade e desempenho, eu instalo no HD (7200).

Como você não disse qual o limite do orçamento, recomendaria trocar ambos.

Recomendando marcas:

  • Pra SSD, se quiser garantia no BR e NFe, o melhor é o Crucial MX. Atenção ao modelo, porque tem o BX, que é inferior. Se você não se importa com garantia BR, quer o melhor e confia no vendedor, aí é o Samsung 860 EVO. Aqui não confundir com o QVO, que é inferior. No caso de performance, o Samsung é bem pouca coisa superior em desempenho ao Crucial.

  • Pra HDD: Western Digital RED ou Seagate Ironwolf. “Ah, mas por que HDD de storage?” Você vai usar basicamente pra… storage (ou armazenamento). Eles tem garantia maior que os HDDs “normais”. Se quiser mais confiabilidade ainda (e garantia maior), aí vá nas versões PRO desses modelos.

2 curtidas

HDD pra arquivos que são acessados raramente dá e sobra. Só lembre de fazer backup, seja na nuvem ou em outros HDDs pq HD mecânico dá falha a torto e a direito. Já perdi um da Seagate aqui e foi feio o negócio. Sorte que minhas fotos são salvas no Onedrive.

Isto depende do teu consumo de dados, eu não armazeno mais dados importantes em HDD tive uma queda algum tempo atrás e foi maior dor de cabeça boa parte de fotos e dados foram pro ralo, sorte ter backup nas nuvens Google drive e Onedrive.
Hoje mantenho além dos dados nas nuvens a melhor forma de segurança, duas ssd uma nvme ssd6 da Intel de 1TB e uma básica A400 da kingston de 480gb, para seriados e filmes tenho um dockstation conectado 24 horas uma de 4TB ligada em rede.

SSD basta se atentar ao tipo (versão resumida e imperfeita).

SLC: caro, bem pouco espaço, desempenho absurdo, durabilidade absurda.
MLC: menos caro, pouco espaço, desempenho alto, durabilidade alta.
TLC: menos barato, bom espaço, desempenho médio, durabilidade média.
QLC: barato, muito espaço, desempenho médio/baixo, durabilidade baixa.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.