Google Drive vs OneDrive

Gente! Todos nós sabemos do potencial que tem o Dropbox, mas com os preços em dólar (mesmo pagando pela App Store ou PlayStore, que fica em torno de R$45,00) é alto para muitos brasileiros.

Então ficamos com boas alternativas como o Google Drive e Onedrive. Nem vou considerar outras alternativas aqui, pois estou buscando algo que tenha uma boa integração com os sistemas da Apple e Microsoft.

Estou saindo do Dropbox, pois a renovação vai ficar com um valor bem alto, frente ao que paguei em 2020.

Na opinião de vocês, qual é a plataforma de melhor experiência, velocidade, funcionalidade e menos bugs de transferência?

  • Google Drive
  • Onedrive

0 votantes

Onedrive você consegue pegar 1TB+MS Office de brinde por mais ou menos 100R$ por ano. Nunca vi um custo benefício assim em nenhum outro serviço.

Se tratando de funcionalidade em si o OneDrive funciona melhor com Windows, o sistema de Sync PC/nuvem deles é muito bom.
Já o gDrive funciona melhor no Android, além da forma de fazer backup das fotos do celular sempre bem melhor que o outro, que a galeria do celular fica separada dos outros arquivos. Além de (pra mim) ser bem mais bonito queno OD. Porém tem uma integração bem meia boca no PC (Google prometeu um app novo pra Windows ainda esse ano).

2 curtidas

Opa! Valeu @CesarSilva!

Em relação ao Office é uma boa, apesar que uso muito pouco, já que o meu foco é na edição audiovisual. Gostava muito do iCloud, mas notei uma certa lentidão ao baixar arquivos da nuvem da Apple nos últimos tempos.

Já o GDrive, eu ainda não tive essa experiência full e estou cauteloso em entrar numa dessas nuvens, pois não queria que algum problema já conhecido pelos usuários pudessem interferir nas minhas demandas aqui.

Usei o Dropbox e uso hoje o OneDrive pelo block level file copying, que ainda não existe no Google Drive.
Como trabalho com arquivos pesados isso me economiza tempo e banda.

1 curtida

Eu recomendo o One Drive por causa que o espaço é maior por um preço menor.
Como já disseram, o app pra windows do GDrive não é bom quanto o One.
Acho o armazenamento do Google como alternativa apenas pra quem precisa sincronizar a biblioteca de fotos, pois aí é imbatível.

Nao sabia que o Onedrive tem Block Level File Copying, conheci esse recurso no Dropbox (que acredito ser a mesma tecnologia que li nesta matéria do @higa Por que o Dropbox ainda é o melhor serviço de nuvem – Internet – Tecnoblog )

Eu também trabalho com arquivos pesados (videos em 4k) e outras coisas do tipo.

1 curtida

Fui assinante do Dropbox por alguns anos e migrei pro OneDrive (Microsoft 365) exatamente pelo preço e a falta de algumas funcionalidades no Dropbox (como o OnDemand) no plano mais básico.

Na época que migrei pro OneDrive cheguei a avaliar o Google Drive mas não curti muito a experiência do app e tive um problema de arquivos duplicados também.

Tô no OneDrive há uns bons anos (acho que uns 5 ou 6, sei lá) e gosto bastante. É bem rápido o download e upload, a experiência do app é agradável e tem a função OnDemand (que pra mim é a mais importante), além de funcionar muito bem. Deixo 100% dos meus arquivos no OneDrive (fotos, vídeos, músicas, documentos). No caso das fotos, tenho também no Google Photos (sim, duplicado).

O custo benefício é ótimo, pois você consegue comprar anuidade do Microsoft 365 Family (6 pessoas) por em média R$150 em promoções, se for dividir sai MUITO barato.

1 curtida

Eu uso o OneDrive e recomendo. Vez ou outra surgem algumas promoções do Microsoft 365 e sai muito barato.

O mais recente que encontrei foi o uns 40 reais, q, além de todo o pacote Office com salvamento automático, ainda ganho também 1TB no OneDrive por um ano!

O único ponto negativo é que o app do OneDrive pra telefone não é muito bom, principalmente backups de fotos, enquanto o Google Fotos é perfeito :joy:

1 curtida

No caso o Office é literalmente um brinde, já que mesmo com ele 1TB de armazenamento sai o mesmo preço de 200GB no gDrive e 50GB no iCloud.

1 curtida

O google Drive para windows deu uma boa melhorada recentemente, agora tu pode utilizar ele como uma unidade do teu computador, só copiar para ali que ele se encarrega do upload em segundo plano.

1 curtida

O OneDrive tinha esse recurso exclusivamente pra arquivos do Office. Mas há uns 2 anos liberou pra qualquer tipo de arquivo.

1 curtida

Tive MUITA dor de cabeça com o google drive no passado em um cliente. O software pra windows era bem ruim, de funcionar mal mesmo. Era fonte eterna de dor de cabeça. Entretanto, eles estão lançando agora o google drive novo (fim do ano). Será que vai prestar? :stuck_out_tongue:

O cliente do onedrive pra windows é muito bom. Eu uso a versão gratuita pra guardar algumas coisas específicas de windows e ele sempre funcionou 100%. Muito bom.

Agora, de todos os que eu usei, o dropbox é, de longe, o melhor em termos de software. O cliente dele é muito bom. Roda Mac, Linux, Windows, Android, iOS… Enfim, muito bom.

Em termos de preço 1Tb do onedrive (com office) custa R$ 360,00 por ano e do google drive 2Tb sai por R$ 350 por ano. Se for espaço que voce está buscando, o google sai na frente. Dropbox em dolar sai perdendo.

1 curtida


Compre agora (O preço varia, porém sempre tem promoção na faixa dos cento e poucos reais.)

5 curtidas

Acabei pegando o Onedrive… Fiz vários testes e a única coisa ruim é o download via navegador, de resto é excelente para armazenamento.

Valeu!!

3 curtidas

Google Drive pra mim é só pra fazer upload de foto.

Onedrive tem uma ótima sincronização com windows, faz backup da minhas fotos tbm no Samsung, vai que dá ruim no gdrive por algum motivo, sistema de organização acho melhor tbm.

Eu ainda daria mais outra dica pra você aproveitar ainda melhor o OneDrive, que eu só descobri recentemente.

Existe uma forma de você criar uma junção, que é basicamente uma sincronização de pastas, fora daquelas pastas padrão do Windows (Documentos, Músicas, Imagens, Downloads…)

Eu, particularmente, não coloco nenhum arquivo meu nessas pastas, ao invés, coloco em um HD, à parte do sistema. Só que não existe nenhuma forma “oficial” de você sincronizar alguma pasta avulsa com o OneDrive. Aí encontrei este tutorial, que é basicamente um comando pra sincronizar tais pastas. Funciona que é uma beleza.

3 curtidas

Opa! Gostei! Deu super certo aqui!
Valeu pela dica!

1 curtida

É uma dica antiga, mas pouca gente conhece a função de links simbólicos no Windows. Acabou ficando mais comum no Linux.

Eu fazia isso pra sincronizar Dropbox e OneDrive.

3 curtidas

O app já foi lançado, funciona de forma semelhante ao OD.

Tô usando já, inclusive funciona melhor que o cliente do OD.