Fim dos cartões Americanas, Shoptime e Submarino?

Hoje pela manhã me deparei com um aviso frustrante no app do Submarino:

De forma seca a loja informa que o cartão da loja deixará de acumular pontos no seu programa de fidelidade já no próximo dia 05/03/22.

Sem mais nenhum detalhe do que virá a seguir e pra que vão servir os cartões que só após isso notei não estarem mais oferecendo parcelamento a mais que os cartões “normais”.

Apesar do mesmo aviso não estar nos outros apps da B2W ao acessar os sites de resgate de todos é possível confirmar que o mesmo ocorre com os cartões Americanas e Shoptime.



Já falei com alguns funcionários do Cetelem por WhatsApp para resolver problemas, perguntei a uma delas hoje e ela falou que a parceria está sendo descontinuada e que o cartão ficará ativo até o vencimento, mas que não está decidido o que acontecerá depois.

Tenho os 3 cartões, no fim do ano passado já perdi uma quantidade considerável de pontos porque os sites de resgate não informam direito os vencimentos, sempre foram muito mal feitos. Aí agora nem tenho tempo hábil para chegar na próxima cota de troca, fazer o quê, perder o restante…

Do lado do Cetelem também passei pelos problemas de aparecerem várias compras que não fiz, foram meses de conversas, acho que troquei de cartões umas 4 vezes, mas parece que resolveram a falha de sistema que permitia o problema.

Enfim, alguém aí tem alguma notícia sobre esse movimento de divórcio da B2W com a BNP Paribas? Pesquisei no Google e não encontrei nenhuma informação. Seria até uma pauta interessante para o Tecnoblog investigar…

Especulações:

  • Será que clientes ficarão com quem? Com o Cetelem? Com a B2W? Essa última me frustrou com o lançamento do cartão Ame em parceria com o horrível Banco do Brasil, pela proposta do app Ame eu achei que o caminho natural seria emitir os próprios cartões.
  • Será o fim dos super parcelamentos e do super limite?
4 curtidas

Cetelem? TO FORA!! Ja tive Cartao da FNAC. eles sao pessimos!!!

1 curtida

Tenho o Submarino sem anuidade e já fiz algumas trocas desses pontos. O que valia a pena pra mim era o limite maior na loja deles e claro, os pontos. Acabando a promoção acabaria totalmente o apelo, já que que nem aparece ofertas exclusivas pros cartões mais. Vez ou outra tem algum parcelamento um pouco maior, mas to querendo é fugir de financiamentos longos. Então certamente ele vai cair em desuso pra mim, até cancelarem algum dia.

2 curtidas

Concordo totalmente.

1 curtida

Cetelem nunca foi empresa séria…fujam para as colinas!

3 curtidas

Tentaram implementar um atendimento de melhor qualidade, achei uma proposta interessante, difícil de fazer com todos, mas algo que já muda a percepção de alguns em relação ao banco.

O presidente no Brasil (Nuno Verças, um português) estava pessoalmente respondendo as queixas no Twitter, aproveitei para fazer a minha, ele entrou em contato diretamente comigo via WhatsApp (eles criaram contas com números de telefones corporativos, com foto pessoal no perfil e tudo) para tratar dos meus problemas (que foram resolvidos!), também falei com outros funcionários com capacidade de resolução, não aquele discurso automático da primeira camada de atendimento.

Foi algo positivo, se eu fosse outra pessoa poderia até ter processado o banco e tirado algum dinheiro deles, mas o atendimento deles aplacou até essa possibilidade por mais que fosse remota.

O único motivo para aturar esse lixo que é a Cetelem eram os pontos. Agora não faz o menor sentido ter cartão da loja, já que não estão mais oferecendo aqueles descontos altos como antes.

1 curtida

Realmente as boas ofertas na B2W decaíram muito nos últimos tempos, tenho comprado mais no ML, Amazon e Magazine Luiza.

Eu tinha percebido isso uns dias atrás também.

Provavelmente a Americanas S.A. decidiu não renovar com a Cetelem.

Detalhe que o AME também tem cartão de crédito, mas é emitido pelo BB, além de não ter nenhuma vantagem real (mas é sem anuidade).

1 curtida

Não tem vantagem e o BB é muito pior que o Cetelem, a burocracia e o atendimento são terríveis.

pelo amor de deus não. O BB realmente é chato e burocrático, mas a Cetelem é pior.

Como relatei, tive uma experiência positiva com eles ano passado, após muitos problemas. Com o BB tal forma de comunicação é totalmente impensável.

Suei muito para no fim não conseguir uma informação recentemente, o problema é tão louco que até pra explicar é ruim, mas foi logo que meu cartão Ame foi aprovado, o app do BB ofereceu um também e acabei pegando um Petrobras pra ver se dava pra conseguir algo nas pontuações relacionado a combustível.

Primeiro que eles não explicam que o limite é compartilhado, então não há sentido em ter mais de um cartão com eles. Segundo que para desbloquear não existe um padrão, é tudo desorganizado, um deu certo no app Ourocard, o outro não. Nenhum deles apareceu no app BB, apesar da opção de limite funcionar. Entrei em contato com o atendimento e foi muito sofrido obter alguma explicação. No fim, depois de saber esse pouco, simplesmente abandonei o cartão Petrobras e me saí de mais problemas. E ainda tive que autorizar acesso no caixa eletrônico para o app Ourocard, bizarro.

Mas acho um tiro no pé absurdo a B2W se associar com um banco tão atrasado, burocrático e desorganizado.

Isso é política padrão do BB. Deve explicar nos regulamentos, imagino.

é meio bugado mesmo

A atual vantagem do cartão de crédito Ame: parcelamento em até 24x nas lojas físicas da Americanas (além da isenção de anuidade).

1 curtida

Esse sem juros é sem juros mesmo? Ou se eu pagar a vista tem desconto?

Eita.
Nem tava sabendo disso.
O do submarino era meu cartão principal e usava bastante para ganhar as léguas. Mas depois que meu cartão foi “clonado” o novo não funcionava mais para compras sem chip. :person_facepalming:

Sendo assim fui deixando de usar ele.

Bem colocadas as aspas.

Discuti muito com o atendimento do Cetelem de que havia uma falha do sistema deles, que estaria cruzando as compras dos clientes, que não era vazamento nem clonagem. Mas insistiram que a vulnerabilidade era da B2W.

Curiosamente em algum momento recebi um micro-ondas de quase mil reais, com entrega para meu nome, apesar do endereço não ser o meu, mas ser da mesma cidade, onde a compra não apareceu em meu cadastro e sequer foi cobrada em meus cartões.

Então sim, a B2W sofre muito com vulnerabilidades, nesse episódio passado de repente alguém teve acesso aos cartões, mas não aos cadastrados pelos clientes, sim os da parceria com o Cetelem, fazendo compras indevidas neles. E também brincou com as compras, imagina se alguém até hoje espera por esse micro-ondas?

Agora o BO parece ser mais embaixo.

2 curtidas

Eis o motivo para o fim dos programas de recompensas dos cartões da Americanas: em abril vai ser lançado o programa Mundo Ame (termos e condições).

1 curtida

Fiquei pendente de ler os links que você enviou e acabei esquecendo. Achei a proposta de “jogo” meio bizarra, mas bora esperar abril pra ver como vai funcionar…

Só sei que foi muita sacanagem acabar com o programa assim abruptamente, ainda não desapeguei de meus pontos perdidos por não estarem perto do valor de regaste. Com as falhas dos cartões Cetelem nos últimos anos acabei reduzindo bastante o uso.

Sei que o Ame não é tão interessante por prender o saldo de cashback ao contrário do Magalu Pay, ao meu ver a B2W também já está perdendo para Mercado Livre (frete grátis e rápido), Amazon (frete grátis), meu volume de compras neles também reduziu bastante desde que que percebi que aumentavam o valor do produto exatamente o valor que “davam” de cashback.

Eu tenho os dois cartões Americanas e Submarino e acabei de receber 2 e-mails, cada um anunciando o fim da parceria Americanas e Submarino respectivamente e que a partir de agora os cartões serão Cetelem puro. A tesoura já está preparada para dar fim à eles.

4 curtidas