Falta pouco: iPhone brasileiro permitirá converter chip físico em eSIM

Fiz isso semana passada (sou cliente Claro também) não funcionou, o Iphone não aceitou mais o chip físico por ter sido convertido e tive que ir até a Claro comprar um novo Esim. Ao invés disso, eles deveriam simplesmente possibilitar a transferência de esims que está na iCloud do usuário. Muito melhor do que esse negócio de ficar convertendo chip.

Pelo que eu li no MacMagazine, a opção de transferir um eSIM de um iPhone para outro também está/estava sendo testada pela Claro no iOS 17.2 beta, com alguns testadores relatando êxito em ambos os casos —converter um chip físico em eSIM e transferir um eSIM para outro dispositivo.

E, visando melhorar a experiência do cliente, a companhia já oferece, via app Vivo, o recurso de ativação do eSIM para clientes que possuem dispositivo compatível com a tecnologia, que está sendo liberado de forma gradativa.”

Pra mim já está disponível essa função no app Vivo. Porém, operadora sendo operadora, o eSIM baixado do app não tem suporte ao 5G Standalone —ao contrário do eSIM feito em loja/via chat, que tem suporte.

Oi! Você consegue me mandar prints de como está aparecendo no seu aplicativo Vivo? Esse tema é muito confuso, então estamos apurando.

3 curtidas

A Vivo é esperta na hora de divulgar q oferece este serviço para seus clientes Pré, pós e controle.
Pq a Vivo Easy não é nenhum desses planos e não dá pra converter pra esim no app Vivo Easy. Parece que é mais Hard no Easy. :joy:

E também, não dá pra usar o app tradicional, após o login ele bloqueia seu acesso e manda utilizar o app Easy, pois lá, segundo eles, possui tudo que precisamos.

1 curtida

Sobre o Vivo Easy: dá, até que dá @bbcbreno . Eu fiz duas vezes na vivo aqui em Brasília. Tem que ser loja oficial e precisa de credenciais de gerência. Na primeira vez que eu fiz uma gerente atenciosa que fez. Na segunda vez o atendente não quis fazer, falei que ja tinha feito com o gerente (tinha mudado a gerência). O funcionário foi lá e pegou as credenciais e fez.

1 curtida

Oi, te enviei no privado.

Bom saber! Eu vou tentar pelo chat do app e qualquer coisa se não conseguir, tento com o gerente em loja.

Já pedi o eSIM várias vezes pelo chat no plano pós, mas tenho um Vivo Easy que quero mudar para eSIM também.

Cheguei até a postar a migração.

https://x.com/vctgomes/status/1723406260958097705?s=20

Fiquei bem impressionado porque tudo funcionou perfeitamente, de forma simples e rápida, algo que não estou acostumado a ter com as operadoras do Brasil haha.

Melhor que isso só se a Claro já disponibilizasse o eSIM com compatibilidade com o 5G SA. Muito ridículo tanta tecnologia e ainda baixar um eSIM 4G/5G NSA :sweat_smile:

No app Meu Vivo também já apareceu a opção de migrar eSIM, mas, por enquanto, só consigo prosseguir nos meus planos Vivo Selfie e Controle. Meu Pré ainda pede pra agendar na loja e o Easy (como mencionado no texto), nem chega a aparecer.

4 curtidas

Parece que não é só a Vivo então. Será que é limitação do processo? (Baixar um perfil de eSIM pelo app em vez de ler um QR code)

Fiquei surpreso que o eSIM baixado do app Vivo não suporta 5G SA.
Era de se imaginar que a operadora disponibilizasse o mesmo “tipo” de eSIM em todos os canais, mas o do app não só não suporta o 5G SA como também tem um item a mais nos “Aplicativos do SIM”.

2 curtidas

No meu caso (semana passada com Ios 17.2 beta), quando tentei foi exatamente igual… mas depois não ficou com sinal e quando liguei pro atendimento da Claro eles disseram que não tinham o que fazer, que o meu chip “transformado” não tinha como funcionar e que eu deveria ir até uma loja e fazer a compra de um QRCode de um novo Esim.

1 curtida

Ola, sou consultor empresarial vivo empresas, e já ativei vários e-sim de clientes empresariais aqui em campo grande sem nenhum problema. O último foi um Iphone XR, que ativei o e-sim nele e funciona perfeitamente.

Eita, dessa não sabia. Eu não cheguei a fazer o teste porque essa minha linha já funcionava como eSIM.

Bem ruim isso mesmo.

Não faz muito sentido, principalmente no caso da Vivo que seria via app. A única diferença é a forma que o eSIM seria entregue.

1 curtida

Update:

Acabei de fazer o teste em um iPhone 14 Pro Max e funcionou normalmente. O chip que baixou era o SA e já apareceu o toggle nas configurações.

Você escolheu a opção de reativar o eSIM ou trocar o eSIM?

Aqui eu tinha feito pela opção trocar eSIM, e o toggle do 5G SA ficou cinza.

Fiz aqui um eSIM pelo chat do app e me enviaram um QR Code com ICCID que começa com 8955106, esse suporta 5G SA.

Os que eu recebi fazendo diretamente pelo app vêm com ICCID 8955101. Desses, nenhum tem suporte ao 5G SA.

E como faz quando for trocar o aparelho?

Tem que enviar o e-sim pra outro aparelho antes de resetar o antigo?

Não, pelo que tem na documentação da Apple, o eSIM ficará salvo no backup do iCloud. Dessa forma, “teoricamente”, assim que você iniciar um aparelho novo ele será habilitado com os esims que possui.

To tentando converter pelo app. Vivo, o sistema até finaliza mas nunca muda pra eSim…