Dúvidas sobre roteadores Wi-Fi Mesh

Recentemente pensei em comprar um roteador Multilaser Cosmo, que utiliza a Whitelabel da Tenda Nova Mw3.

Aparentemente essa versão suporta apenas conexões de até 100Mbps, que, por enquanto é mais que o suficiente.

Contudo, caso precise e decida comprar um Nova Mw6 que tem conexões de 1Gbps, conseguirei conectar a rede do Mw3?

Fonte:
https://www.tendacn.com/en/faq/3115.html

Mas suponho que a velocidade seja afetada.

1 curtida

Bacana. Então se no futuro eu tiver uma rede com mais de 100Mbps, bastará comprar um Mw6 kk.

Outra duvida: essa rede mesh só funciona em roteadores do mesmo modelo/fabricante, né? Se comprar um roteador mesh da Tp-link, por exemplo, ele n deve funcionar, correto?

Bem provável.

Tem que ver se ele suporta algum protocolo aberto como o EasyMesh.
https://www.howtogeek.com/352480/what-is-the-new-easymesh-wi-fi-standard-and-why-it-doesnt-matter-yet/

Eu sei que o D-Link Covr 1103 suporta, mas não sei se esse da Tenda suporta. Imagino que ainda não existam muitos modelos disponíveis no mercado com esse suporte (o artigo foi escrito em 2018, mas não deve ter mudado muito nesses 2 anos).

1 curtida

Não sou super especialista em mesh, mas além do que o @centauro adicionou da documentação oficial o que vejo bastante por aí é que em redes mesh onde cada ponto é independente (ou seja ele pode ser o roteador “principal” ou algum dos “extensores”) quem manda na velocidade geral é o roteador que está conectado direto no modem. Então nesse caso você pode comprar um mw6 e substituir seu ponto principal mas o mw3 vai continuar provendo uma velocidade menor aos aparelhos conectados a ele.

Isso não parece um grande problema de cara mas se o lugar que você estará usando não é muito grande pode rolar bastante troca entre um e outro roteador e com isso cair sua velocidade constantemente. Ainda assim pode não ser um problema mas vale analisar já que está começando a montar a mesh agora.

Ah, entendi. Mas no caso, acredito que o maior problema do Mw3 é em relação a entrada Ethernet, q é de apenas 100Mbps, mas a transmissão interna, aparentemente, é de 1200Mbps.

A Tp-link tu pode usar modelos diferentes de mesh que eles funcionam sem problema, tanto que alguns pacotes dela são compostos por 1 principal mais potente e 2 secundários inferiores.

Imagino que isso seja para todas as marcas, o que não pode é misturar marcas diferentes.

Roteadores com porta 100 Mbps não conseguem entregar uma internet de 100 Mbps, sempre tem uma perca ali, então recomendo eles para planos de no máximo 90 Mbps.

Os tenda as diferenças deles parecem se limitar a porta gigabit e a aparência, a parte do wifi entrega a mesma velocidade segundo a especificação do site, então não teria nenhuma perda de desempenho do mesh quando usado sem cabos entre usar somente o Mw6, ou usar o Mw6 em conjunto com o Mw3.

1 curtida

Também fico com umas dúvidas em quanto a esses novos meshs. Qual a diferença entre esses aps e aqueles já conhecidos comerciais da Ubiqui por exemplo? Eles são mesh iguais a esses???

Eu estou pensando em comprar e pensei justamente nesse caso. Comprar 1 twibi giga e outra fast mas conectar eles via WIFI então a velocidade seria de 1GB. Será que vai ?

1 curtida

E foi bom que comecei falando que entendo pouco hahaha pq eu não tinha ideia que os limites de velocidade podem ser só pra redes cabeadas. E se forem faz muito menos sentido porque a grande vantagem de usar uma rede mesh é não precisar ficar cabeando tudo então aind a continuo confuso hahaha

Eu estou pensando em num futuro próximo comprar um roteador novo para substituir meu fornecido pela operadora e me parece fazer sentido pegar algo ja mesh pra uma futura expansão mesmo que não use agora.

Wifi é uma série de variáveis, não imagino ter comoalcançar 1 Gbps, sendo realista eu diria que as velocidades máximas são cerca de 400 Mbps pro ponto principal e 100 Mbps nos repetidores, baseado nos testes feito aqui no tecnoblog Review TP-Link Deco M3: rede mesh com design de repetidor Wi-Fi – Tecnoblog

Não havia visto esse teste. Achei a perca bem significativa pra uma tecnologia que promete melhorar exatamente esse ponto. Contudo, nesta planta, existe somente 2 pontos e aparentemente bem distantes também.

Decidi investir logo em vários pra tentar reduzir o máximo das minhas percas, deixando cada ponto o mais próximo possível do outro, então comprei 2 kits com 2 desse Mutilaser Cosmo em uma promoção das Amercainas. Saiu aproximadamente R$161/roteador (4, no caso).

preço excelente ein! Ficou na dúvida só de confiar na Multilaser.

Sim sim, pensei nisso também mas será que com umas atualizações de firmware a coisa não melhora ? E eu tenho um Ac que consigo 1GB colado nele, não lembro como o Lucas fez o teste mas será que a conexão entre hardwares não será melhor? Só comprando pra saber mesmo

1 curtida

Acho q dá pra confiar. Esse Multilaser Cosmo é nada mais que um Tenda Nova Mw3 com outro nome. Até o design é igual. Também são 7 anos de garantia (segundo o site da multi)

Se não me engano, vi em algum lugar que até o aplicativo da Tenda funciona com esse Cosmo da multilaser, mas vou testar isso quando chegar.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.