Diferenças Sony XBR-55X955G x TCL C715

Tenho uma Sony XBR-55X955G, mas a assistência técnica, reparando um defeito na placa principal, apagou a pré-calibração de fábrica, os ajustes de uniformidade anti-mura, e deixou os presets de cor todos travados na mesma altíssima temperatura. As cores estão um lixo completo, mas tanto a assistência quanto a Sony teimam em dizer que a TV estaria sem problemas, por mais que eu tenha me esforçado pacientemente em demonstrar e redemonstrar os problemas causados por eles por não terem feito o backup dos dados de configuração do painel antes da troca da placa principal, como manda o manual de serviço.

Estou ajuizando uma ação na Justiça para obrigá-la a trocar por uma nova, mas estou mais tendente a desfazer a compra e adquirir uma TV de outra marca, de maneira a, vindo a ter problemas, não ter de recorrer à mesma e desastrosa assistência técnica em Brasília.

Vi que essa TCL C715 é a que mais se aproxima da 955G em muitos quesitos, exceto, é claro, o brilho. Numericamente é bem menor. 350-400 nits vs. 700-1000 nits da Sony. Mas a diferença perceptual é realmente toda essa?

O preço é bastante convidativo, e poderia até pegar uma 65" por um preço abaixo até do que receberia de volta pela Sony ferrada pela assistência. Alguém poderia dar alguma informação ou palpite, especialmente se tiver alguma experiência com essas duas TVs?

Antes de trocar tente entrar no menu de serviços.

https://factory-reset.com/wiki/Sony_Service_Menu

Grato pela resposta. Mas eu prefiro nem tentar. Acho que teriam de ter feito backup antes de parte dos dados que fica na placa principal anterior. A única coisa que fiz no menu de serviço foi alterar o tag da TV para a 55X955G, pois até nisso eles erraram. Colocaram uma placa usada, provavelmente retirada de uma 65X955G, e colocaram na minha. A TV se enchergava como de outro modelo e com outro número de série! Os problemas de calibração de cores, balanço de branco travado na mesma posição em diferentes temperaturas de cor e perda da compensação contra clouding surgiram com essa trapalhada deles. O assunto já está sub judice, e já até fiz uma encomenda dessa TCL, para avaliar. Será certamente um downgrade em termos de brilho, profundidade de preto e tratamento de imagem e movimento e outros mimos. Mas há na TCL C715 algumas vantagens também. E não podia ficar com essa Sony depois de tudo que o fabricante e sua autorizada fizeram comigo. Seria como prestar-se a “mulher de bandido”, que mesmo apanhando não larga o sujeito.

Se quer TV melhor ou patamar semelhante, vá de LG OLED ou Samsung QLED.

Faz o correto, também não ficaria com ela.

Não é pra menos que a Sony está deixando o Brasil com exceção da divisão da PlayStation.

Apesar das TVs serem “decentes” o mesmo não pode-se dizer do suporte com certeza.

Sobre a questão de nits, eu penso que o balanço causado pelo contraste é mais importante do que um “branco mais branco”.

Eu vejo mais detalhes em uma paleta rica com tons de cinza para o preto do que um branco representando uma luz na tela, digamos assim…

Mas só você vai dizer com certeza se a TCL te agrada, eu particular gostei do preto dela por ser painel VA. Mas o processador era muito lento e isso até causava problemas com ARC.

Minha TCL era uma P65US.

Também desconfio que o fechamento da fábrica da Sony no Brasil tem causas para além da conjuntura econômica, e se estiver certo nisso, minha dificuldade com o fabricante e sua autorizada seria somente um dentre muitos reflexos na ponta, junto ao consumidor, de uma decadência empresarial de sua filial brasileira.

De acordo com você que uma rampa de cinzas bem calibrada é mais útil do que brilhos de pico acima de 1000 nits. Mas esse brilho era também muito bem-vindo em conteúdos ditos HDR, porque fazia muito a experiência se assemelhar com a do cinema. Parece que definitivamente esse não será o forte da C175, que seria até melhor do que sua antiga P65US.

Daqui uns dias volto aqui para deixar minhas impressões.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.