Coronavírus: varejo online recebe denúncias de preços abusivos

Originally published at: Coronavírus: varejo online recebe denúncias de preços abusivos – Negócios – Tecnoblog

A Senacon e a camara-e.net criaram campanha para estimular denúncias de consumidores

1 curtida

Não sei se regulação de preços vai resolver alguma coisa, vide congelamento de preços na década de 80 para tentar conter a hiperinflação, que no final só causou o desabastecimento de produtos.

1 curtida

Mas ué… Eu até entenderia se fossem itens com preço regulado pelo governo (como combustíveis, medicamentos, etc). Mas com preços livres, quem define o preço é o dono do produto né?

Se eu tenho um produto e a demanda por ele aumenta absurdamente, eu posso vender pelo preço que eu quiser, não posso?

Fui no supermercado hoje para comprar ovos… Estava 13 reais a bandeja com 10 ovos. Normalmente eu pagaria 7 reais. É chato? É… Mas é melhor isso do que simplesmente não ter os ovos disponíveis para comprar.

1 curtida

Grande ideia, álcool 30 reais, vamos peneirar, banir anúncios, controlar preços o produto some do mercado.
Isto é igual congelamento de preços, o momento é guardar bem quem faz isto é posterior boicotar na greve dos caminhoneiros um posto chegou a cobrar 7 conto a gasolina aqui, quando tudo acabou passou seis meses o mesmo faliu claro que a sociedade tem que ser unida e entender um boicote conjunto aos safados.

2 curtidas

Senhores, isso não é livre comércio no momento.

Esses items fazem a diferença para salvar mais pessoas.
Antes de capitalistas somos humanos.

Se o rico compra alcool gel a 200 reais, a família da empregada exposta no transporte público não vai poder fazer o mesmo.

Se você vendia o alcool antes da crise a 15 reais o que mudou no seu estoque ou no produto para que ele passe a custar 200?

Isso tem um nome, ganância. Que raios é ser humano se num momento tão grave todos só conseguem olhar para o próprio umbigo?

(Aaaa mas se deixar a 15 reais vão comprar até acabar tudo…)
É o mesmo tipo de pensamento que esvazia prateleiras em mercado, gasta 1500 reais em açougue, compra estoques de papel higiênico, compra todo o estoque de máscaras cirúrgicas de uma farmácia e que faz o preço subir de maneira tão covarde.

Quem sofre? A pessoa pobre.
A economia do desespero.

10 curtidas

Não, não pode.

O artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor proibe esses aumentos não justificados.

SEÇÃO IV

Das Práticas Abusivas

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)
(…)
X – elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. (Incluído pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994).
A Constituição Federal de 1988 ora no artigo 173, §4°: “A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”.

Mas falando sério, tem de ser muito subhumano pra pensar em lucrar mais em épocas com pandemias…

5 curtidas

Criar uma lei para revogar a lei da oferta e demanda é a mesma coisa que criar uma lei para revogar a lei da gravidade. Papel aceita qualquer coisa.
O fato é que o governo não vai conseguir cobrar todos os pontos de venda de álcool gel. E se conseguir, irá gerar o óbvio: escassez. Comerciantes perceberão que se venderem o produto num mercado paralelo (leia-se: negro), irão lucrar mais, então irão para de atender a demanda dos mercados legalizados.
A única forma de incentivar produtores de aumentar a fabricação de álcool gel é não intervir em seus negócios. Um fabricante que lucra horrores chama a atenção de outros fabricantes/investidores e, além disso, tem a pressa de fabricar o máximo o mais rápido possível antes que entrem outras pessoas no mercado.
Esse mesmo fabricante, caso seja regularmente perseguido e monitorado pelo governo, deverá considerar a incerteza jurídica antes de arriscar aumentar a produção. Perde o fabricante e o consumidor.

2 curtidas

Pior que não adianta explicar isso, povo é ingênuo é acha que só o governo dar canetada e dizer que não pode subir os preços que resolve o problema.

Concordo plenamente

1 curtida

é um alívio em tempos de crise ler essas fábulas do mundo fantástico com o mercado que se regula

3 curtidas

Menos pior que a fábula de controle de preços, que leva ao desabastecimento. Brasileiro médio tá precisando aprender noções de Economia, por que alguém achar que congelamento de preços resolve o problema do ágio é muita inocência.

Por isso mesmo o Procon tem páginas para denunciar esse abusos…

Tu acha justo 60ML de Alcool Gel 70% por 12,90 quando o LITRO era 7,90? Reportei uma farmácia vendendo a esse preço esses dias atras.

A menos que você seja o dono de algum estabelecimento que esteja super faturando alcool gel ou seja dono de uma empresa que fabrique alcool gel, não há motivos para apoiar a exploração de um produto de limpeza em épocas de pandemia. (Ps.: qualquer ser humano decente não apoiaria isso)

2 curtidas

Dá pra reportar no Procon. Denuncia (com fotos) e espera.

Ah… pode esperar que isso vai acontecer mais e mais…

Keaton, não é tão simples assim. Em alguns casos, o preço do Álcool Gel aumentou porque o fornecedor do álcool gel também subiu o preço.
E mesmo que não seja o caso, não existe “preço justo” ou “preço abusivo”, porque uma relação de troca é voluntária, e ninguém é obrigado a fazer uma troca.
É importante entender que preço alto é um pedido de ajuda. É um sinal que, rapidamente, propaga pelo mercado e chama a atenção de outros vendedores, desta forma, aumentando a oferta local.
Se o governo proíbe que esse sinal seja propagada pelo mercado, já que há controle de preços, como os vendedores saberão alocar a produção e a logística da oferta de álcool gel para atender a demanda, já que no país todo o preço está o mesmo? Como saber qual região precisa mais?

1 curtida

Esse argumento funcionaria se e apenas se o fornecedor estivesse duplicado ou quatruplicado o preço. Nesse caso, não seria considerado aumento sem justificativa por parte do Mercado/Farmácia e sim por parte do fornecedor. Mas não consigo entender como um litro de Alcool Gel 70% subiu de R$7,90 para R$215. (Já reportei uma farmácia vendendo 60ml à R$12,90)

Porém alguns mercados/farmácias ainda conseguem comprar com um preço semelhante e alguns revendem por um preço muito acima do do preço que era praticado antes da pandemia.

Não existe uma justificativa se a variação de preços praticados for muito acima da variação do preço do fornecedor. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Artigo 39, inciso X, o aumento de preço sem justificativa válida é considerada pratica abusiva, podendo render, ao vendedor, uma multa entre 600 e 4000 reais MAIS até cinco anos de cadeia.

Além de tudo, outro problema são os cretinos comprando todos os produtos de uma só vez para revender por um preço ridiculamente acima do pago no Mercado Livre, OLX, Amazon, etc.

1 curtida

A única forma de não haver escassez é o contínuo fornecimento de álcool gel para uma área, e isso só é possível se punir comerciantes. Se as pessoas veem que há gente faturando alto com álcool gel, rapidamente irá aparecer maior oferta, até o preço estabilizar.
Se você atua com mão de ferro tabelando o preço, a tendência é que o fornecimento seja desviado para mercados negros ou regiões sem essa limitação. Só perguntar pra alguém que viveu a época do congelamento do Sarney exatamente há 30 anos.
Lembre-se: você não pode medir uma ação pela sua intenção, mas sim pelas suas consequências. Por mais que se queira combater comerciantes ou espertinhos querendo se aproveitar da situação, punir os comerciantes é sempre a pior opção - acredite, eu desejo o pior para esse tipo de pessoa. Quando se trata de mercado, tem que deixar de lado isso e analisar os incentivos. Destruir os incentivos de livre mercado em nome do moralismo é uma má ideia.
Você está querendo colocar na ponta do lápis o preço de custo e valor de venda para justificar a punição de um estabelecimento. Cara, isso é errado. O álcool gel é do cara e ele vende pelo tanto que quiser e compra quem quiser. A única forma de se evitar quem um imbecil compre uma caixa de uma vez é colocando o preço alto.

1 curtida

Depois dessas pérolas de comentários, no melhor estilo Bolsonaro, desisti do Tecnoblog mais uma vez. Uma coisa é diversidade de opinião, ou é maldade e crueldade junto com burrice. Isso faz muito mal pra minha consciência.

Obs.: Acho que violei a regra de comportamento e por isso deveria ganhar um banimento.

1 curtida

Admiro sua paciência em tentar explicar o porque de controle de preços ser nocivo, porque eu já desisti. Acho que é o fato do brasileiro desconhecer noções de Economia, e da mais básica das leis: a da oferta e da demanda.

Exemplos não faltam de tabelamento de preços que tiveram resultados desastrosos: Brasil durante governo Sarney, últimos anos da União Soviética, Argentina nos períodos de hiperinflação etc.

Sério mesmo que tu defende e acredita no que tu tá escrevendo?

Se você atua com mão de ferro tabelando o preço, a tendência é que o fornecimento seja desviado para mercados negros ou regiões sem essa limitação. Só perguntar pra alguém que viveu a época do congelamento do Sarney exatamente há 30 anos

Me mostra onde eu falei explicitamente em tabelar preço. A idéia não é congelar ou tabelar preços e sim evitar que os oportunistas abusem no preço. Precisa de um aumento? Ok, mas que seja justificado e justo para os consumidores. 600% não é justo.

Porém o que está acontecendo não é isso… algumas empresas oportunista e outros cretinos gananciosos estão comprando alcool gel para revender por 3~5 vezes o valor.

Sei lá se tu tá tendo dificuldades em encontrar alcool gel, remédios de uso continuo (Benicar/genéricos, Glifage XR 500), mascaras, lenços umedecidos, alcool acima de 54%, etc… mas eu, em Curitiba/PR, já tenho dificuldades.

Não lembro que pais que fez o seguinte pra evitar a compra abusiva de alcool gel para revenda/estocagem: primeiro frasco 5$, segundo em diante 150$ (os valores não são exatamente esses), mas já limitava e evitava a estocagem. (Claro que tu podia comprar várias vezes até alguém notar, mas já dificulta)

O álcool gel é do cara e ele vende pelo tanto que quiser e compra quem quiser. A única forma de se evitar quem um imbecil compre uma caixa de uma vez é colocando o preço alto.

Não filho, não sou eu. Eu não escrevi o CDC, estou apenas te explicando o artigo. Você é contra o CDC e quer lutar com unhas e dentes fazendo mimimi sobre livre mercado? À vontade. Mas adianta chorar porque não consegue explorar as pessoas numa época tão critica como pandemia de COVID-19? Não, o código de defesa do consumidor protege o consumidor e não esses oportunistas sem vergonha.

Eu sou a favor de pegar esses cretinos gananciosos que estão comprando produto inflamavel (entre outros) e estocando em casa pra revender e fazer o estado mandar um cease and desist, além de apreender o estoque para distribuir gratuitamente para quem precisa ou pros hospitais.

Ps.: Até na constituição tem lei contra isso… Aceita que doi menos.

LEI Nº 12.529, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011.
Art. 36. Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:
(…)
III - aumentar arbitrariamente os lucros; e

2 curtidas