Conexão e recomendação de roteadores Mesh

Bom dia pessoal, blz?

Dei uma lida nums tópicos sobre roteadores mesh e estou pensando em comprar um kit de duas unidades do Deco M4 assim q aparecer uma promozinha. Pensei em pegar o kit do X20, mas cobrar o dobro do preço por WIFI6 achei um pouco excessivo, e não acho que vou precisar tanto assim dessa tecnologia.

A questão maior é a configuração, num outro tópico o @Felipe_Silva mencionou que o ideal seria colocar o modem em modo bridge e deixar q o roteador mesh controle a distribuição de velocidade.

Como eu entendo um total de 0 coisas sobre rede, queria confirmar se pra minha rede existente no diagrama abaixo eu simplesmente substituo os roteadores ou se vai ser necessário (ou melhor por algum motivo) fazer a ligação como o Felipe falou, inclusive se puder tirar vc mesmo essa dúvida eu agradeço Felipe, não consigo perguntar no outro tópico.

image

Tenho um Cosmo da Multilaser e não recomendo, as vezes a conexão do celular cai e no computador continua funcionando, as vezes cai no computador mas no celular continua.
Mesmo só com 3 dispositivos simultâneos conectados ele dá problema.
Com o roteador que a operadora forneceu eu nunca tive esse tipo de problema.

1 curtida

Quantos aparelhos serão conectados via cabo?

Coloca o DECO pra gerenciar a Wi-fi.

Desabilite o wi-fi do modem da TIM.

O Deco M4 (salvo engano), tem uma porta ethernet de entrada e outra de saída.

Então não perde uma porta, do roteador.

Resumindo:

O router da TIM controla a rede cabeada (com o wi-fi desativado nesse modem) e o DECO (com uma ou mais unidades - MESH) gerencia o wi-fi.

Fiz isso com a minha operadora.

Acabaram todos os meus problemas.

E não tenho problema com o suporte deles, pois o modem e configurações estão sendo geridos pelo provedor.

Fica a sugestão.

No switch?

No mínimo 3 além do roteador. Isso se eu não decidir colocar a tv no cabo tbm kkkkk

Valeu. É mais ou menos o q faço atualmente, os meu roteadores que controlam a wifi e o modem da tim está com a wifi dele desligada via software, não coloquei em modo bridge nem nada.

E não perde o suporte da TIM.

Independente de colocar o modem em bridge (é o melhor, mas nem sempre fácil ou possível) eu montaria a rede assim.

image

O switch ali vai da questão de quantas equipamentos ligados no cabo e quantas portas teu roteador mesh possui.

Algumas variações possíveis é liga o console no mesh secundário para evita de coloca um switch, já que os roteadores costuma ter pelo menos 2 portas de rede.

Não sei se na tua rede atual o switch está perto do modem ou em outro cômodo, tem bastante variáveis a se analisar, mas de forma geral, eu usaria só 1 saída de rede do modem da Tim e ligaria no mesh e a partir do mesh ligaria todo o resto, assim não arriscando de a rede fica dividida em 2, e se um dia trocar de operadora não fica refém das portas de rede do equipamento dela, só vai usar 1 delas mesmo.

Segundo um post no forum da TP-Link, a velocidade que o mesh secundário consegue entregar fazendo isso é menor do que se conectar no mesh primário.

Então tem que dar uma olhada na necessidade de banda de cada dispositivo.

1 curtida

O switch está no andar debaixo.

Pelo que vi o deco só tem 2 portas, então seria uma de entrada e uma de saída. Então teria q manter o switch do mesmo jeito.

Não da, tem 3 consoles ligados via cabo XD
Diagramei só um pra facilitar minha vida desenhando

Valeu. Vou seguir essa ligação quando trocar os roteadores.

No caso eu pensei na ligação por cabo, ou seja, do deco principal vem 1 cabo, entra no deco secundário e dele sai 1 cabo para ligar um dispositivo próximo, ou seja, ele atuaria como um switch. Nesse problema que tu citou ele está recebendo a internet por wifi e não por cabo.

Entendo, tb via cabo é bem melhor mesmo, nem se compara

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.