Como saber se tenho que devolver o Auxílio Emergencial?

Originally published at: Como saber se tenho que devolver o Auxílio Emergencial? – Finanças – Tecnoblog

Recebeu o benefício por engano? Veja se precisa e como devolver o Auxílio Emergencial caso não se enquadre no programa

2 curtidas

Moralmente, quem recebeu automaticamente sem ter pedido e nem se enquadrar nos requesitos deveria devolver, mas e legalmente?
Se uma pessoa recebeu automaticamente sem ter pedido e nem se enquadrar nos requesitos mas não devolver pode ser punida?

Uai? É automático? Não tinha de pedir esse auxilio?

Adicionei essas informações:

Se a pessoa solicitou o benefício sem se enquadrar nos requisitos do programa ou inserindo informações falsas no cadastro, como a renda, por exemplo, pode ser condenada por crime de estelionato, podendo ter pena e um a cinco anos de prisão.

Caso ela receba indevidamente e não devolva o valor aos cofres públicos, poderá ser processada pelo crime de apropriação indébita — apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza —, que tem pena de um mês a um ano de prisão.

Automático para alguns casos. Conforme explica no texto:

@lucaslima
Ou seja, se uma pessoa não se enquadra nos requesitos mas mesmo assim recebe sem pedir, pode ser punida.
Infração por inação.

Se ela tiver ciência que recebeu e não devolver, sim, pode ser punida.

Quem recebeu indevidamente terá que pagar um boleto, o boleto tem valor único ou o pagamento da devolução pode ser dividido?

Tem prazo de validade?

Acho que faltou essas informações.

Se a pessoa é servidora pública, mãe solteira, o salário que recebe é menor que um salario minimo, solicitou o auxilio porque estava precisando de ajuda, eles liberaram o auxilio pra pessoa, ela usou o dinheiro pra pagar suas contas… E agora de onde essa mãe vai tirar 2.400 reais pra devolver assim?
Acredito que cada caso é um caso… Nem todo servidor publico é cheio da grana.

Se é servidora pública então tem emprego formal. Se tem emprego formal, não tem direito ao auxílio e nem deveria ter pedido.
Se recebeu porque está no CadÚnico com cadastro desatualizado, teria que devolver, mesmo que o erro tenha partido do governo.

E pra mim isso parecee uma inversão de ônus, cabendo recurso. Mas tem que ver como funciona o CadÚnico, quais são as exigências e responsabilidades de cada parte envolvida no sistema (usuários e administradores) pra poder determinar com mais certeza sobre quem cai a responsabilidade.

Olá
Eu e minha irmã recebemos auxílio emergencial, mas não trabalhamos de carteira assinada nem nada, porém nosso pai nos declara no seu imposto de renda.
Ele vai ter que devolver o auxílio por nós?

Vocês se enquadram nos requisitos?
O principal no seu caso deve ser o de renda máxima:

Renda familiar mensal é a renda de todas as pessoas que moram no mesmo endereço que você.
Se você mora com seus pais e seus pais ganham mais do que R$3135, ninguém da sua casa tem direito de receber.

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Dúvida: tenho que devolver o Auxílio Emergencial nesses casos?

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Dúvida: tenho que devolver o Auxílio Emergencial nesses casos?

Sou cadastrada no cadunico, recebi 2 parcelas indevidamente, quero devolver, mas parcelado, como posso proceder? Não encontrei essa informação em lugar nenhum.

Acho que não é possível devolver parcelado. Você devolve o valor da parcela, sendo que deve emitir duas guias para pagar as duas parcelas recebidas

6 postagens foram mescladas em um tópico existente: Dúvida: tenho que devolver o Auxílio Emergencial nesses casos?

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Dúvida: tenho que devolver o Auxílio Emergencial nesses casos?

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Dúvida: tenho que devolver o Auxílio Emergencial nesses casos?

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Como faço para contestar a devolução do Auxílio Emergencial?