Bateria menor (com menos mAh) pode durar mais?

Galera que entende de baterias, queria saber se existe esse lance de uma bateria ter uma numeração (mAh) menor, porém reter mais carga. Lembro te ter ouvido sobre isso na época do lançamento das smart battery cases para o iPhone, não lembro se foi o XS ou o 11.

Ela tinha uma numeração inferior, porém voltagem maior.

https://macmagazine.uol.com.br/post/2019/01/16/novas-smart-battery-cases-tem-baterias-bem-menores-que-as-de-modelos-anteriores/amp/

Então, pelas minhas pesquisas, mAh se refere a carga por hora (quanto essa célula fornece em uma hora) Mas o que faz essa célula render mais é quanto o aparelho precisa para executar as tarefas.

E nisso da até para citar o exemplo do iPhone 8 vs o SE 2020. Mesmos componentes, mesmo corpo e mesma bateria. Porém o gerenciamento energético proveniente do A13 Bionic, requer menos emergia para executar as mesmas tarefas.

Nem sempre uma célula com mais mAh signifique fornecer mais energia, pelo mesmo período.

Porém não concordo em reduzir o componente físico, como a Apple já fez inúmeras vezes. É perfeitamente possível usar componentes maiores e com mais eficiência.

1 curtida

Esse é o caminho mesmo! Os números nas especificações de bateria são relativos a capacidade de energia física da bateria, mas diferentes aparelhos usarão diferentes quantidades dessa energia.

Pensa numa pilha AA comum. No seu controle remoto, que usa pouca energia, ela vai durar um tempão, quem sabe anos. Já num flash de câmera profissional ela deve ser trocada a cada seção fotográfica, as vezes usando até mais que uma por seção porque para disparar o flash o consumo energético é muito maior.

Com isso, transpondo para o mundo dos celulares, cada aparelho tem uma necessidade energética diferente, uma tela maior vai usar muito mais bateria, um processador mais novo, tende a ser mais eficiente e pedir menos energia para realizar as mesmas tarefas e assim vai.

Na prática pode sim uma bateria melhor ter performance de uma bateria maior, mas como eu considero esse um dos pontos mais críticos hoje no uso de celulares, eu sempre tendo a dar preferência para celulas com capacidade de bateria maior assim como você comentou, porque enquanto uma bateria menor pode ter performance similar com um hardware otimizado, usar uma bateria maior nesse hardware vai te dar mais tempo ainda de bateria do que aumentar a capacidade de bateria em um hardware mais “gastão”.

Conhecendo a história da Apple, eles provavelmente optaram por diminuir a bateria por causa da forma, e não da função.
Minha suposição é a de que eles querem uma bateria menor pro dispositivo ficar fisicamente menor. E pra conseguir justificar colocar uma bateria menor, eles focaram na otimização do conjunto pra conseguir extrair a mesma autonomia em relação à uma bateria maior.
Por exemplo, como colocar uma bateria menor em uma tela de 90Hz ou 120Hz e ainda assim manter a autonomia? Otimizando a tela para que a taxa de atualização dela fique na taxa mais baixa possível na maior parte do tempo, coisa que o iWatch faz.

O Dave Lee fala sobre isso nesse vídeo lá pelos 4:50:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.